TRILHA DE SONS DO LICEU: O ESTUDO DA PAISAGEM SONORA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA PÚBLICA
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.37334/eras.v12i3.250 |
Resumo: | O presente artigo científico trata acerca de uma pesquisa que teve por objetivo averiguar se um estudo da paisagem sonora de uma instituição pública colabora para a percepção da influência das características do ambiente acústico sobre o nível de atenção dos alunos durante as aulas, enfocando a trajetória da educação musical no Brasil, os conhecimentos sobre paisagem sonora, ecologia acústica e as perspectivas pedagógicas em educação sonora. Por meio do estudo realizado no Centro de Ensino Liceu Maranhense (C.E.L.M.), alicerçado no uso da metodologia qualitativa, procedeu-se essa investigação a qual constatou que a paisagem sonora da escola é composta por variados e intensos ruídos os quais foram percebidos e registrados pelos alunos; revelou que os níveis de pressão sonora aferidos em sala de aula se encontram acima do recomendado em documentos oficiais; apurou que a maioria dos profissionais classificou o ambiente acústico escolar como sonoramente poluído. Conclui-se que as condições do ambiente acústico escolar comprometem a atenção, a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem dos educandos. Espera-se que a realidade apresentada possa ser transformada, sobretudo se as iniciativas de educação musical e sonora, desenvolvidas ao longo da investigação, tornarem-se cotidianas e contribuírem para a formação de educandos potenciais ouvintes, capazes de colaborar para a reconstrução de paisagens sonoras mais saudáveis. |
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TRILHA DE SONS DO LICEU: O ESTUDO DA PAISAGEM SONORA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MUSICAL NA ESCOLA PÚBLICALICEU'S SOUND TRAIL: the study of the soundscape and the challenges of music education in public schoolEducationMusicSoundscapeEducaçãoMúsicaPaisagem SonoraEcologia SonoraO presente artigo científico trata acerca de uma pesquisa que teve por objetivo averiguar se um estudo da paisagem sonora de uma instituição pública colabora para a percepção da influência das características do ambiente acústico sobre o nível de atenção dos alunos durante as aulas, enfocando a trajetória da educação musical no Brasil, os conhecimentos sobre paisagem sonora, ecologia acústica e as perspectivas pedagógicas em educação sonora. Por meio do estudo realizado no Centro de Ensino Liceu Maranhense (C.E.L.M.), alicerçado no uso da metodologia qualitativa, procedeu-se essa investigação a qual constatou que a paisagem sonora da escola é composta por variados e intensos ruídos os quais foram percebidos e registrados pelos alunos; revelou que os níveis de pressão sonora aferidos em sala de aula se encontram acima do recomendado em documentos oficiais; apurou que a maioria dos profissionais classificou o ambiente acústico escolar como sonoramente poluído. Conclui-se que as condições do ambiente acústico escolar comprometem a atenção, a comunicação e, consequentemente, a aprendizagem dos educandos. Espera-se que a realidade apresentada possa ser transformada, sobretudo se as iniciativas de educação musical e sonora, desenvolvidas ao longo da investigação, tornarem-se cotidianas e contribuírem para a formação de educandos potenciais ouvintes, capazes de colaborar para a reconstrução de paisagens sonoras mais saudáveis.AbstractThis scientific article deals with a research that aimed to determine whether a study of the soundscape of a public institution contributes to the perception of the influence of the characteristics of the acoustic environment on the level of attention of students during classes, focusing on the trajectory of the music education in Brazil, knowledge about soundscape, acoustic ecology and pedagogical perspectives in sound education. Through the study carried out at the Centro de Ensino Liceu Maranhense (CELM), based on the use of qualitative methodology, this investigation was carried out, which found that the school's soundscape is composed of varied and intense noises which were perceived and recorded by the students. students; revealed that the sound pressure levels measured in the classroom are above the recommended in official documents; found that most professionals classified the school acoustic environment as soundly polluted. It is concluded that the conditions of the school acoustic environment compromise attention, communication and, consequently, the students' learning. It is hoped that the reality presented can be transformed, especially if the musical and sound education initiatives, developed throughout the investigation, become every day and contribute to the formation of potential listeners, capable of collaborating for the reconstruction of soundscapes. more healthy.MUNDIS2021-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.37334/eras.v12i3.250https://doi.org/10.37334/eras.v12i3.250ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 12 N.º 3 (2021): 46.ª Edição | ERAS; 63-811647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/250https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/250/206Direitos de Autor (c) 2021 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marco Aurélio Aparecido daFerreira, Elma Vilma Silva2022-12-30T12:45:28Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/250Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:08.672688Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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