A Arte literária e o discurso histórico: parcerias e contribuições para historiografia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11123 |
Resumo: | O presente trabalho traça uma abordagem sobre a contribuição significativa da obra literária indianista de Antônio Torres em Meu Querido Canibal que narra a trajetória das comunidades indígenas Tupinambá e Tupiniquim e a sua relação com portugueses e franceses no período da colonização brasileira. Através da ficção literária coloca-se em evidência A Confederação dos Tamoios, fato histórico que uniu índios na maior organização de resistência aos colonizadores portugueses, apresentando-nos personagens indígenas que protagonizaram a nossa história colonial, e que assumem uma postura de herói numa versão avessa ao romantismo indianista, trazendo contribuições significativas para a história social referente à etnicidade, como também fontes inseridas na micro-história detectadas no período colonial - o processo de conquista entre colonizadores e nativos através da exploração, escravização etnocentrada e excludente; a importante contribuição da mão-deobra escrava de índios para dinâmica interna do Brasil indígena na formação da colônia; a resistência pela preservação cultural da comunidade indígena Tupinambá. Para tanto nos embasamos em teóricos como Hayden White (1994), Bernucci (2000), Pesavento (2000), Bernd (1992), Thompson (1998), que reconhecem a importância da ficção literária como objeto de reconhecimento para analisar o discurso histórico e reler fatos da micro-história. |
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A Arte literária e o discurso histórico: parcerias e contribuições para historiografiaArte literáriaDiscurso históricoAfirmação identitária.Povos indígenasO presente trabalho traça uma abordagem sobre a contribuição significativa da obra literária indianista de Antônio Torres em Meu Querido Canibal que narra a trajetória das comunidades indígenas Tupinambá e Tupiniquim e a sua relação com portugueses e franceses no período da colonização brasileira. Através da ficção literária coloca-se em evidência A Confederação dos Tamoios, fato histórico que uniu índios na maior organização de resistência aos colonizadores portugueses, apresentando-nos personagens indígenas que protagonizaram a nossa história colonial, e que assumem uma postura de herói numa versão avessa ao romantismo indianista, trazendo contribuições significativas para a história social referente à etnicidade, como também fontes inseridas na micro-história detectadas no período colonial - o processo de conquista entre colonizadores e nativos através da exploração, escravização etnocentrada e excludente; a importante contribuição da mão-deobra escrava de índios para dinâmica interna do Brasil indígena na formação da colônia; a resistência pela preservação cultural da comunidade indígena Tupinambá. Para tanto nos embasamos em teóricos como Hayden White (1994), Bernucci (2000), Pesavento (2000), Bernd (1992), Thompson (1998), que reconhecem a importância da ficção literária como objeto de reconhecimento para analisar o discurso histórico e reler fatos da micro-história.Le présent document décrit une approche à la contribution significative de l’oeuvre littéraire de Antonio Torres Meu Querido Canibal, qui raconte l'histoire des communautés autochtones Tupinambá et Tupiniquims et leur relation avec les portugais et ls français dans la période de la colonisation brésilienne. Grâce à la fiction littéraire se met en évidence La Confédération des Tamoios, fait historique qui unissait les Indiens dans la plus grande organisation de la résistance aux colonisateurs portugais, nous présentant des personnages autochtones qui ont organisé notre histoire coloniale, et qui assument une posture de héros dans la version contraire au romantisme indianiste, et en apportant d'importantes contributions à l'histoire sociale liée à l'origine ethnique, ainsi que des sources insérées dans la micro-histoire détectées pendant la période coloniale - le processus de conquête entre les colons et les indigènes par le biais de l'exploitation, de l'esclavage ethno-centré et de l'exclusion; la contribution importante du travail des esclaves et le travail des Indiens à la dynamique interne du Brésil indigène dans la formation de la colonie; résistance pour la préservation culturelle de la communauté indigène Tupinambá. Nous nous centrons sur les études de Hayden White (1994) Bernucci (2000), Pesavento (2000), Bernd (1992), Thompson (1998), qui reconnaissent l'importance de la fiction littéraire comme objet de reconnaissance pour analyser le discours historique et relire les faits de la micro-histoire.Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Edição própriaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Rejane Cristine Santana2018-03-14T12:02:55Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11123por1645-193710.34630/polissema.v0i15.2988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:30.552315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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