Transformação do vazio comercial em oportunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Cristiana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/9196
Resumo: Os centros comerciais representam, globalmente, uma das evoluções mais marcantes da história do comércio. Cresceram e multiplicaram-se a um ritmo alucinante, a par de consumidores cada vez mais exigentes e informados. Estendendo-se em diversificados formatos e localizações. Fruto da concorrência e da atual crise económica, assiste-se agora a um progressivo esvaziamento comercial, que tende a agravar-se necessitando para tal de alternativas. Em Portugal, apesar de superficial, relativamente a outros países europeus, por ainda serem considerados pontos de interesse, enfrentam esta realidade sobretudo os Centros Comerciais de maior antiguidade e de menores dimensões, sobre os quais se deixou de investir e inovar. Porém, mesmo os maiores e mais modernos, começam a sentir dificuldades em manter todas lojas do empreendimento em funcionamento. Uma das soluções encontradas para manter ativos estes espaços, tem sido a introdução de formas de comércio temporário, tipo as Pop Up Stores, que procuram atrair o consumidor através de novas e diferenciadas experiências e o cativam pelo sentido de novidade e oportunidade. Posto isto, o presente projeto, depois de um estudo inicial sobre o conjunto de soluções que têm sido utilizadas, procura desenvolver sistemas para diferentes formas de comércio alternativo capazes de revitalizar os vazios comerciais. Com base nas Pop Up Stores, procurou-se uma forma tanto eficaz, quanto sustentável e flexível, de tornar possível, e a custos controlados, a transformação dos vazios comerciais em espaços atrativos e funcionais. Tendo daí resultado a criação de dispositivos facilmente transportáveis e adaptáveis a diferentes dimensões, tipologias e layouts de lojas.
id RCAP_c164d44aa695b74013e374e4d6502c63
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/9196
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Transformação do vazio comercial em oportunidadeDesenvolvimento de um produto funcionalAdaptabilidadeFlexibilidadeSustentabilidadeVazio ComercialPop UpOs centros comerciais representam, globalmente, uma das evoluções mais marcantes da história do comércio. Cresceram e multiplicaram-se a um ritmo alucinante, a par de consumidores cada vez mais exigentes e informados. Estendendo-se em diversificados formatos e localizações. Fruto da concorrência e da atual crise económica, assiste-se agora a um progressivo esvaziamento comercial, que tende a agravar-se necessitando para tal de alternativas. Em Portugal, apesar de superficial, relativamente a outros países europeus, por ainda serem considerados pontos de interesse, enfrentam esta realidade sobretudo os Centros Comerciais de maior antiguidade e de menores dimensões, sobre os quais se deixou de investir e inovar. Porém, mesmo os maiores e mais modernos, começam a sentir dificuldades em manter todas lojas do empreendimento em funcionamento. Uma das soluções encontradas para manter ativos estes espaços, tem sido a introdução de formas de comércio temporário, tipo as Pop Up Stores, que procuram atrair o consumidor através de novas e diferenciadas experiências e o cativam pelo sentido de novidade e oportunidade. Posto isto, o presente projeto, depois de um estudo inicial sobre o conjunto de soluções que têm sido utilizadas, procura desenvolver sistemas para diferentes formas de comércio alternativo capazes de revitalizar os vazios comerciais. Com base nas Pop Up Stores, procurou-se uma forma tanto eficaz, quanto sustentável e flexível, de tornar possível, e a custos controlados, a transformação dos vazios comerciais em espaços atrativos e funcionais. Tendo daí resultado a criação de dispositivos facilmente transportáveis e adaptáveis a diferentes dimensões, tipologias e layouts de lojas.Cruz, JoãoRepositório ComumMagalhães, Cristiana2015-07-03T15:18:41Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/9196201000822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:22Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/9196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:22:57.379673Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Transformação do vazio comercial em oportunidade
Desenvolvimento de um produto funcional
title Transformação do vazio comercial em oportunidade
spellingShingle Transformação do vazio comercial em oportunidade
Magalhães, Cristiana
Adaptabilidade
Flexibilidade
Sustentabilidade
Vazio Comercial
Pop Up
title_short Transformação do vazio comercial em oportunidade
title_full Transformação do vazio comercial em oportunidade
title_fullStr Transformação do vazio comercial em oportunidade
title_full_unstemmed Transformação do vazio comercial em oportunidade
title_sort Transformação do vazio comercial em oportunidade
author Magalhães, Cristiana
author_facet Magalhães, Cristiana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, João
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Cristiana
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptabilidade
Flexibilidade
Sustentabilidade
Vazio Comercial
Pop Up
topic Adaptabilidade
Flexibilidade
Sustentabilidade
Vazio Comercial
Pop Up
description Os centros comerciais representam, globalmente, uma das evoluções mais marcantes da história do comércio. Cresceram e multiplicaram-se a um ritmo alucinante, a par de consumidores cada vez mais exigentes e informados. Estendendo-se em diversificados formatos e localizações. Fruto da concorrência e da atual crise económica, assiste-se agora a um progressivo esvaziamento comercial, que tende a agravar-se necessitando para tal de alternativas. Em Portugal, apesar de superficial, relativamente a outros países europeus, por ainda serem considerados pontos de interesse, enfrentam esta realidade sobretudo os Centros Comerciais de maior antiguidade e de menores dimensões, sobre os quais se deixou de investir e inovar. Porém, mesmo os maiores e mais modernos, começam a sentir dificuldades em manter todas lojas do empreendimento em funcionamento. Uma das soluções encontradas para manter ativos estes espaços, tem sido a introdução de formas de comércio temporário, tipo as Pop Up Stores, que procuram atrair o consumidor através de novas e diferenciadas experiências e o cativam pelo sentido de novidade e oportunidade. Posto isto, o presente projeto, depois de um estudo inicial sobre o conjunto de soluções que têm sido utilizadas, procura desenvolver sistemas para diferentes formas de comércio alternativo capazes de revitalizar os vazios comerciais. Com base nas Pop Up Stores, procurou-se uma forma tanto eficaz, quanto sustentável e flexível, de tornar possível, e a custos controlados, a transformação dos vazios comerciais em espaços atrativos e funcionais. Tendo daí resultado a criação de dispositivos facilmente transportáveis e adaptáveis a diferentes dimensões, tipologias e layouts de lojas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-03T15:18:41Z
2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/9196
201000822
url http://hdl.handle.net/10400.26/9196
identifier_str_mv 201000822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554065853251584