Análise aerodinâmica de asas usando o método VLM acoplado ao XFOIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3634 |
Resumo: | O objectivo do presente trabalho é desenvolver uma ferramenta numérica para a análise aerodinâmica de asas subsónicas usando o método de análise VLM (Vortex Lattice Method). A solução aerodinâmica é obtida em duas partes: o método VLM fornece a sustentação e a resistência aerodinâmica induzida e as suas distribuições sobre a superfície média da asa; para se obter a resistência aerodinâmica parasita o código XFOIL, que usa um método dos painéis acoplado a uma formulação de camada limite, é usado em cada um dos perfis aerodinâmicos definidos ao longo da envergadura da asa. Os resultados obtidos da solução aerodinâmica irão ser analisados e comparados com o método da linha sustentadora. |
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Análise aerodinâmica de asas usando o método VLM acoplado ao XFOILAerodinâmicaAeronaúticaAeronaves - AsasO objectivo do presente trabalho é desenvolver uma ferramenta numérica para a análise aerodinâmica de asas subsónicas usando o método de análise VLM (Vortex Lattice Method). A solução aerodinâmica é obtida em duas partes: o método VLM fornece a sustentação e a resistência aerodinâmica induzida e as suas distribuições sobre a superfície média da asa; para se obter a resistência aerodinâmica parasita o código XFOIL, que usa um método dos painéis acoplado a uma formulação de camada limite, é usado em cada um dos perfis aerodinâmicos definidos ao longo da envergadura da asa. Os resultados obtidos da solução aerodinâmica irão ser analisados e comparados com o método da linha sustentadora.The aim of this work is to develop a numerical tool for the aerodynamic analysis of subsonic wings using the Vortex Lattice Method (VLM). The aerodynamic solution is obtained in two parts: the VLM provides the lift and the induced drag and its distribution over the wing mid surface; in order to get the parasite drag, the XFOIL code that uses a panel method coupled to a boundary layer formulation is used at each aerodynamic airfoil defined across the wing span. The results obtained by the aerodynamic solution will be analyzed and compared with the Lifting Line method.Gamboa, Pedro VieirauBibliorumRibeiro, Álvaro Gil Sampaio2015-06-26T09:43:23Z20092009-082009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3634porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:40:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:45:00.351617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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