Escola no Século XXI
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.18225 |
Resumo: | Este artigo apresenta um estudo de caso de uma escola pública de periferia urbana, em área socialmente vulnerável. Similar sob alguns aspetos a uma prisão, o estabelecimento era defensivo em face dos alunos e da comunidade. O absenteísmo docente fazia que, durante certos tempos, as turmas ficassem sós, sem atividades e proibidas de usar telemóveis. A indisciplina e a violência da/na/contra a escola se manifestavam amiúde, a gerar o mal-estar de professores e alunos. Em contraste, docentes com liderança carismática faziam diferente e estabeleciam relações afetivas com os estudantes, nos limites do seu papel. Apesar do sofrimento psíquico e físico, a maioria dos educadores continuava as suas rotinas. A escola mostra que, já no século XXI, a não mudança de valores passadistas, limitadoras do diálogo, impedia a adoção de soluções simples, porém que contribuiriam para solucionar grande parte dos processos violentos. |
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Escola no Século XXIEscuela del Siglo XXIEscola no Século XXIArticlesEste artigo apresenta um estudo de caso de uma escola pública de periferia urbana, em área socialmente vulnerável. Similar sob alguns aspetos a uma prisão, o estabelecimento era defensivo em face dos alunos e da comunidade. O absenteísmo docente fazia que, durante certos tempos, as turmas ficassem sós, sem atividades e proibidas de usar telemóveis. A indisciplina e a violência da/na/contra a escola se manifestavam amiúde, a gerar o mal-estar de professores e alunos. Em contraste, docentes com liderança carismática faziam diferente e estabeleciam relações afetivas com os estudantes, nos limites do seu papel. Apesar do sofrimento psíquico e físico, a maioria dos educadores continuava as suas rotinas. A escola mostra que, já no século XXI, a não mudança de valores passadistas, limitadoras do diálogo, impedia a adoção de soluções simples, porém que contribuiriam para solucionar grande parte dos processos violentos.This article presents the case-study of a public school, located in a socially vulnerable area of the urban periphery. Partly like a prison, this school was defensive in relation to its students and community. Teacher absenteeism led classes to be scarcely supervised, without activities, as well as prohibited to use cell phones. Indiscipline and violence of/in/against school were very frequent, generating teachers’ mental and physical illnesses. However, some charismatic teachers acted differently from the philosophical and the methodological perspectives. They established affective relations with their students, as professionals. Despite illnesses, other teachers used to keep their routines. This case study shows that archaic values, not directed to dialogue, prevented the adoption of simple solutions that would solve most of the violent processes at school.Este artículo presenta el estudio de caso de una escuela pública, ubicada en un área socialmente vulnerable de la periferia urbana. En parte como una prisión, esta escuela era defensiva en relación con sus estudiantes y la comunidad. El ausentismo de los maestros llevaba a que las clases fuesen apenas supervisadas, sin actividades, así como prohibido usar teléfonos celulares. La indisciplina y la violencia de / en / contra la escuela eran muy frecuentes, generando malestar en profesores y alumnado. Sin embargo, algunos maestros carismáticos actuaban de manera diferente y establecían relaciones afectivas con sus estudiantes, como profesionales. A pesar de las enfermedades mentales y físicas, la mayoría de los maestros solía mantener sus rutinas. Este estudio de caso muestra que los valores arcaicos, no dirigidos al diálogo, impidieron la adopción de soluciones simples que podrían resolver la mayoría de los procesos violentos en la escuelaInstituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2019-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.18225por2182-96402182-8474Lira, Adrianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18225Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:54.724494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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