Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria da Luz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cerqueira, Carla Preciosa Braga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/53999
Resumo: Este número da revista Comunicação e Sociedade partiu do desejo das suas editoras de cruzar saberes e trocar olhares, convocando um encontro na fronteira entre as áreas dos estudos da fotografia e dos estudos de género. De outro modo, a nossa vontade de pensar a fotografia e o género prolongava uma necessidade de, a partir do domínio das ciências da comunicação, pensar politicamente o olhar. Neste âmbito, o nosso intento era considerar a malha de assimetrias – de género, mas também de etnia, de idade, de geografia, de cultura e de sociedade, entre outras – assim como o complexo feixe de maneiras de fazer e de desfazer o género que permeiam a circulação quotidiana de imagens, e enfim, que atravessam os discursos mediáticos e as figurações artísticas da nossa cultura visual contemporânea (Correia & Cerqueira, 2017). Esta necessidade, já trabalhada pela perspetiva crítica do filósofo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, teria sido reforçada, a partir da segunda metade do século XX, por diferentes tradições disciplinares, que passam pelo estruturalismo (Foucault, 1975), pelos estudos culturais, pela psicanálise, pelos visual culture studies (Berger, 1972; Mitchell, 2002; Mulvey, 1989; Shohat & Stam, 2006), pelo pensamento contemporâneo francês de filósofos como Georges Didi-Huberman (2017) e Jacques Rancière (2008), e claro, pelos estudos feministas, nomeadamente pós-estruturalistas e queer (De Lauretis, 1987, 1991; Butler, 1990) e pós-coloniais (hooks, 1984; Spivak, 1985).
id RCAP_c18fd13067dcc45b301ed1582724f280
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desarrumando o nosso álbum: fotografia e géneroDisarranging our album: photography and genderFotografiaGéneroComunicaçãoPhotographyGenderCommunicationCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste número da revista Comunicação e Sociedade partiu do desejo das suas editoras de cruzar saberes e trocar olhares, convocando um encontro na fronteira entre as áreas dos estudos da fotografia e dos estudos de género. De outro modo, a nossa vontade de pensar a fotografia e o género prolongava uma necessidade de, a partir do domínio das ciências da comunicação, pensar politicamente o olhar. Neste âmbito, o nosso intento era considerar a malha de assimetrias – de género, mas também de etnia, de idade, de geografia, de cultura e de sociedade, entre outras – assim como o complexo feixe de maneiras de fazer e de desfazer o género que permeiam a circulação quotidiana de imagens, e enfim, que atravessam os discursos mediáticos e as figurações artísticas da nossa cultura visual contemporânea (Correia & Cerqueira, 2017). Esta necessidade, já trabalhada pela perspetiva crítica do filósofo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, teria sido reforçada, a partir da segunda metade do século XX, por diferentes tradições disciplinares, que passam pelo estruturalismo (Foucault, 1975), pelos estudos culturais, pela psicanálise, pelos visual culture studies (Berger, 1972; Mitchell, 2002; Mulvey, 1989; Shohat & Stam, 2006), pelo pensamento contemporâneo francês de filósofos como Georges Didi-Huberman (2017) e Jacques Rancière (2008), e claro, pelos estudos feministas, nomeadamente pós-estruturalistas e queer (De Lauretis, 1987, 1991; Butler, 1990) e pós-coloniais (hooks, 1984; Spivak, 1985).This special issue of the journal Comunicação e Sociedade departed from our desire of intersecting knowledges and exchanging looks, proposing a meeting on the border-crossing between photography studies and gender studies. In other words, our willingness to consider photography and gender extended a need to think the gaze politically, from the field of communication sciences. In this context, our intent was to consider the network of asymmetries – gender, but also ethnicity, age, geography, culture and society, among others – as well as the complex bundle of ways of doing and undoing gender, which permeate the everyday circulation of images, and finally, that cross the media discourses and the artistic figurations of our contemporary visual culture (Correia & Cerqueira, 2017). This need, already at work in the critical perspective of the Frankfurt School philosopher Walter Benjamin, would have been reinforced, since the second half of the 20th century, by different disciplinary traditions, such as structuralism (Foucault, 1975) cultural studies, psychoanalysis, visual culture studies (Berger, 1972, Mitchell, 2002, Mulvey, 1989, Shoat & Stam, 2006), the french contemporary thought of philosophers like Georges Didi-Huberman (2017) and Jacques Rancière (2008), and of course, the feminist studies, namely post-structuralist and queer (Butler, 1990; De Lauretis, 1987, 1991) and postcolonial (hooks, 1984; Spivak, 1985).(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoCorreia, Maria da LuzCerqueira, Carla Preciosa Braga2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53999por1645-20892183-357510.17231/comsoc.32(2017).2747http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2747info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
Disarranging our album: photography and gender
title Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
spellingShingle Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
Correia, Maria da Luz
Fotografia
Género
Comunicação
Photography
Gender
Communication
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
title_full Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
title_fullStr Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
title_full_unstemmed Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
title_sort Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
author Correia, Maria da Luz
author_facet Correia, Maria da Luz
Cerqueira, Carla Preciosa Braga
author_role author
author2 Cerqueira, Carla Preciosa Braga
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria da Luz
Cerqueira, Carla Preciosa Braga
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Género
Comunicação
Photography
Gender
Communication
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Fotografia
Género
Comunicação
Photography
Gender
Communication
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Este número da revista Comunicação e Sociedade partiu do desejo das suas editoras de cruzar saberes e trocar olhares, convocando um encontro na fronteira entre as áreas dos estudos da fotografia e dos estudos de género. De outro modo, a nossa vontade de pensar a fotografia e o género prolongava uma necessidade de, a partir do domínio das ciências da comunicação, pensar politicamente o olhar. Neste âmbito, o nosso intento era considerar a malha de assimetrias – de género, mas também de etnia, de idade, de geografia, de cultura e de sociedade, entre outras – assim como o complexo feixe de maneiras de fazer e de desfazer o género que permeiam a circulação quotidiana de imagens, e enfim, que atravessam os discursos mediáticos e as figurações artísticas da nossa cultura visual contemporânea (Correia & Cerqueira, 2017). Esta necessidade, já trabalhada pela perspetiva crítica do filósofo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, teria sido reforçada, a partir da segunda metade do século XX, por diferentes tradições disciplinares, que passam pelo estruturalismo (Foucault, 1975), pelos estudos culturais, pela psicanálise, pelos visual culture studies (Berger, 1972; Mitchell, 2002; Mulvey, 1989; Shohat & Stam, 2006), pelo pensamento contemporâneo francês de filósofos como Georges Didi-Huberman (2017) e Jacques Rancière (2008), e claro, pelos estudos feministas, nomeadamente pós-estruturalistas e queer (De Lauretis, 1987, 1991; Butler, 1990) e pós-coloniais (hooks, 1984; Spivak, 1985).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/53999
url http://hdl.handle.net/1822/53999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2089
2183-3575
10.17231/comsoc.32(2017).2747
http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2747
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303724014698496