Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/53999 |
Resumo: | Este número da revista Comunicação e Sociedade partiu do desejo das suas editoras de cruzar saberes e trocar olhares, convocando um encontro na fronteira entre as áreas dos estudos da fotografia e dos estudos de género. De outro modo, a nossa vontade de pensar a fotografia e o género prolongava uma necessidade de, a partir do domínio das ciências da comunicação, pensar politicamente o olhar. Neste âmbito, o nosso intento era considerar a malha de assimetrias – de género, mas também de etnia, de idade, de geografia, de cultura e de sociedade, entre outras – assim como o complexo feixe de maneiras de fazer e de desfazer o género que permeiam a circulação quotidiana de imagens, e enfim, que atravessam os discursos mediáticos e as figurações artísticas da nossa cultura visual contemporânea (Correia & Cerqueira, 2017). Esta necessidade, já trabalhada pela perspetiva crítica do filósofo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, teria sido reforçada, a partir da segunda metade do século XX, por diferentes tradições disciplinares, que passam pelo estruturalismo (Foucault, 1975), pelos estudos culturais, pela psicanálise, pelos visual culture studies (Berger, 1972; Mitchell, 2002; Mulvey, 1989; Shohat & Stam, 2006), pelo pensamento contemporâneo francês de filósofos como Georges Didi-Huberman (2017) e Jacques Rancière (2008), e claro, pelos estudos feministas, nomeadamente pós-estruturalistas e queer (De Lauretis, 1987, 1991; Butler, 1990) e pós-coloniais (hooks, 1984; Spivak, 1985). |
id |
RCAP_c18fd13067dcc45b301ed1582724f280 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/53999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e géneroDisarranging our album: photography and genderFotografiaGéneroComunicaçãoPhotographyGenderCommunicationCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEste número da revista Comunicação e Sociedade partiu do desejo das suas editoras de cruzar saberes e trocar olhares, convocando um encontro na fronteira entre as áreas dos estudos da fotografia e dos estudos de género. De outro modo, a nossa vontade de pensar a fotografia e o género prolongava uma necessidade de, a partir do domínio das ciências da comunicação, pensar politicamente o olhar. Neste âmbito, o nosso intento era considerar a malha de assimetrias – de género, mas também de etnia, de idade, de geografia, de cultura e de sociedade, entre outras – assim como o complexo feixe de maneiras de fazer e de desfazer o género que permeiam a circulação quotidiana de imagens, e enfim, que atravessam os discursos mediáticos e as figurações artísticas da nossa cultura visual contemporânea (Correia & Cerqueira, 2017). Esta necessidade, já trabalhada pela perspetiva crítica do filósofo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, teria sido reforçada, a partir da segunda metade do século XX, por diferentes tradições disciplinares, que passam pelo estruturalismo (Foucault, 1975), pelos estudos culturais, pela psicanálise, pelos visual culture studies (Berger, 1972; Mitchell, 2002; Mulvey, 1989; Shohat & Stam, 2006), pelo pensamento contemporâneo francês de filósofos como Georges Didi-Huberman (2017) e Jacques Rancière (2008), e claro, pelos estudos feministas, nomeadamente pós-estruturalistas e queer (De Lauretis, 1987, 1991; Butler, 1990) e pós-coloniais (hooks, 1984; Spivak, 1985).This special issue of the journal Comunicação e Sociedade departed from our desire of intersecting knowledges and exchanging looks, proposing a meeting on the border-crossing between photography studies and gender studies. In other words, our willingness to consider photography and gender extended a need to think the gaze politically, from the field of communication sciences. In this context, our intent was to consider the network of asymmetries – gender, but also ethnicity, age, geography, culture and society, among others – as well as the complex bundle of ways of doing and undoing gender, which permeate the everyday circulation of images, and finally, that cross the media discourses and the artistic figurations of our contemporary visual culture (Correia & Cerqueira, 2017). This need, already at work in the critical perspective of the Frankfurt School philosopher Walter Benjamin, would have been reinforced, since the second half of the 20th century, by different disciplinary traditions, such as structuralism (Foucault, 1975) cultural studies, psychoanalysis, visual culture studies (Berger, 1972, Mitchell, 2002, Mulvey, 1989, Shoat & Stam, 2006), the french contemporary thought of philosophers like Georges Didi-Huberman (2017) and Jacques Rancière (2008), and of course, the feminist studies, namely post-structuralist and queer (Butler, 1990; De Lauretis, 1987, 1991) and postcolonial (hooks, 1984; Spivak, 1985).(undefined)info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoCorreia, Maria da LuzCerqueira, Carla Preciosa Braga2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/53999por1645-20892183-357510.17231/comsoc.32(2017).2747http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2747info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:17:45ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género Disarranging our album: photography and gender |
title |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género |
spellingShingle |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género Correia, Maria da Luz Fotografia Género Comunicação Photography Gender Communication Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género |
title_full |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género |
title_fullStr |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género |
title_full_unstemmed |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género |
title_sort |
Desarrumando o nosso álbum: fotografia e género |
author |
Correia, Maria da Luz |
author_facet |
Correia, Maria da Luz Cerqueira, Carla Preciosa Braga |
author_role |
author |
author2 |
Cerqueira, Carla Preciosa Braga |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Maria da Luz Cerqueira, Carla Preciosa Braga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Género Comunicação Photography Gender Communication Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Fotografia Género Comunicação Photography Gender Communication Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Este número da revista Comunicação e Sociedade partiu do desejo das suas editoras de cruzar saberes e trocar olhares, convocando um encontro na fronteira entre as áreas dos estudos da fotografia e dos estudos de género. De outro modo, a nossa vontade de pensar a fotografia e o género prolongava uma necessidade de, a partir do domínio das ciências da comunicação, pensar politicamente o olhar. Neste âmbito, o nosso intento era considerar a malha de assimetrias – de género, mas também de etnia, de idade, de geografia, de cultura e de sociedade, entre outras – assim como o complexo feixe de maneiras de fazer e de desfazer o género que permeiam a circulação quotidiana de imagens, e enfim, que atravessam os discursos mediáticos e as figurações artísticas da nossa cultura visual contemporânea (Correia & Cerqueira, 2017). Esta necessidade, já trabalhada pela perspetiva crítica do filósofo da Escola de Frankfurt, Walter Benjamin, teria sido reforçada, a partir da segunda metade do século XX, por diferentes tradições disciplinares, que passam pelo estruturalismo (Foucault, 1975), pelos estudos culturais, pela psicanálise, pelos visual culture studies (Berger, 1972; Mitchell, 2002; Mulvey, 1989; Shohat & Stam, 2006), pelo pensamento contemporâneo francês de filósofos como Georges Didi-Huberman (2017) e Jacques Rancière (2008), e claro, pelos estudos feministas, nomeadamente pós-estruturalistas e queer (De Lauretis, 1987, 1991; Butler, 1990) e pós-coloniais (hooks, 1984; Spivak, 1985). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/53999 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/53999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-2089 2183-3575 10.17231/comsoc.32(2017).2747 http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303724014698496 |