Detecção do movimento de veículos com deslocação simultânea do sujeito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jorge Almeida
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/3148
Resumo: A capacidade de detectar alterações na velocidade de outros veículos é essencial para o evitamento de colisões e a manutenção de distâncias de segurança. O tempo de reacção em situações de conflito potencial é normalmente considerado como fixo e independente das situações específicas. Porém, existe alguma evidência empírica de que o fluxo óptico global, gerado pela deslocação do sujeito, afecta a detecção de objectos em movimento. Nomeadamente os tempos de detecção aumentariam devido ao problemas acrescidos de segmentação do objecto, provocados pela percepção de movimento próprio. Neste texto são apresentados dados preliminares de uma investigação laboratorial sobre o efeito de diferentes velocidades de deslocação do sujeito, na detecção do movimento de um veículo automóvel.
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spelling Detecção do movimento de veículos com deslocação simultânea do sujeitoA capacidade de detectar alterações na velocidade de outros veículos é essencial para o evitamento de colisões e a manutenção de distâncias de segurança. O tempo de reacção em situações de conflito potencial é normalmente considerado como fixo e independente das situações específicas. Porém, existe alguma evidência empírica de que o fluxo óptico global, gerado pela deslocação do sujeito, afecta a detecção de objectos em movimento. Nomeadamente os tempos de detecção aumentariam devido ao problemas acrescidos de segmentação do objecto, provocados pela percepção de movimento próprio. Neste texto são apresentados dados preliminares de uma investigação laboratorial sobre o efeito de diferentes velocidades de deslocação do sujeito, na detecção do movimento de um veículo automóvel.ABSTRACT: Motion detection of other vehicles plays a basic role in collision avoidance and acceptance gap. The driver reaction time is usually defined as constant and independent of self motion parameters. However some authors claim that the detection of object motion is affected by self motion. Specifically there is some evidence that de detection time of object motion is raised due to segmentation problems, related with the global optical flow. In this paper the author presents preliminar data of a simulated experiment on this subject.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPASantos, Jorge Almeida2014-10-23T19:34:33Z1995-01-01T00:00:00Z1995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/3148porAnálise Psicológica, 13, 337-3420870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:39:00Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/3148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:21:03.565895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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