Como informar os seniores sobre serviços públicos e sociais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Mariana Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24822
Resumo: A mudança de paradigma tecnológico, que facilita para tantos a troca de informação de forma rápida, para outros pode ter o efeito oposto e dificultar o acesso até a conteúdos que são considerados essenciais. Os seniores, faixa etária que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, está em crescimento ao longo dos anos, e que possui, na nossa esfera socioeconómica, uma importância crescente são os mais afetados pelas mudanças tecnológicas. Smith (2004) fala-nos de como é evidente que pessoas mais velhas, com menos habilidades tecnológicas, têm mais dificuldade em tirar proveito dos benefícios associados aos avanços tecnológicos – entre eles a forma rápida como podemos ter acesso à informação. A televisão e a evolução deste meio (concretamente a metamorfose existente no conceito de Televisão Interativa), criaram a possibilidade de serem produzidas ferramentas de auxílio com o objetivo de melhorar a vida do idoso, entre alguns exemplos o iNeighbour TV ou o +TV4E. Zainal, Razak e Ahmad (2013) consideram que, atualmente, se pode utilizar os smartphones como uma forma de enfrentar os desafios do envelhecimento populacional. Associado à plataforma +TV4E, plataforma que tem como objetivo informar os seniores sobre serviços públicos e sociais, surgiu a plataforma +TV4Emobile que funciona como uma extensão da anterior, oferecendo a possibilidade aos seniores de terem acesso a conteúdos informativos em qualquer local. De forma a aproveitar todo o potencial destas plataformas interessa compreender como os idosos se sentem em relação a cada uma das tecnologias e em qual se prende a sua preferência. Para conseguir informações em relação a esses tópicos foi dada a oportunidade de cinco seniores experimentarem as plataformas para depois participarem em entrevistas individuais e por fim, com o objetivo de conseguir com que todos discutam as suas opiniões, participarem também num focus group. Os resultados alcançados confirmam a preferência pela presença da plataforma na televisão, não descartando, contudo, a existência desta nos dispositivos móveis.
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