Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Hélio Pacheco
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/18331
Resumo: O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, durante o ano letivo de 2014-2015 sob a orientação da Professora Micaela Patrício. Os relatos, e respetivas reflexões críticas são referentes à observação das aulas lecionadas pela professora Micaela Patrício ao longo do ano letivo, e à prática em onze aulas (90 minutos cada) lecionadas - 5 aulas na turma 5ºF e 6 aulas na turma 6ºD. A organização do documento consiste em quatro Capítulos: no Capítulo 1 é feito o enquadramento do ensino da música em Portugal no contexto vocacional e genérico; no Capítulo 2 é caracterizada a escola onde decorreu a PES; no Capítulo 3 são referidas as aulas observadas, lecionadas, atividades desenvolvidas fora da sala de aula e as reuniões assistidas ao longo do ano letivo; no Capítulo 4 é descrito o projeto de Investigação-ação: “Vozes Tocadas…Bandas Cantadas”. Esta temática justifica-se pela necessidade de proporcionar aos alunos aprendizagens ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras no âmbito da música. Por fim e em jeito de conclusão, apresenta-se uma reflexão englobante da aprendizagem direta e indireta no decurso da PES.
id RCAP_c19fc3fede959cf5b90839a07b7fc08c
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/18331
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadasEducação MusicalInstrumentos musicaisBanda de músicaOrquestra de SoprosExperiências MusicaisMusic educationMusic instrumentsMusic bandWind ensembleMusical experiencesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente documento reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, durante o ano letivo de 2014-2015 sob a orientação da Professora Micaela Patrício. Os relatos, e respetivas reflexões críticas são referentes à observação das aulas lecionadas pela professora Micaela Patrício ao longo do ano letivo, e à prática em onze aulas (90 minutos cada) lecionadas - 5 aulas na turma 5ºF e 6 aulas na turma 6ºD. A organização do documento consiste em quatro Capítulos: no Capítulo 1 é feito o enquadramento do ensino da música em Portugal no contexto vocacional e genérico; no Capítulo 2 é caracterizada a escola onde decorreu a PES; no Capítulo 3 são referidas as aulas observadas, lecionadas, atividades desenvolvidas fora da sala de aula e as reuniões assistidas ao longo do ano letivo; no Capítulo 4 é descrito o projeto de Investigação-ação: “Vozes Tocadas…Bandas Cantadas”. Esta temática justifica-se pela necessidade de proporcionar aos alunos aprendizagens ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras no âmbito da música. Por fim e em jeito de conclusão, apresenta-se uma reflexão englobante da aprendizagem direta e indireta no decurso da PES.This document reflects the work developed under the Supervised Teaching Practice (PES – prática de ensino supervisionada), held in Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, in Lisbon, during the school year 2014-2015 under Professor Micaela Patrício supervision, The reports and respective critical reflections regarding to the observed lessons taught by Professor Micaela Patrício throughout the school year, and also the eleven taught lessons (90 minutes each) - 5 lessons in class 5F and 6 lessons in the class 6D. The document is organized in four chapters: Chapter 1 is the framing of music education in Portugal, in vocational and general context; Chapter 2 is the characterization of the school which hosted the PES; in Chapter 3 are stated the observed lessons, the taught lessons, the developed activities outside the classroom and the meetings assisted throughout the school year; Chapter 4 describes the research-action project: "Played Voices... Chanted Bands". This thematic is justified by the need to provide students an active and varied learning, with meaning, integrated and socializer within the music context. Finally and in conclusion, we present an encompassing reflection of the direct and indirect learning during the PES.Nogueira, JoãoRUNGonçalves, Hélio Pacheco2016-06-27T15:22:36Z2016-02-012016-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavaudio/x-wavapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentationhttp://hdl.handle.net/10362/18331TID:201064847porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:55:00Zoai:run.unl.pt:10362/18331Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:23:50.359067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
title Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
spellingShingle Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
Gonçalves, Hélio Pacheco
Educação Musical
Instrumentos musicais
Banda de música
Orquestra de Sopros
Experiências Musicais
Music education
Music instruments
Music band
Wind ensemble
Musical experiences
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
title_full Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
title_fullStr Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
title_full_unstemmed Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
title_sort Projeto de Investigação-Ação : Vozes tocadas ... bandas cantadas
author Gonçalves, Hélio Pacheco
author_facet Gonçalves, Hélio Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nogueira, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Hélio Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Instrumentos musicais
Banda de música
Orquestra de Sopros
Experiências Musicais
Music education
Music instruments
Music band
Wind ensemble
Musical experiences
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Educação Musical
Instrumentos musicais
Banda de música
Orquestra de Sopros
Experiências Musicais
Music education
Music instruments
Music band
Wind ensemble
Musical experiences
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente documento reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no Agrupamento de Escolas D. Filipa de Lencastre, em Lisboa, durante o ano letivo de 2014-2015 sob a orientação da Professora Micaela Patrício. Os relatos, e respetivas reflexões críticas são referentes à observação das aulas lecionadas pela professora Micaela Patrício ao longo do ano letivo, e à prática em onze aulas (90 minutos cada) lecionadas - 5 aulas na turma 5ºF e 6 aulas na turma 6ºD. A organização do documento consiste em quatro Capítulos: no Capítulo 1 é feito o enquadramento do ensino da música em Portugal no contexto vocacional e genérico; no Capítulo 2 é caracterizada a escola onde decorreu a PES; no Capítulo 3 são referidas as aulas observadas, lecionadas, atividades desenvolvidas fora da sala de aula e as reuniões assistidas ao longo do ano letivo; no Capítulo 4 é descrito o projeto de Investigação-ação: “Vozes Tocadas…Bandas Cantadas”. Esta temática justifica-se pela necessidade de proporcionar aos alunos aprendizagens ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras no âmbito da música. Por fim e em jeito de conclusão, apresenta-se uma reflexão englobante da aprendizagem direta e indireta no decurso da PES.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-27T15:22:36Z
2016-02-01
2016-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/18331
TID:201064847
url http://hdl.handle.net/10362/18331
identifier_str_mv TID:201064847
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
audio/x-wav
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
application/vnd.openxmlformats-officedocument.presentationml.presentation
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137874607603712