Sinergias BIM-Lean na redução dos tempos de interrupção de exploração em obras de manutenção de infraestruturas de elevada utilização – um caso de estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemente, José Manuel Dourado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7980
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau Mestre em Engenharia Civil – Perfil de Construção
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spelling Sinergias BIM-Lean na redução dos tempos de interrupção de exploração em obras de manutenção de infraestruturas de elevada utilização – um caso de estudoBuilding information modelingLean constructionSistemas MEPSinergias BIM-LeanMapeamento de fluxo e valorTrabalho colaborativoDissertação para obtenção do Grau Mestre em Engenharia Civil – Perfil de ConstruçãoA indústria da arquitectura, engenharia e construção (AEC) tem sido vítima, nos últimos anos, do seu deficiente desempenho, apesar de sucessivas tentativas para encontrar novas técnicas que permitam diminuir os custos de projecto, aumentar a produtividade e qualidade, e reduzir o tempo de entrega do projecto. A principal causa para este fraco desempenho é a dificuldade de visualizar o fluxo de produção, e a transmissão deficiente de informação entre todos os envolvidos num projecto de construção. A utilização de modelos 3D é crucial para a implementação dos princípios Lean, já que permite optimizar a visualização do processo e dá suporte quer ao planeamento quer à coordenação das actividades. Além disso, está disponível para todos os intervenientes no processo. Este trabalho apresenta o uso de ferramentas BIM e técnicas Lean para a coordenação de sistemas MEP num projecto de manutenção de uma gare ferroviária. As intervenções ao nível dos sistemas MEP em infraestrutruas de elevada utilização são projectos tecnicamente desafiantes e por vezes extremamente complexos. Muitas vezes exigem ainda o acesso a áreas sensíveis por pessoas estranhas ao serviço, levantando problemas de segurança. O caso de estudo retratado neste trabalho consiste em obras de intervenção numa área comum, numa instalação com um tráfego de utentes de cerca de 25000 por dia útil, sem interrupção do serviço normal. Este estudo inclui a identificação de sinergias BIM-Lean e a sua utilização para definir a base para o desenvolvimento de um processo de coordenação de equipas, combinando ferramentas BIM com técnicas Lean, permitindo garantir a convergência de interesses de todos os envolvidos no projecto, de forma à sua concretização de acordo com a programação desejada. Alguns dos benefícios que as equipas alcançaram através da aplicação de uma gestão integrada BIM-LEAN incluem melhorias significativas no fluxo de trabalho na ordem dos 25% para as duas equipas, e uma redução das actividades sem valor acrescentado de cerca de 30%, e um aumento significativo da qualidade e empenho nos trabalhos pelos trabalhadores. Os resultados demonstram como uma abordagem combinada BIM-LEAN pode melhorar o fluxo de trabalho e reduzir o desperdício neste caso de obras.Faculdade de Ciências e TecnologiaCachadinha, NunoRUNClemente, José Manuel Dourado2012-10-15T14:50:50Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7980porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:20Zoai:run.unl.pt:10362/7980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:51.832653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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