A versão breve da escala de empatia básica numa amostra escolar de jovens portugueses: validade, fiabilidade e invariância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pechorro, Pedro Fernandes Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Jesus, Saul, Kahn, Rachel, Gonçalves, Rui Abrunhosa, Barroso, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/67231
Resumo: A empatia é um constructo multidimensional geralmente definido como a capacidade de entender e partilhar o estado emocional de outra pessoa. O objetivo do presente estudo consistiu em traduzir e validar a Escala de Empatia Básica versão breve adaptada (BES-A) numa amostra escolar (N=543; M=15.65 anos; DP=1.84 anos; amplitude=12–20 anos) de adolescentes portugueses do sexo masculino e feminino. A escala demonstrou adequadas propriedades psicométricas, nomeadamente em termos da sua estrutura bifatorial, consistência interna, validade discriminante com medidas de traços psicopáticos e de agressividade, além de associações com uma medida de ansiedade social. As associações com uma medida de ansiedade social revelaram correlações positivas significativas com a dimensão afetiva da empatia. As propriedades psicométricas encontradas justificam a utilização da BES-A com adolescentes portugueses.
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