Desenvolvimento de um sistema de transporte com correias para a indústria de pavimentação com cortiça

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ricardo Miguel Rodrigues da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16979
Resumo: Os sistemas de transporte com correias são frequentemente utilizados em várias indústrias como parte essencial nas suas operações. O seu funcionamento simplificado, aliado à sua eficiência, entre outras vantagens, fazem das correias transportadoras uma escolha muito apreciada na indústria. Contudo, estes sistemas também têm os seus problemas que devem ser investigados e solucionados. O rebentamento de correias, para além dos elevados custos, causam um enorme transtorno naquilo que é a fluidez da produção pelas constantes paragens e intervenções dos técnicos de manutenção. Portanto, todos estes fatores motivaram o estudo de uma nova solução, que passa pelo estudo dos princípios de funcionamento dos elementos constituintes de um sistema de transporte com correias, o movimento lateral destas ao longo do seu percurso e os sistemas de guiamento existentes de forma a corrigir o problema do descentramento. Depois de estipulados os pressupostos para uma nova solução, baseada num sistema de guiamento de um sistema de transporte com correias, este foi desenvolvido e caracterizado, assim como o seu impacto na produção. A avaliação de dados reais de avarias nas linhas produtivas tem contribuído para um aumento dos valores dos índices produtivos das empresas, pois permite a identificação de problemas críticos e a definição de estratégias para a sua consequente mitigação. Este relatório apresenta as principais contribuições resultantes de um trabalho de investigação que tem como objetivo principal a melhoria operacional da linha de produção CFE5 (Corte Final e Embalagem 5) da unidade fabril de Oleiros da Amorim Revestimentos, unidade de negócio pertencente à Corticeira Amorim. Os trabalhos iniciam com a análise estatística do histórico das avarias da linha de produção com o objetivo de identificar os problemas mais críticos da mesma. Depois de identificado o problema crítico, procede-se ao levantamento do estado da arte relacionado com o mesmo, com vista ao desenvolvimento de uma solução suportada, tanto na experiência de campo, como na evidência científica disponível. A última tarefa do plano de trabalhos é o desenvolvimento do projeto da solução para o problema crítico identificado e a avaliação do seu impacto na produção. Os resultados mostram que o rebentamento de correias de transporte das placas semiacabadas é o problema mais crítico da linha de produção em estudo e que a causa principal para esse rebentamento é o facto das correias se descentrarem facilmente e se desgastarem nas laterais da polia. A solução desenvolvida para lidar com o problema crítico incluiu a substituição de correias do tipo dentado (usadas na unidade fabril) por correias planas já que estas últimas têm um custo menor e dispensam, no contexto inserido, o sincronismo com elevada precisão que é garantido pelas correias dentadas. A solução passa ainda pela instalação de um sistema de guiamento das correias de forma a que estas não se descentrem. O sistema de guiamento selecionado e projetado, por se revelar o mais adequado para o contexto, é a utilização de polias cilíndricas com extremidades cônicas com uma largura três vezes maior que as polias dentadas usadas até ao momento. Durante a realização deste trabalho não houve tempo, nem oportunidade para efetuar a implementação do novo sistema de transporte e medir os seus resultados, portanto, neste relatório, são apresentados três possíveis cenários futuros. A implementação do novo sistema de transporte pode trazer grandes vantagens e grandes retornos para a produção como a redução do tempo de paragem da linha, a redução dos custos de materiais, a redução dos custos de manutenção e a descoberta de uma solução que permita a normalização de todos os sistemas de transporte com correias das unidades fabris.
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Portanto, todos estes fatores motivaram o estudo de uma nova solução, que passa pelo estudo dos princípios de funcionamento dos elementos constituintes de um sistema de transporte com correias, o movimento lateral destas ao longo do seu percurso e os sistemas de guiamento existentes de forma a corrigir o problema do descentramento. Depois de estipulados os pressupostos para uma nova solução, baseada num sistema de guiamento de um sistema de transporte com correias, este foi desenvolvido e caracterizado, assim como o seu impacto na produção. A avaliação de dados reais de avarias nas linhas produtivas tem contribuído para um aumento dos valores dos índices produtivos das empresas, pois permite a identificação de problemas críticos e a definição de estratégias para a sua consequente mitigação. Este relatório apresenta as principais contribuições resultantes de um trabalho de investigação que tem como objetivo principal a melhoria operacional da linha de produção CFE5 (Corte Final e Embalagem 5) da unidade fabril de Oleiros da Amorim Revestimentos, unidade de negócio pertencente à Corticeira Amorim. Os trabalhos iniciam com a análise estatística do histórico das avarias da linha de produção com o objetivo de identificar os problemas mais críticos da mesma. Depois de identificado o problema crítico, procede-se ao levantamento do estado da arte relacionado com o mesmo, com vista ao desenvolvimento de uma solução suportada, tanto na experiência de campo, como na evidência científica disponível. A última tarefa do plano de trabalhos é o desenvolvimento do projeto da solução para o problema crítico identificado e a avaliação do seu impacto na produção. Os resultados mostram que o rebentamento de correias de transporte das placas semiacabadas é o problema mais crítico da linha de produção em estudo e que a causa principal para esse rebentamento é o facto das correias se descentrarem facilmente e se desgastarem nas laterais da polia. A solução desenvolvida para lidar com o problema crítico incluiu a substituição de correias do tipo dentado (usadas na unidade fabril) por correias planas já que estas últimas têm um custo menor e dispensam, no contexto inserido, o sincronismo com elevada precisão que é garantido pelas correias dentadas. A solução passa ainda pela instalação de um sistema de guiamento das correias de forma a que estas não se descentrem. O sistema de guiamento selecionado e projetado, por se revelar o mais adequado para o contexto, é a utilização de polias cilíndricas com extremidades cônicas com uma largura três vezes maior que as polias dentadas usadas até ao momento. Durante a realização deste trabalho não houve tempo, nem oportunidade para efetuar a implementação do novo sistema de transporte e medir os seus resultados, portanto, neste relatório, são apresentados três possíveis cenários futuros. A implementação do novo sistema de transporte pode trazer grandes vantagens e grandes retornos para a produção como a redução do tempo de paragem da linha, a redução dos custos de materiais, a redução dos custos de manutenção e a descoberta de uma solução que permita a normalização de todos os sistemas de transporte com correias das unidades fabris.Belt conveyor systems are often used in several industries as an essential part of their operations. Its simplified operation, coupled with its efficiency, among other advantages, make conveyor belts a very popular choice in the industry. However, these systems also have their problems that must be investigated and solved. The bursting of belts, in addition to the high costs, cause a huge disturbance in the fluidity of production due to constant stops and interventions by maintenance technicians. Therefore, all these factors motivated the study of a new solution, which goes through the study of the principles of operation of the constituent elements of a conveyor system with belts, their lateral movement along its path and the existing guidance systems in order to correct the problem of decentralization. After stipulating the assumptions for a new solution, using pulleys with tapered ends, of a conveyor system with belts, this solution was developed and characterized, as well as its impact on production. The evaluation of actual data breakdowns in production lines has contributed to an increase of companies’ production indices because it allows the identification of critical issues and defining strategies for their subsequent mitigation. This report presents the main contributions resulting from a research work which main objective is the operational improvement of the production line CFE5 (Final Cut and Packaging 5) of the Oleiros plant of Amorim Revestimentos, a business unit belonging to Corticeira Amorim. The work begins with the history of the statistical analysis of the production line breakdowns in order to identify the most critical problems of the same. Once the critical problem has been identified, the state of the art related to it is surveyed, with a view to developing a supported solution, either in the field experience and in the available scientific evidence. The last task of the work plan is the development of the solution project for the identified critical problem and the evaluation of its impact on production. The results show that the bursting of the conveyor belts of the semi-finished plates is the most critical problem of the production line under study and that the main cause for this burst is the fact that the belts are easily off-center and suffer wear on the sides of the pulley. The solution developed to deal with the critical problem included the replacement of toothed belts (used in the factory) with flat belts because flat belts have a lower cost and, in the context inserted, do not require the high precision synchronism that is guaranteed by toothed belts. The solution also involves the installation of a belt guidance system so that they do not become off-center. The guiding system selected and designed, as it proves to be the most suitable for the context, is the use of cylindrical pulleys with conical ends with a width three times greater than the toothed pulleys used so far. During this work, there was no time, neither opportunity, to implement the new transport system and measure its results, therefore, in this report, three possible future scenarios are presented. The implementation of the new transport system can bring great advantages and great returns to production, such as reducing line downtime, reducing material costs, reducing maintenance costs and discovering a solution that allows normalization of all conveyor systems with belts from the manufacturing units.Ramos, Sandra Cristina de FariaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRocha, Ricardo Miguel Rodrigues da2021-02-12T11:42:02Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16979TID:202635694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:05:15Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16979Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:36.995010Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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