Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Fernanda Mendes Cabral
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Adelaide Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rlec.190
Resumo: Este artigo tem o objetivo de ressaltar a importância da Cultura Visual para a compreensão histórica e social das concepções de crianças e infâncias constituídas à luz dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, bem como destacar o uso da narrativa fotoetnográfica para a compreensão da realidade em pesquisas científicas, mais especificamente relacionadas à Infância. Para tanto, apresenta três narrativas imagéticas produzidas a partir das imagens de crianças dispostas em pesquisas científicas no Brasil, pautadas nos pressupostos epistemológicos e empíricos da História e da Sociologia da Infância. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, de estratégia fotoetnográfica, com uma análise produzida à luz de uma perspectiva crítica e transdisciplinar multireferencial. Através das narrativas fotoetnográficas, o estudo revelou que as infâncias se constituem na multiplicidade das sociedades humanas, em que cada época e contexto oferecem às crianças possibilidades de criação e apropriação cultural, desencadeando assim, novas e inusitadas formas de vida, onde as crianças criam para si estratégias de sobrevivência e resistência. Neste sentido, pensar o universo das culturas infantis na perspectiva da Cultura Visual requer um movimento constante de reflexão sobre como estes espaços refletem concepções e imagens de crianças e contribuem para a formação dessas culturas.
id RCAP_c1b45ef2781dba98010ea544235584e0
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/1820
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficasChildhoods and children in Visual Culture: conceptions and photoetnographic narrativesArtigos temáticosEste artigo tem o objetivo de ressaltar a importância da Cultura Visual para a compreensão histórica e social das concepções de crianças e infâncias constituídas à luz dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, bem como destacar o uso da narrativa fotoetnográfica para a compreensão da realidade em pesquisas científicas, mais especificamente relacionadas à Infância. Para tanto, apresenta três narrativas imagéticas produzidas a partir das imagens de crianças dispostas em pesquisas científicas no Brasil, pautadas nos pressupostos epistemológicos e empíricos da História e da Sociologia da Infância. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, de estratégia fotoetnográfica, com uma análise produzida à luz de uma perspectiva crítica e transdisciplinar multireferencial. Através das narrativas fotoetnográficas, o estudo revelou que as infâncias se constituem na multiplicidade das sociedades humanas, em que cada época e contexto oferecem às crianças possibilidades de criação e apropriação cultural, desencadeando assim, novas e inusitadas formas de vida, onde as crianças criam para si estratégias de sobrevivência e resistência. Neste sentido, pensar o universo das culturas infantis na perspectiva da Cultura Visual requer um movimento constante de reflexão sobre como estes espaços refletem concepções e imagens de crianças e contribuem para a formação dessas culturas.This article highlights the importance of Visual Culture for the historical and social understanding of the conceptions of children and childhoods constituted in light of the theoretical assumptions of Sociology of Childhood, as well as, emphasizes the use of the photoetnographic narrative to understand reality in scientific researches, specifically related to childhood. For that, it presents three imaginary narratives produced from the images of children prepared in scientific research in Brazil, based on the epistemological and empirical presuppositions of History and Sociology of Childhood. It is a qualitative and descriptive study, of photoetnographic strategy, that includes an analysis produced in the light of a multireferential, critical and transdisciplinary, perspective. Through the photoetnographic narratives, the study revealed that childhood is constituted by the multiplicity of human societies, in which each age and context offer children possibilities for cultural creation and appropriation, thus triggering new and unusual forms of life, where children create for themselves strategies of survival and resistance. In this sense, thinking about the universe of children’s cultures in the perspective of Visual Culture requires a constant movement of reflection on how these spaces reflect conceptions and images of children and contribute to the formation of these cultures.Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho2017-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rlec.190por2183-08862184-0458Coelho, Fernanda Mendes CabralDias, Adelaide Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:20:25Zoai:journals.uminho.pt:article/1820Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:59:16.829833Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
Childhoods and children in Visual Culture: conceptions and photoetnographic narratives
title Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
spellingShingle Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
Coelho, Fernanda Mendes Cabral
Artigos temáticos
title_short Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
title_full Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
title_fullStr Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
title_full_unstemmed Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
title_sort Crianças e infâncias na Cultura Visual: concepções e narrativas fotoetnográficas
author Coelho, Fernanda Mendes Cabral
author_facet Coelho, Fernanda Mendes Cabral
Dias, Adelaide Alves
author_role author
author2 Dias, Adelaide Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Fernanda Mendes Cabral
Dias, Adelaide Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos temáticos
topic Artigos temáticos
description Este artigo tem o objetivo de ressaltar a importância da Cultura Visual para a compreensão histórica e social das concepções de crianças e infâncias constituídas à luz dos pressupostos teóricos da Sociologia da Infância, bem como destacar o uso da narrativa fotoetnográfica para a compreensão da realidade em pesquisas científicas, mais especificamente relacionadas à Infância. Para tanto, apresenta três narrativas imagéticas produzidas a partir das imagens de crianças dispostas em pesquisas científicas no Brasil, pautadas nos pressupostos epistemológicos e empíricos da História e da Sociologia da Infância. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, de estratégia fotoetnográfica, com uma análise produzida à luz de uma perspectiva crítica e transdisciplinar multireferencial. Através das narrativas fotoetnográficas, o estudo revelou que as infâncias se constituem na multiplicidade das sociedades humanas, em que cada época e contexto oferecem às crianças possibilidades de criação e apropriação cultural, desencadeando assim, novas e inusitadas formas de vida, onde as crianças criam para si estratégias de sobrevivência e resistência. Neste sentido, pensar o universo das culturas infantis na perspectiva da Cultura Visual requer um movimento constante de reflexão sobre como estes espaços refletem concepções e imagens de crianças e contribuem para a formação dessas culturas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rlec.190
url https://doi.org/10.21814/rlec.190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0886
2184-0458
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130460098396160