Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Marcelo Mendonça
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/10020
Resumo: O actual paradigma Educomunicativo exige um novo pensar sobre os modelos pedagógicos e novas estratégias de intervenção na sociedade que consigam responder aos processos mediáticos e educacionais contemporâneos. Nesse sentido, o rádio tem sido um grande aliado para Educação há mais de cem anos, levando a informação e o conhecimento nos locais mais inóspitos. Agora, no formato Web, o rádio disponibiliza o espaço virtual e um amplo conjunto de interfaces tecnológicas como um ambiente alternativo e complementar de ensino e aprendizagem. Esta comunicação pretende fazer uma breve revisão de literatura sobre a rádio web, destacando o estudo de caso da Rádio Universitária do Minho.
id RCAP_c1bd0b84443b94f1645306ec53fd695b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico portuguêsRádio WebEducaçãoComunicaçãoCiberculturaWeb radioCommunicationEducationCybercultureO actual paradigma Educomunicativo exige um novo pensar sobre os modelos pedagógicos e novas estratégias de intervenção na sociedade que consigam responder aos processos mediáticos e educacionais contemporâneos. Nesse sentido, o rádio tem sido um grande aliado para Educação há mais de cem anos, levando a informação e o conhecimento nos locais mais inóspitos. Agora, no formato Web, o rádio disponibiliza o espaço virtual e um amplo conjunto de interfaces tecnológicas como um ambiente alternativo e complementar de ensino e aprendizagem. Esta comunicação pretende fazer uma breve revisão de literatura sobre a rádio web, destacando o estudo de caso da Rádio Universitária do Minho.The current paradigm Educomunicative requires a new thinking about the pedagogical models and new strategies of intervention in society that can meet the educational processes and contemporary media. Accordingly, the radio has been a great ally for Education for more than one hundred years, leading to information and knowledge to the most inhospitable places. Now, in the web, the radio provides, in virtual space, a broad set of technology interfaces as an alternative environment and complement the teaching-learning. In this communication, we will reflect on the radio web, showing your current view as a media educomunicative, and highlighting the case study of Radio Universitária do Minho.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd-UMINHO)União Europeia (UE) - Programa Alban (E07M400899BR)Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoTeixeira, Marcelo MendonçaSilva, Bento Duarte20092009-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10020porDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-6-6. p. 193-202.978-972-98456-6-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:30:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:30:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
title Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
spellingShingle Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
Teixeira, Marcelo Mendonça
Rádio Web
Educação
Comunicação
Cibercultura
Web radio
Communication
Education
Cyberculture
title_short Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
title_full Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
title_fullStr Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
title_full_unstemmed Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
title_sort Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
author Teixeira, Marcelo Mendonça
author_facet Teixeira, Marcelo Mendonça
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Marcelo Mendonça
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio Web
Educação
Comunicação
Cibercultura
Web radio
Communication
Education
Cyberculture
topic Rádio Web
Educação
Comunicação
Cibercultura
Web radio
Communication
Education
Cyberculture
description O actual paradigma Educomunicativo exige um novo pensar sobre os modelos pedagógicos e novas estratégias de intervenção na sociedade que consigam responder aos processos mediáticos e educacionais contemporâneos. Nesse sentido, o rádio tem sido um grande aliado para Educação há mais de cem anos, levando a informação e o conhecimento nos locais mais inóspitos. Agora, no formato Web, o rádio disponibiliza o espaço virtual e um amplo conjunto de interfaces tecnológicas como um ambiente alternativo e complementar de ensino e aprendizagem. Esta comunicação pretende fazer uma breve revisão de literatura sobre a rádio web, destacando o estudo de caso da Rádio Universitária do Minho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/10020
url https://hdl.handle.net/1822/10020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-6-6. p. 193-202.
978-972-98456-6-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544335292366848