Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/10020 |
Resumo: | O actual paradigma Educomunicativo exige um novo pensar sobre os modelos pedagógicos e novas estratégias de intervenção na sociedade que consigam responder aos processos mediáticos e educacionais contemporâneos. Nesse sentido, o rádio tem sido um grande aliado para Educação há mais de cem anos, levando a informação e o conhecimento nos locais mais inóspitos. Agora, no formato Web, o rádio disponibiliza o espaço virtual e um amplo conjunto de interfaces tecnológicas como um ambiente alternativo e complementar de ensino e aprendizagem. Esta comunicação pretende fazer uma breve revisão de literatura sobre a rádio web, destacando o estudo de caso da Rádio Universitária do Minho. |
id |
RCAP_c1bd0b84443b94f1645306ec53fd695b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10020 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico portuguêsRádio WebEducaçãoComunicaçãoCiberculturaWeb radioCommunicationEducationCybercultureO actual paradigma Educomunicativo exige um novo pensar sobre os modelos pedagógicos e novas estratégias de intervenção na sociedade que consigam responder aos processos mediáticos e educacionais contemporâneos. Nesse sentido, o rádio tem sido um grande aliado para Educação há mais de cem anos, levando a informação e o conhecimento nos locais mais inóspitos. Agora, no formato Web, o rádio disponibiliza o espaço virtual e um amplo conjunto de interfaces tecnológicas como um ambiente alternativo e complementar de ensino e aprendizagem. Esta comunicação pretende fazer uma breve revisão de literatura sobre a rádio web, destacando o estudo de caso da Rádio Universitária do Minho.The current paradigm Educomunicative requires a new thinking about the pedagogical models and new strategies of intervention in society that can meet the educational processes and contemporary media. Accordingly, the radio has been a great ally for Education for more than one hundred years, leading to information and knowledge to the most inhospitable places. Now, in the web, the radio provides, in virtual space, a broad set of technology interfaces as an alternative environment and complement the teaching-learning. In this communication, we will reflect on the radio web, showing your current view as a media educomunicative, and highlighting the case study of Radio Universitária do Minho.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd-UMINHO)União Europeia (UE) - Programa Alban (E07M400899BR)Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)Universidade do MinhoTeixeira, Marcelo MendonçaSilva, Bento Duarte20092009-01-01T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10020porDIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-6-6. p. 193-202.978-972-98456-6-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:30:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:30:57Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português |
title |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português |
spellingShingle |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português Teixeira, Marcelo Mendonça Rádio Web Educação Comunicação Cibercultura Web radio Communication Education Cyberculture |
title_short |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português |
title_full |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português |
title_fullStr |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português |
title_full_unstemmed |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português |
title_sort |
Rádio web: educação, comunicação e cibercultura no universo académico português |
author |
Teixeira, Marcelo Mendonça |
author_facet |
Teixeira, Marcelo Mendonça Silva, Bento Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Bento Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Marcelo Mendonça Silva, Bento Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rádio Web Educação Comunicação Cibercultura Web radio Communication Education Cyberculture |
topic |
Rádio Web Educação Comunicação Cibercultura Web radio Communication Education Cyberculture |
description |
O actual paradigma Educomunicativo exige um novo pensar sobre os modelos pedagógicos e novas estratégias de intervenção na sociedade que consigam responder aos processos mediáticos e educacionais contemporâneos. Nesse sentido, o rádio tem sido um grande aliado para Educação há mais de cem anos, levando a informação e o conhecimento nos locais mais inóspitos. Agora, no formato Web, o rádio disponibiliza o espaço virtual e um amplo conjunto de interfaces tecnológicas como um ambiente alternativo e complementar de ensino e aprendizagem. Esta comunicação pretende fazer uma breve revisão de literatura sobre a rádio web, destacando o estudo de caso da Rádio Universitária do Minho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/10020 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/10020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
DIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Challenges 2009 : actas da Conferência Internacional de TIC na Educação, 6, Braga, Portugal, 2009”. Braga : Universidade do Minho, 2009. ISBN 978-972-98456-6-6. p. 193-202. 978-972-98456-6-6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544335292366848 |