O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34679 |
Resumo: | Este estudo aborda a temática da produção audiovisual para media sociais, através de uma análise à presença de várias empresas do MSGroup neste contexto. Dada a relevância atual dos conteúdos audiovisuais no âmbito da comunicação e marketing de bens e serviços considerou-se como pertinente realizar uma análise da atividade, resultados e perceção da empresa, quanto aos conteúdos audiovisuais e à sua disseminação das redes sociais, por forma a criar uma imagem das práticas atuais. Tendo por referência a imagem criada, o estudo realizado centrou-se na elaboração de uma estratégia de disseminação de conteúdo audiovisual em media sociais, mais focalizada no contexto das empresas selecionadas, pertencentes ao MSGroup, mas com amplitude suficiente para poder ser aplicada a outros contextos empresariais. Com este objetivo primordial em mente, desenvolvida uma investigação apostada em: clarificar alguns conceitos base relacionados com os conteúdos audiovisuais e as suas dinâmicas atuais de consumo e disseminação; compreender o contexto organizacional e comunicacional do MSGroup no que se refere aos conteúdos audiovisuais realizando, para isso, uma análise SWOT destas esferas de atividade; e, por fim, compreender e clarificar como a aplicação de uma estratégica como a proposta poderia ser benéfica para as empresas do grupo. Os resultados obtidos com o estudo, apesar de pedirem uma validação mais detalhada através de um período de aplicação prática da estratégia desenhada, sintetizam um plano exequível e que, caso aplicado, trará vantagens para o grupo no que concerne ao uso de conteúdos audiovisuais nas suas atividades. |
id |
RCAP_c1be61f9784907e855569c65080c5d2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34679 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroupProdução audiovisualMedia sociaisComunicação institucionalAtention spanEste estudo aborda a temática da produção audiovisual para media sociais, através de uma análise à presença de várias empresas do MSGroup neste contexto. Dada a relevância atual dos conteúdos audiovisuais no âmbito da comunicação e marketing de bens e serviços considerou-se como pertinente realizar uma análise da atividade, resultados e perceção da empresa, quanto aos conteúdos audiovisuais e à sua disseminação das redes sociais, por forma a criar uma imagem das práticas atuais. Tendo por referência a imagem criada, o estudo realizado centrou-se na elaboração de uma estratégia de disseminação de conteúdo audiovisual em media sociais, mais focalizada no contexto das empresas selecionadas, pertencentes ao MSGroup, mas com amplitude suficiente para poder ser aplicada a outros contextos empresariais. Com este objetivo primordial em mente, desenvolvida uma investigação apostada em: clarificar alguns conceitos base relacionados com os conteúdos audiovisuais e as suas dinâmicas atuais de consumo e disseminação; compreender o contexto organizacional e comunicacional do MSGroup no que se refere aos conteúdos audiovisuais realizando, para isso, uma análise SWOT destas esferas de atividade; e, por fim, compreender e clarificar como a aplicação de uma estratégica como a proposta poderia ser benéfica para as empresas do grupo. Os resultados obtidos com o estudo, apesar de pedirem uma validação mais detalhada através de um período de aplicação prática da estratégia desenhada, sintetizam um plano exequível e que, caso aplicado, trará vantagens para o grupo no que concerne ao uso de conteúdos audiovisuais nas suas atividades.This study addresses the theme of audiovisual production for social media, through an analysis of the presence of several MSGroup companies in this context. Given the current relevance of audiovisual content in communication and marketing of goods and services, it was considered relevant to conduct an analysis of the activity, results and perception of the company, regarding audiovisual content and its dissemination in social networks, in order to create an image of current practices. With the image created as a reference, the study focused on the development of a strategy for the dissemination of audiovisual content on social media, more focused on the context of the selected companies belonging to MSGroup, but with enough breadth to be applied to other business contexts. With this primary objective in mind, we developed an investigation focused on: clarifying some basic concepts related to audiovisual content and its current dynamics of consumption and dissemination; understanding the organizational and communicational context of MSGroup regarding audiovisual content by performing a SWOT analysis of these spheres of activity; and, finally, understanding and clarifying how the application of a strategy like the one proposed could be beneficial to the companies of the group. The results obtained with the study, despite asking for a more detailed validation through a period of practical application of the designed strategy, synthesize a feasible plan that, if applied, will bring advantages to the group regarding the use of audiovisual content in its activities.2022-09-20T13:59:06Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34679porOliveira, Patrícia das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:58Zoai:ria.ua.pt:10773/34679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:55.616357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup |
title |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup |
spellingShingle |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup Oliveira, Patrícia das Neves Produção audiovisual Media sociais Comunicação institucional Atention span |
title_short |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup |
title_full |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup |
title_fullStr |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup |
title_full_unstemmed |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup |
title_sort |
O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup |
author |
Oliveira, Patrícia das Neves |
author_facet |
Oliveira, Patrícia das Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Patrícia das Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção audiovisual Media sociais Comunicação institucional Atention span |
topic |
Produção audiovisual Media sociais Comunicação institucional Atention span |
description |
Este estudo aborda a temática da produção audiovisual para media sociais, através de uma análise à presença de várias empresas do MSGroup neste contexto. Dada a relevância atual dos conteúdos audiovisuais no âmbito da comunicação e marketing de bens e serviços considerou-se como pertinente realizar uma análise da atividade, resultados e perceção da empresa, quanto aos conteúdos audiovisuais e à sua disseminação das redes sociais, por forma a criar uma imagem das práticas atuais. Tendo por referência a imagem criada, o estudo realizado centrou-se na elaboração de uma estratégia de disseminação de conteúdo audiovisual em media sociais, mais focalizada no contexto das empresas selecionadas, pertencentes ao MSGroup, mas com amplitude suficiente para poder ser aplicada a outros contextos empresariais. Com este objetivo primordial em mente, desenvolvida uma investigação apostada em: clarificar alguns conceitos base relacionados com os conteúdos audiovisuais e as suas dinâmicas atuais de consumo e disseminação; compreender o contexto organizacional e comunicacional do MSGroup no que se refere aos conteúdos audiovisuais realizando, para isso, uma análise SWOT destas esferas de atividade; e, por fim, compreender e clarificar como a aplicação de uma estratégica como a proposta poderia ser benéfica para as empresas do grupo. Os resultados obtidos com o estudo, apesar de pedirem uma validação mais detalhada através de um período de aplicação prática da estratégia desenhada, sintetizam um plano exequível e que, caso aplicado, trará vantagens para o grupo no que concerne ao uso de conteúdos audiovisuais nas suas atividades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20T00:00:00Z 2021-12-20 2022-09-20T13:59:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34679 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137714258313216 |