O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Patrícia das Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34679
Resumo: Este estudo aborda a temática da produção audiovisual para media sociais, através de uma análise à presença de várias empresas do MSGroup neste contexto. Dada a relevância atual dos conteúdos audiovisuais no âmbito da comunicação e marketing de bens e serviços considerou-se como pertinente realizar uma análise da atividade, resultados e perceção da empresa, quanto aos conteúdos audiovisuais e à sua disseminação das redes sociais, por forma a criar uma imagem das práticas atuais. Tendo por referência a imagem criada, o estudo realizado centrou-se na elaboração de uma estratégia de disseminação de conteúdo audiovisual em media sociais, mais focalizada no contexto das empresas selecionadas, pertencentes ao MSGroup, mas com amplitude suficiente para poder ser aplicada a outros contextos empresariais. Com este objetivo primordial em mente, desenvolvida uma investigação apostada em: clarificar alguns conceitos base relacionados com os conteúdos audiovisuais e as suas dinâmicas atuais de consumo e disseminação; compreender o contexto organizacional e comunicacional do MSGroup no que se refere aos conteúdos audiovisuais realizando, para isso, uma análise SWOT destas esferas de atividade; e, por fim, compreender e clarificar como a aplicação de uma estratégica como a proposta poderia ser benéfica para as empresas do grupo. Os resultados obtidos com o estudo, apesar de pedirem uma validação mais detalhada através de um período de aplicação prática da estratégia desenhada, sintetizam um plano exequível e que, caso aplicado, trará vantagens para o grupo no que concerne ao uso de conteúdos audiovisuais nas suas atividades.
id RCAP_c1be61f9784907e855569c65080c5d2d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34679
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroupProdução audiovisualMedia sociaisComunicação institucionalAtention spanEste estudo aborda a temática da produção audiovisual para media sociais, através de uma análise à presença de várias empresas do MSGroup neste contexto. Dada a relevância atual dos conteúdos audiovisuais no âmbito da comunicação e marketing de bens e serviços considerou-se como pertinente realizar uma análise da atividade, resultados e perceção da empresa, quanto aos conteúdos audiovisuais e à sua disseminação das redes sociais, por forma a criar uma imagem das práticas atuais. Tendo por referência a imagem criada, o estudo realizado centrou-se na elaboração de uma estratégia de disseminação de conteúdo audiovisual em media sociais, mais focalizada no contexto das empresas selecionadas, pertencentes ao MSGroup, mas com amplitude suficiente para poder ser aplicada a outros contextos empresariais. Com este objetivo primordial em mente, desenvolvida uma investigação apostada em: clarificar alguns conceitos base relacionados com os conteúdos audiovisuais e as suas dinâmicas atuais de consumo e disseminação; compreender o contexto organizacional e comunicacional do MSGroup no que se refere aos conteúdos audiovisuais realizando, para isso, uma análise SWOT destas esferas de atividade; e, por fim, compreender e clarificar como a aplicação de uma estratégica como a proposta poderia ser benéfica para as empresas do grupo. Os resultados obtidos com o estudo, apesar de pedirem uma validação mais detalhada através de um período de aplicação prática da estratégia desenhada, sintetizam um plano exequível e que, caso aplicado, trará vantagens para o grupo no que concerne ao uso de conteúdos audiovisuais nas suas atividades.This study addresses the theme of audiovisual production for social media, through an analysis of the presence of several MSGroup companies in this context. Given the current relevance of audiovisual content in communication and marketing of goods and services, it was considered relevant to conduct an analysis of the activity, results and perception of the company, regarding audiovisual content and its dissemination in social networks, in order to create an image of current practices. With the image created as a reference, the study focused on the development of a strategy for the dissemination of audiovisual content on social media, more focused on the context of the selected companies belonging to MSGroup, but with enough breadth to be applied to other business contexts. With this primary objective in mind, we developed an investigation focused on: clarifying some basic concepts related to audiovisual content and its current dynamics of consumption and dissemination; understanding the organizational and communicational context of MSGroup regarding audiovisual content by performing a SWOT analysis of these spheres of activity; and, finally, understanding and clarifying how the application of a strategy like the one proposed could be beneficial to the companies of the group. The results obtained with the study, despite asking for a more detailed validation through a period of practical application of the designed strategy, synthesize a feasible plan that, if applied, will bring advantages to the group regarding the use of audiovisual content in its activities.2022-09-20T13:59:06Z2021-12-20T00:00:00Z2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34679porOliveira, Patrícia das Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:06:58Zoai:ria.ua.pt:10773/34679Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:55.616357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
title O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
spellingShingle O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
Oliveira, Patrícia das Neves
Produção audiovisual
Media sociais
Comunicação institucional
Atention span
title_short O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
title_full O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
title_fullStr O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
title_full_unstemmed O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
title_sort O design de uma estratégia para a produção e disseminação de conteúdos audiovisuais em média sociais: o caso do MSGroup
author Oliveira, Patrícia das Neves
author_facet Oliveira, Patrícia das Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Patrícia das Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Produção audiovisual
Media sociais
Comunicação institucional
Atention span
topic Produção audiovisual
Media sociais
Comunicação institucional
Atention span
description Este estudo aborda a temática da produção audiovisual para media sociais, através de uma análise à presença de várias empresas do MSGroup neste contexto. Dada a relevância atual dos conteúdos audiovisuais no âmbito da comunicação e marketing de bens e serviços considerou-se como pertinente realizar uma análise da atividade, resultados e perceção da empresa, quanto aos conteúdos audiovisuais e à sua disseminação das redes sociais, por forma a criar uma imagem das práticas atuais. Tendo por referência a imagem criada, o estudo realizado centrou-se na elaboração de uma estratégia de disseminação de conteúdo audiovisual em media sociais, mais focalizada no contexto das empresas selecionadas, pertencentes ao MSGroup, mas com amplitude suficiente para poder ser aplicada a outros contextos empresariais. Com este objetivo primordial em mente, desenvolvida uma investigação apostada em: clarificar alguns conceitos base relacionados com os conteúdos audiovisuais e as suas dinâmicas atuais de consumo e disseminação; compreender o contexto organizacional e comunicacional do MSGroup no que se refere aos conteúdos audiovisuais realizando, para isso, uma análise SWOT destas esferas de atividade; e, por fim, compreender e clarificar como a aplicação de uma estratégica como a proposta poderia ser benéfica para as empresas do grupo. Os resultados obtidos com o estudo, apesar de pedirem uma validação mais detalhada através de um período de aplicação prática da estratégia desenhada, sintetizam um plano exequível e que, caso aplicado, trará vantagens para o grupo no que concerne ao uso de conteúdos audiovisuais nas suas atividades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T00:00:00Z
2021-12-20
2022-09-20T13:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34679
url http://hdl.handle.net/10773/34679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714258313216