Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2883 |
Resumo: | O Mantle of the Expert (MoE) é uma estratégia pedagógica diferenciadora que desenvolve a autonomia e a capacidade empreendedora das crianças para que tenham implicação na própria aprendizagem, valorizando o trabalho em grupo e a abordagem interdisciplinar, melhorando as suas competências de comunicação e desenvolvendo o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões. Assente no jogo dramático e conduzido pelo professor através de questões orientadoras, o Mantle of the Expert (MoE) trabalha o currículo de acordo com as intenções pedagógicas definidas. Este relatório apresenta a experiência pedagógica Mantle of the Expert (MoE) desenvolvida em contexto de educação pré-escolar, numa sala de quatro anos. A análise dos resultados centrou-se nas aprendizagens desenvolvidas e adquiridas pelas crianças e nas vivências da educadora estagiária durante a implementação da experiência. Palavras-chave: Mantle of the Expert; estratégia pedagógica; Educação Pré-Escolar; papel do educador. |
id |
RCAP_c1cd93e5956c430079500a4976cb760f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2883 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolarEducação pré-escolarEstratégia pedagógicaMantle of the Expert (MoE)O Mantle of the Expert (MoE) é uma estratégia pedagógica diferenciadora que desenvolve a autonomia e a capacidade empreendedora das crianças para que tenham implicação na própria aprendizagem, valorizando o trabalho em grupo e a abordagem interdisciplinar, melhorando as suas competências de comunicação e desenvolvendo o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões. Assente no jogo dramático e conduzido pelo professor através de questões orientadoras, o Mantle of the Expert (MoE) trabalha o currículo de acordo com as intenções pedagógicas definidas. Este relatório apresenta a experiência pedagógica Mantle of the Expert (MoE) desenvolvida em contexto de educação pré-escolar, numa sala de quatro anos. A análise dos resultados centrou-se nas aprendizagens desenvolvidas e adquiridas pelas crianças e nas vivências da educadora estagiária durante a implementação da experiência. Palavras-chave: Mantle of the Expert; estratégia pedagógica; Educação Pré-Escolar; papel do educador.2020-06-18T09:20:19Z2020-05-22T00:00:00Z2020-05-222020-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2883TID:202485161porMarques, Joana Cristina Laranjoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:19Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:36.352204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar |
title |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar Marques, Joana Cristina Laranjo Educação pré-escolar Estratégia pedagógica Mantle of the Expert (MoE) |
title_short |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar |
title_full |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar |
title_sort |
Mantle of the expert – Uma estratégia pedagógica inovadora aplicada na educação pré-escolar |
author |
Marques, Joana Cristina Laranjo |
author_facet |
Marques, Joana Cristina Laranjo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Joana Cristina Laranjo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Estratégia pedagógica Mantle of the Expert (MoE) |
topic |
Educação pré-escolar Estratégia pedagógica Mantle of the Expert (MoE) |
description |
O Mantle of the Expert (MoE) é uma estratégia pedagógica diferenciadora que desenvolve a autonomia e a capacidade empreendedora das crianças para que tenham implicação na própria aprendizagem, valorizando o trabalho em grupo e a abordagem interdisciplinar, melhorando as suas competências de comunicação e desenvolvendo o pensamento crítico e a capacidade de tomar decisões. Assente no jogo dramático e conduzido pelo professor através de questões orientadoras, o Mantle of the Expert (MoE) trabalha o currículo de acordo com as intenções pedagógicas definidas. Este relatório apresenta a experiência pedagógica Mantle of the Expert (MoE) desenvolvida em contexto de educação pré-escolar, numa sala de quatro anos. A análise dos resultados centrou-se nas aprendizagens desenvolvidas e adquiridas pelas crianças e nas vivências da educadora estagiária durante a implementação da experiência. Palavras-chave: Mantle of the Expert; estratégia pedagógica; Educação Pré-Escolar; papel do educador. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-18T09:20:19Z 2020-05-22T00:00:00Z 2020-05-22 2020-02-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2883 TID:202485161 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2883 |
identifier_str_mv |
TID:202485161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131632001613824 |