Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Luiz Renato Martins da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira,Jáima Pinheiro de, Torres,Josiane Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100086
Resumo: Resumo Este estudo teve como objetivos: 1) identificar o número de pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2016 a 2020, que solicitaram algum tipo de Atendimento Especializado e/ou Específico, com destaque para a frequência daquelas que fazem parte do chamado Público-alvo da Educação Especial (PAEE); e 2) identificar os tipos de recursos solicitados pelos candidatos inscritos para relacionar as condições desse público com tais recursos. Os dados foram obtidos por meio dos registros disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisados por meio de estatística descritiva, com o apoio do Microsoft® Office Excel em um computador de alto desempenho. Os resultados apontaram o alto crescimento do público autista e a diminuição de surdos. No entanto, há uma diminuição no geral de candidatos que prestam o ENEM (cerca de 33%), e os grupos que resistem e contrariam a lógica da redução são cada vez mais escassos. Chamou atenção que alguns recursos, tais como macas e computadores, não chegam à casa das dezenas, enquanto outros ultrapassam os milhares (sala de fácil acesso e auxílio para transcrição). Esse dado indica que tanto um quanto outro são recursos possíveis para públicos distintos, visando o atendimento às singularidades desses sujeitos.
id RCAP_c1cf7193ed4018efa2045f0789b03df6
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742023000100086
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)exame nacional do ensino médiorecursos de acessibilidadenecessidades especiaissistema nacional de avaliaçãoResumo Este estudo teve como objetivos: 1) identificar o número de pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2016 a 2020, que solicitaram algum tipo de Atendimento Especializado e/ou Específico, com destaque para a frequência daquelas que fazem parte do chamado Público-alvo da Educação Especial (PAEE); e 2) identificar os tipos de recursos solicitados pelos candidatos inscritos para relacionar as condições desse público com tais recursos. Os dados foram obtidos por meio dos registros disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisados por meio de estatística descritiva, com o apoio do Microsoft® Office Excel em um computador de alto desempenho. Os resultados apontaram o alto crescimento do público autista e a diminuição de surdos. No entanto, há uma diminuição no geral de candidatos que prestam o ENEM (cerca de 33%), e os grupos que resistem e contrariam a lógica da redução são cada vez mais escassos. Chamou atenção que alguns recursos, tais como macas e computadores, não chegam à casa das dezenas, enquanto outros ultrapassam os milhares (sala de fácil acesso e auxílio para transcrição). Esse dado indica que tanto um quanto outro são recursos possíveis para públicos distintos, visando o atendimento às singularidades desses sujeitos.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100086Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100086Rocha,Luiz Renato Martins daOliveira,Jáima Pinheiro deTorres,Josiane Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:23Zoai:scielo:S2182-84742023000100086Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:21.267514Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
title Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
spellingShingle Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
Rocha,Luiz Renato Martins da
exame nacional do ensino médio
recursos de acessibilidade
necessidades especiais
sistema nacional de avaliação
title_short Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
title_full Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
title_fullStr Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
title_full_unstemmed Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
title_sort Análise dos Recursos Solicitados para Atendimento Especializado e/ou Específico no Exame Nacional do Ensino Médio: Série Histórica (2016-2020)
author Rocha,Luiz Renato Martins da
author_facet Rocha,Luiz Renato Martins da
Oliveira,Jáima Pinheiro de
Torres,Josiane Pereira
author_role author
author2 Oliveira,Jáima Pinheiro de
Torres,Josiane Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Luiz Renato Martins da
Oliveira,Jáima Pinheiro de
Torres,Josiane Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv exame nacional do ensino médio
recursos de acessibilidade
necessidades especiais
sistema nacional de avaliação
topic exame nacional do ensino médio
recursos de acessibilidade
necessidades especiais
sistema nacional de avaliação
description Resumo Este estudo teve como objetivos: 1) identificar o número de pessoas inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período de 2016 a 2020, que solicitaram algum tipo de Atendimento Especializado e/ou Específico, com destaque para a frequência daquelas que fazem parte do chamado Público-alvo da Educação Especial (PAEE); e 2) identificar os tipos de recursos solicitados pelos candidatos inscritos para relacionar as condições desse público com tais recursos. Os dados foram obtidos por meio dos registros disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e analisados por meio de estatística descritiva, com o apoio do Microsoft® Office Excel em um computador de alto desempenho. Os resultados apontaram o alto crescimento do público autista e a diminuição de surdos. No entanto, há uma diminuição no geral de candidatos que prestam o ENEM (cerca de 33%), e os grupos que resistem e contrariam a lógica da redução são cada vez mais escassos. Chamou atenção que alguns recursos, tais como macas e computadores, não chegam à casa das dezenas, enquanto outros ultrapassam os milhares (sala de fácil acesso e auxílio para transcrição). Esse dado indica que tanto um quanto outro são recursos possíveis para públicos distintos, visando o atendimento às singularidades desses sujeitos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100086
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742023000100086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.10 n.3 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137392424124416