Pintura a 8 mãos : aplicação do sistema de limpeza das microemulsões na intervenção de conservação-restauro da pintura Sem título, (Onda de Hokusai) do Grupo Puzzle, 1978
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37933 |
Resumo: | Ao longo do século XX deu-se a expansão dos materiais sintéticos em diversas áreas, entre eles as tintas acrílicas, possibilitando a diversidade de aplicações, fácil acesso e disposição para os artistas. Com inevitável impacto, perante estes novos produtos e desenvolvimentos industriais, a arte moderna e contemporânea torna-se o reflexo de tão evidenciado desafio para os conservador-restauradores, apresentando repercussões significantes no decorrer do seu processo de envelhecimento, degradação e conservação e respetiva vida útil. Torna-se como tal, relevante perceber a influência que as tintas acrílicas tiveram para as práticas artísticas a partir do século XX, com especial foco na segunda metade do século, com o surgimento das emulsões acrílicas. Esta pesquisa é, como tal, reflexo da intensificação de novos estudos e novas abordagens dentro da conservação e restauro para lidar com a carência de conhecimentos acerca de obras e materiais que requerem cuidados e tratamentos específicos. Por estes motivos, no decorrer da dissertação, desenvolveram-se estudos focados no tratamento de limpeza química como um processo altamente delicado para as pinturas com tinta acrílica. Por meio do Modular Cleaning Program, foi aplicado o sistema de limpeza das microemulsões, uma alternativa segura e eficaz. A transposição da teoria para da prática deu-se através da aplicabilidade da investigação com a intervenção de conservação-restauro da pintura acrílica, Sem título (Onda de Hokusai), do Grupo Puzzle realizada em 1978. |
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Pintura a 8 mãos : aplicação do sistema de limpeza das microemulsões na intervenção de conservação-restauro da pintura Sem título, (Onda de Hokusai) do Grupo Puzzle, 1978Grupo PuzzleTinta acrílicaLimpeza químicaModern Cleaning ProgramMicroemulsõesAcrylic paintChemical cleaningMicroemulsionsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesAo longo do século XX deu-se a expansão dos materiais sintéticos em diversas áreas, entre eles as tintas acrílicas, possibilitando a diversidade de aplicações, fácil acesso e disposição para os artistas. Com inevitável impacto, perante estes novos produtos e desenvolvimentos industriais, a arte moderna e contemporânea torna-se o reflexo de tão evidenciado desafio para os conservador-restauradores, apresentando repercussões significantes no decorrer do seu processo de envelhecimento, degradação e conservação e respetiva vida útil. Torna-se como tal, relevante perceber a influência que as tintas acrílicas tiveram para as práticas artísticas a partir do século XX, com especial foco na segunda metade do século, com o surgimento das emulsões acrílicas. Esta pesquisa é, como tal, reflexo da intensificação de novos estudos e novas abordagens dentro da conservação e restauro para lidar com a carência de conhecimentos acerca de obras e materiais que requerem cuidados e tratamentos específicos. Por estes motivos, no decorrer da dissertação, desenvolveram-se estudos focados no tratamento de limpeza química como um processo altamente delicado para as pinturas com tinta acrílica. Por meio do Modular Cleaning Program, foi aplicado o sistema de limpeza das microemulsões, uma alternativa segura e eficaz. A transposição da teoria para da prática deu-se através da aplicabilidade da investigação com a intervenção de conservação-restauro da pintura acrílica, Sem título (Onda de Hokusai), do Grupo Puzzle realizada em 1978.Throughout the 20th century there was an expansion of synthetic materials, among them, acrylic paints, enabling a diversity of applications, easy access and availability for artists. With inevitable impact, in face of these new products and industrial developments, modern and contemporary art becomes the reflection of such an evident challenge for conservator-restorers, presenting significant repercussions in the course of its aging, degradation and conservation process and respective useful life. As such, it becomes relevant to understand the influence that acrylic paints have had on artistic practices since the twentieth century, with special focus on the second half of the century, with the emergence of acrylic emulsions. This research is, as such, a reflection of the intensification of new studies and new approaches within conservation and restoration to deal with the lack of knowledge about works and materials that require specific care and treatment. For these reasons, during the course of the dissertation, studies focused on the chemical cleaning treatment as a highly delicate process for acrylic paintings were developed. Through the Modular Cleaning Program, the microemulsion cleaning system was applied, a safe and effective alternative. The transposition from theory to practice occurred through the applicability of the research with the conservation-restoration intervention of the acrylic painting, Sem Titulo (Onda de Hokusai), by the Grupo Puzzle, 1978.Teixeira, Joana Cristina MoreiraRodrigues, Andreia de FreitasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMaia, Carolina Vetere Neves Gonze2022-06-22T13:16:20Z2022-04-012021-102022-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37933TID:203013433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37933Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:54.683169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Ao longo do século XX deu-se a expansão dos materiais sintéticos em diversas áreas, entre eles as tintas acrílicas, possibilitando a diversidade de aplicações, fácil acesso e disposição para os artistas. Com inevitável impacto, perante estes novos produtos e desenvolvimentos industriais, a arte moderna e contemporânea torna-se o reflexo de tão evidenciado desafio para os conservador-restauradores, apresentando repercussões significantes no decorrer do seu processo de envelhecimento, degradação e conservação e respetiva vida útil. Torna-se como tal, relevante perceber a influência que as tintas acrílicas tiveram para as práticas artísticas a partir do século XX, com especial foco na segunda metade do século, com o surgimento das emulsões acrílicas. Esta pesquisa é, como tal, reflexo da intensificação de novos estudos e novas abordagens dentro da conservação e restauro para lidar com a carência de conhecimentos acerca de obras e materiais que requerem cuidados e tratamentos específicos. Por estes motivos, no decorrer da dissertação, desenvolveram-se estudos focados no tratamento de limpeza química como um processo altamente delicado para as pinturas com tinta acrílica. Por meio do Modular Cleaning Program, foi aplicado o sistema de limpeza das microemulsões, uma alternativa segura e eficaz. A transposição da teoria para da prática deu-se através da aplicabilidade da investigação com a intervenção de conservação-restauro da pintura acrílica, Sem título (Onda de Hokusai), do Grupo Puzzle realizada em 1978. |
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