“O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, José Pedro Pinto
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65238
Resumo: Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
id RCAP_c1e3eac8e882486a8f343905b361b559
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65238
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”“The role of culture in the company’s internationalization: the case of Safe Feet Company”ComunicaçãoCulturaNegócio internacionaisRichard LewisCommunicationCultureInternational businessCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisApós anos de grande faturação e crescimento, o mercado português do calçado entrou em declínio e as empresas viram no mercado internacional uma saída para a crise. Porém, sendo o mercado internacional um mercado diferente do nacional na medida em que a cultura interfere diretamente no modo de fazer negócios, será relevante perceber se uma empresa portuguesa acomoda o papel da cultura na elaboração da sua estratégia de internacionalização. Partindo de um estudo de caso, e aplicando a tipologia de culturas definida por Richard Lewis (2006), esta tese procurou perceber se a empresa Safe Feet (Braga) atende ao modo diverso como a comunicação deverá ser pensada e implementada na sua relação com os clientes internacionais. Para o efeito, esta tese optou por uma metodologia de tipo qualitativo, procedendo à auscultação dos responsáveis pela internacionalização da empresa mediante a aplicação de entrevistas semiestruturadas. Após a recolha e análise dos dados obtidos, foi-nos possível concluir que apesar da empresa Safe Feet desconhecer o modelo de Richard Lewis, a estratégia comunicacional da empresa corrobora os ensinamentos do autor. Esta sintonia acontece fruto da experiência acumulada ao longo dos anos, pelo que confirmamos que a cultura desempenha um papel fundamental na forma como a empresa aborda e dialoga com os seus clientes internacionais.After years of profit and growth, the Portuguese footwear market has declined, and companies have resorted to the international market to overcome the crisis. However, since the international market differs from the national one, in the sense that culture impacts on the many ways communication should be addressed, this research tackles the role of culture in the internationalization strategy of Portuguese companies. In other words, having in mind the prominent role of culture in international businesses and the little attention devoted to this topic in Portuguese literature, this research seeks to understand if Portuguese companies accommodate the role of culture in their internationalization strategy. Drawing on the contribution of Richard Lewis (2006) and on a qualitative research, this thesis investigates if the Portuguese Safe Feet Company (Braga) meets the diverse ways in which communication should be planned on the multicultural international arena. Based on the data collected by means of semi-structured interviews, we were able to conclude that, although the company is not aware of Richard Lewis’ main assumptions, the company’s international practice matches the author’s main arguments. Overall, we were able to conclude that culture plays a key role in the international strategy of the company, even if it is predominantly based on intuition and experience.Antunes, SandrinaUniversidade do MinhoRodrigues, José Pedro Pinto20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65238por202469689info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:34.069585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
“The role of culture in the company’s internationalization: the case of Safe Feet Company”
title “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
spellingShingle “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
Rodrigues, José Pedro Pinto
Comunicação
Cultura
Negócio internacionais
Richard Lewis
Communication
Culture
International business
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
title_full “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
title_fullStr “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
title_full_unstemmed “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
title_sort “O papel da cultura na internacionalização da empresa: o caso da Safe Feet Company”
author Rodrigues, José Pedro Pinto
author_facet Rodrigues, José Pedro Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antunes, Sandrina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, José Pedro Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cultura
Negócio internacionais
Richard Lewis
Communication
Culture
International business
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comunicação
Cultura
Negócio internacionais
Richard Lewis
Communication
Culture
International business
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65238
url http://hdl.handle.net/1822/65238
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202469689
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133021027172352