Sistema IoT de Comunicação e Monitorização de Dados para Aplicação em Smart Cities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rui Paulo da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20060
Resumo: Atualmente, a procura por soluções IoT (Internet of Things) está a crescer exponencialmente, uma vez que estes sistemas permitem o acesso e controlo de aplicações, assim como a monitorização, dos seus comportamentos. No âmbito das smart cities, estes sistemas podem ter uma grande relevância, em questões como a segurança de condutores e peões, assim como analisar dados gerados pelo próprio sistema. Assim, o objetivo principal do sistema, apresentado nesta dissertação, consiste na receção e transmissão de informação, proveniente de sensores e de outros sistemas, com base em diversos protocolos de comunicação, para uma base de dados, permitindo igualmente a monitorização do sistema. Neste projeto, uma parte substancial da informação provém de um sistema externo (pavimento NEXT-Road) que gera dados com a passagem dos veículos pelo pavimento. Desta forma, as velocidades de entrada e saída dos veículos, o peso e a contagem de veículos, são informações que se consideram relevantes para a monitorização do tráfego em circulação na rodovia. São também considerados dados de temperatura, humidade e energia gerada, para a obtenção de um feedback do estado do sistema NEXT-Road. Além do pavimento, foram também adicionados sensores ambientais com o objetivo de detetar o estado do tempo no local de implementação do sistema. Toda esta informação é transmitida, através de uma tecnologia LPWAN, de forma a conseguir encaminhar a informação, a distâncias consideráveis, até a um servidor. A solução encontrada constituiu no desenvolvimento de firmware para um microcontrolador, o qual recebe a informação proveniente dos sensores e dos sistemas externos. Seguidamente, os dados são organizados para serem enviados através de LoRa para uma gateway que, consequentemente, encaminha as mensagens para um servidor LoRaWAN. Os dados são obtidos do servidor, através de mensagens MQTT e é efetuada uma segunda organização, de tal forma a serem guardados na respetiva na base de dados. Adicionalmente, é usada a ferramenta de monitorização Grafana, no sentido de apresentar o conteúdo da base de dados em ambiente gráfico, com recurso a dashboards e de acordo uma linha temporal. É possível afirmar que o sistema desenvolvido apresenta uma grande flexibilidade de implementação, pois tem a capacidade de se adaptar aos diferentes formatos dos dados. Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizados testes, de forma a validar as diferentes etapas. No fim, com todos os componentes operacionais, o sistema foi validado com os testes realizados em ambiente de laboratório e o um teste piloto realizado em Matosinhos. O sistema desenvolvido teve os resultados esperados em ambiente de testes e no terreno, funcionando em aplicações reais, junto à via rodoviária.
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Neste projeto, uma parte substancial da informação provém de um sistema externo (pavimento NEXT-Road) que gera dados com a passagem dos veículos pelo pavimento. Desta forma, as velocidades de entrada e saída dos veículos, o peso e a contagem de veículos, são informações que se consideram relevantes para a monitorização do tráfego em circulação na rodovia. São também considerados dados de temperatura, humidade e energia gerada, para a obtenção de um feedback do estado do sistema NEXT-Road. Além do pavimento, foram também adicionados sensores ambientais com o objetivo de detetar o estado do tempo no local de implementação do sistema. Toda esta informação é transmitida, através de uma tecnologia LPWAN, de forma a conseguir encaminhar a informação, a distâncias consideráveis, até a um servidor. A solução encontrada constituiu no desenvolvimento de firmware para um microcontrolador, o qual recebe a informação proveniente dos sensores e dos sistemas externos. Seguidamente, os dados são organizados para serem enviados através de LoRa para uma gateway que, consequentemente, encaminha as mensagens para um servidor LoRaWAN. Os dados são obtidos do servidor, através de mensagens MQTT e é efetuada uma segunda organização, de tal forma a serem guardados na respetiva na base de dados. Adicionalmente, é usada a ferramenta de monitorização Grafana, no sentido de apresentar o conteúdo da base de dados em ambiente gráfico, com recurso a dashboards e de acordo uma linha temporal. É possível afirmar que o sistema desenvolvido apresenta uma grande flexibilidade de implementação, pois tem a capacidade de se adaptar aos diferentes formatos dos dados. Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizados testes, de forma a validar as diferentes etapas. No fim, com todos os componentes operacionais, o sistema foi validado com os testes realizados em ambiente de laboratório e o um teste piloto realizado em Matosinhos. O sistema desenvolvido teve os resultados esperados em ambiente de testes e no terreno, funcionando em aplicações reais, junto à via rodoviária.Currently, the demand for IoT (Internet of Things) solutions is growing exponentially, since these systems allow access and control of applications as well as monitoring their behavior. In the context of smart cities, these systems can have a great relevance in issues such as the safety of drivers and pedestrians, as well as analyse data generated by the system itself. Thus, the main objective of the system, presented in this dissertation, consists in receiving and transmitting information from sensors and other systems, based on several communication protocols, to a database, also allowing the monitoring of the system. In this project, a substantial part of the information comes from an external system (NEXT-Road flooring) that generates data as the vehicles pass over the flooring. Thus, vehicle entry and exit speeds, weight and vehicle count, are all the information that is considered relevant for monitoring the traffic on the road. Temperature, humidity, and generated energy data from the floor are also considered, to obtain feedback on the status of the NEXT-Road system. In addition to the flooring data, environmental sensors are added in order to detect the state of the weather at the system's implementation site. All this information is transmitted through LPWAN technology, in order to be able to route the information over considerable distances, to a server. The solution was to develop firmware for a microcontroller, which receives the information from the sensors and external systems. The data is then organized to be sent via LoRa to a gateway, which consequently forwards the messages to a LoRaWAN server. The data are retrieved from the server, through MQTT messages, and a second arrangement is made, in such way that it is stored in the respective database. Additionally, the monitoring tool Grafana is used, in order to present the database contents in a graphic environment, through dashboards, according to a timeline. It is possible to state that the system developed presents a great flexibility of implementation, because it has the ability to adapt to different data formats. During the project’s development, tests were performed, in order to validate the different stages. At the end, with all the components operational, the system was validated with tests performed in a laboratory environment and a pilot test carried out in Matosinhos. The developed system had the expected results in a test environment and in the field, working in real applications, close to the roadway.Reis, Cecília Maria do Rio Fernandes MoreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Rui Paulo da Silva20212024-11-10T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/20060TID:202936619porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:58Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20060Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:07.240882Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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