A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ludovino, Poliana Nair Borges
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/66470
Resumo: Sendo a Escola uma instituição social e reprodutora da vida em comunidade, com a difícil tarefa de formar jovens para a vida em sociedade, julgamos que devem ser utilizadas outras metodologias de ensino-aprendizagem que preparem os jovens para uma vida profissional e social cada vez mais exigente em que o trabalho de equipa, de partilha é cada vez mais valorizado. Assim, ao longo do ano de estágio foi aplicada a metodologia da aprendizagem cooperativa nas disciplinas de História e de Geografia, através da realização de trabalhos de grupo com objetivos específicos. Aquando da realização desses trabalhos podemos verificar a relação que os elementos iam estabelecendo uns com os outros, o seu desempenho e se houve, efetivamente, aprendizagens significativas em relação às temáticas exploradas. Após a análise de uma série de dados, recolhidos ao longo das aulas de trabalho de grupo, tentamos perceber se existem, de facto, vantagens na aplicação da aprendizagem cooperativa como o desenvolvimento de competências sociais e específicas, para além de promover melhorias nos resultados escolares dos alunos em relação às disciplinas de História e Geografia.
id RCAP_c1f445ad6f2f929fbf278ed23e302508
oai_identifier_str oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de GeografiaAprendizagemEnsino - MetodologiaTrabalho de grupoSucesso escolarSendo a Escola uma instituição social e reprodutora da vida em comunidade, com a difícil tarefa de formar jovens para a vida em sociedade, julgamos que devem ser utilizadas outras metodologias de ensino-aprendizagem que preparem os jovens para uma vida profissional e social cada vez mais exigente em que o trabalho de equipa, de partilha é cada vez mais valorizado. Assim, ao longo do ano de estágio foi aplicada a metodologia da aprendizagem cooperativa nas disciplinas de História e de Geografia, através da realização de trabalhos de grupo com objetivos específicos. Aquando da realização desses trabalhos podemos verificar a relação que os elementos iam estabelecendo uns com os outros, o seu desempenho e se houve, efetivamente, aprendizagens significativas em relação às temáticas exploradas. Após a análise de uma série de dados, recolhidos ao longo das aulas de trabalho de grupo, tentamos perceber se existem, de facto, vantagens na aplicação da aprendizagem cooperativa como o desenvolvimento de competências sociais e específicas, para além de promover melhorias nos resultados escolares dos alunos em relação às disciplinas de História e Geografia.Porto : [Edição do Autor]20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10216/66470porLudovino, Poliana Nair Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T15:39:48Zoai:repositorio-aberto.up.pt:10216/66470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:29:05.415347Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
title A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
spellingShingle A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
Ludovino, Poliana Nair Borges
Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Trabalho de grupo
Sucesso escolar
title_short A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
title_full A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
title_fullStr A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
title_full_unstemmed A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
title_sort A aprendizagem cooperativa : uma metodologia a aplicar nas disciplinas de História e de Geografia
author Ludovino, Poliana Nair Borges
author_facet Ludovino, Poliana Nair Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ludovino, Poliana Nair Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Trabalho de grupo
Sucesso escolar
topic Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Trabalho de grupo
Sucesso escolar
description Sendo a Escola uma instituição social e reprodutora da vida em comunidade, com a difícil tarefa de formar jovens para a vida em sociedade, julgamos que devem ser utilizadas outras metodologias de ensino-aprendizagem que preparem os jovens para uma vida profissional e social cada vez mais exigente em que o trabalho de equipa, de partilha é cada vez mais valorizado. Assim, ao longo do ano de estágio foi aplicada a metodologia da aprendizagem cooperativa nas disciplinas de História e de Geografia, através da realização de trabalhos de grupo com objetivos específicos. Aquando da realização desses trabalhos podemos verificar a relação que os elementos iam estabelecendo uns com os outros, o seu desempenho e se houve, efetivamente, aprendizagens significativas em relação às temáticas exploradas. Após a análise de uma série de dados, recolhidos ao longo das aulas de trabalho de grupo, tentamos perceber se existem, de facto, vantagens na aplicação da aprendizagem cooperativa como o desenvolvimento de competências sociais e específicas, para além de promover melhorias nos resultados escolares dos alunos em relação às disciplinas de História e Geografia.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10216/66470
url http://hdl.handle.net/10216/66470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
publisher.none.fl_str_mv Porto : [Edição do Autor]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136201823748096