Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2413 |
Resumo: | O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners. |
id |
RCAP_c1f44ade0c58b143e8a3c837d3b85eeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2413 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico portuguêsPHDAIntervenção cognitivo-comportamentalEducação especialInclusãoEnsino BásicoO estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners.SenacRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMartins, Ernesto CandeiasCarapeto, Olga Maria Almeida Santos2014-06-17T15:36:14Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2413porMARTINS, Ernesto ; CARAPETO, Olga (2013) - Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português. Boletim técnico do Senac : revista da educação profissional. ISSN 0102-549X. Vol. 39, nº 3 set./dez.. p. 87-107.0102-549Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-10T01:47:42Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2413Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:42.272305Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português |
title |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português |
spellingShingle |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português Martins, Ernesto Candeias PHDA Intervenção cognitivo-comportamental Educação especial Inclusão Ensino Básico |
title_short |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português |
title_full |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português |
title_fullStr |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português |
title_full_unstemmed |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português |
title_sort |
Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português |
author |
Martins, Ernesto Candeias |
author_facet |
Martins, Ernesto Candeias Carapeto, Olga Maria Almeida Santos |
author_role |
author |
author2 |
Carapeto, Olga Maria Almeida Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ernesto Candeias Carapeto, Olga Maria Almeida Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PHDA Intervenção cognitivo-comportamental Educação especial Inclusão Ensino Básico |
topic |
PHDA Intervenção cognitivo-comportamental Educação especial Inclusão Ensino Básico |
description |
O estudo aborda a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) em salas de aula do 1º Ciclo com intuito de compreender melhores estratégias e apoios para professores intervirem. A forma como a PHDA é encarada por professores e pais pode melhorar problemas de comportamento, aprendizagem e relações dessas crianças em sala de aula. É um estudo de caso de investigação qualitativa em educação especial. Aplicou-se em duas crianças de Agrupamentos de Escola diferentes programa de intervenção cognitivo-comportamental de Isabel Orjales Villar, cuja eficácia é medida na escala de Conners aos pais e professores e nos critérios do DSM IV, em um pré e pós-teste. Registámos, realizámos entrevistas com respetiva análise de conteúdo documental, comparando resultados obtidos nas crianças. Nos pré e pós-teste, os valores das subescalas avaliadas diminuíram, inclusive no índice de défice de atenção e hiperatividade de Conners. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-06-17T15:36:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2413 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
MARTINS, Ernesto ; CARAPETO, Olga (2013) - Observar para intervir… as crianças com PHDA na aula regular do 1º ciclo do ensino básico português. Boletim técnico do Senac : revista da educação profissional. ISSN 0102-549X. Vol. 39, nº 3 set./dez.. p. 87-107. 0102-549X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Senac |
publisher.none.fl_str_mv |
Senac |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130797014253568 |