Shopping: património da humanidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/74214 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
id |
RCAP_c1f539b9dd8c2636820aecbce763179d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Shopping: património da humanidadeCidadeMarketingConsumoCentro comercialGuimarãesCityMarketingConsumptionShopping CenterHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)Os centros comerciais tornaram-se essenciais para o nosso quotidiano. Mais do que serem um simples edifício onde é possível fazer compras ou recorrer a serviços, são autênticas cidades dedicadas ao consumo. A arquitetura funciona aqui como um elemento de marketing, e a eficácia do desenho traduz-se em lucro. A dissertação começa por identificar quais os principais conceitos implicados no termo Centro Comercial, sintetizados numa equação: o Edifício que contém Cidade, elevado ao Consumo, é igual ao Centro Comercial. A seguir, analiso aqueles que são considerados os pré modelos desta tipologia, no contexto europeu e norte americano. Esta análise concentra-se depois no panorama português e em particular na cidade de Guimarães, onde analiso detalhadamente três centros comerciais: o “Palmeiras”, o Guimarães Shopping e o Espaço Guimarães. Esta abordagem cronológica e cada vez mais centrada em Guimarães culmina numa especulação sobre como será o centro comercial no futuro ou, mais especificamente, sobre como será o futuro centro comercial de Guimarães – cidade património da humanidade.Shopping Centers have become essential places for our day-to-day. More than being a simple building where it is possible to shop or access to services, they are authentic cities dedicated to consumption. The architecture works here as a marketing element, and the efficiency of his draw translates into profit. The thesis begins by identifying which are the main concepts implied in the term Shopping Center, synthesized in an equation: the Building that contains City, elevated to Consumption, is the Shopping Center. Next, I analyze those that are considered the premodels of this typology, in the European and North American contexto. This analysis then focuses on the Portuguese panorama and particularly in the city of Guimarães, where I analyze in detail three shopping centres: the “Palmeiras”, the Guimarães Shopping and the Espaço Guimarães. This chronological and increasingly centered approach in Guimarães culminates in a speculation about how will be shopping center in the future or, more specifically, about how will be the next shopping center of Guimarães – a world heritage city.Capela, José Manuel do Couto RamosUniversidade do MinhoLemos, Luís Miguel de Oliveira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74214por202759474info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:36.764608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Shopping: património da humanidade |
title |
Shopping: património da humanidade |
spellingShingle |
Shopping: património da humanidade Lemos, Luís Miguel de Oliveira Cidade Marketing Consumo Centro comercial Guimarães City Marketing Consumption Shopping Center Humanidades::Artes |
title_short |
Shopping: património da humanidade |
title_full |
Shopping: património da humanidade |
title_fullStr |
Shopping: património da humanidade |
title_full_unstemmed |
Shopping: património da humanidade |
title_sort |
Shopping: património da humanidade |
author |
Lemos, Luís Miguel de Oliveira |
author_facet |
Lemos, Luís Miguel de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capela, José Manuel do Couto Ramos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Luís Miguel de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidade Marketing Consumo Centro comercial Guimarães City Marketing Consumption Shopping Center Humanidades::Artes |
topic |
Cidade Marketing Consumo Centro comercial Guimarães City Marketing Consumption Shopping Center Humanidades::Artes |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/74214 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/74214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202759474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132196332634112 |