Shopping: património da humanidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Luís Miguel de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74214
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
id RCAP_c1f539b9dd8c2636820aecbce763179d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74214
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Shopping: património da humanidadeCidadeMarketingConsumoCentro comercialGuimarãesCityMarketingConsumptionShopping CenterHumanidades::ArtesDissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)Os centros comerciais tornaram-se essenciais para o nosso quotidiano. Mais do que serem um simples edifício onde é possível fazer compras ou recorrer a serviços, são autênticas cidades dedicadas ao consumo. A arquitetura funciona aqui como um elemento de marketing, e a eficácia do desenho traduz-se em lucro. A dissertação começa por identificar quais os principais conceitos implicados no termo Centro Comercial, sintetizados numa equação: o Edifício que contém Cidade, elevado ao Consumo, é igual ao Centro Comercial. A seguir, analiso aqueles que são considerados os pré modelos desta tipologia, no contexto europeu e norte americano. Esta análise concentra-se depois no panorama português e em particular na cidade de Guimarães, onde analiso detalhadamente três centros comerciais: o “Palmeiras”, o Guimarães Shopping e o Espaço Guimarães. Esta abordagem cronológica e cada vez mais centrada em Guimarães culmina numa especulação sobre como será o centro comercial no futuro ou, mais especificamente, sobre como será o futuro centro comercial de Guimarães – cidade património da humanidade.Shopping Centers have become essential places for our day-to-day. More than being a simple building where it is possible to shop or access to services, they are authentic cities dedicated to consumption. The architecture works here as a marketing element, and the efficiency of his draw translates into profit. The thesis begins by identifying which are the main concepts implied in the term Shopping Center, synthesized in an equation: the Building that contains City, elevated to Consumption, is the Shopping Center. Next, I analyze those that are considered the premodels of this typology, in the European and North American contexto. This analysis then focuses on the Portuguese panorama and particularly in the city of Guimarães, where I analyze in detail three shopping centres: the “Palmeiras”, the Guimarães Shopping and the Espaço Guimarães. This chronological and increasingly centered approach in Guimarães culminates in a speculation about how will be shopping center in the future or, more specifically, about how will be the next shopping center of Guimarães – a world heritage city.Capela, José Manuel do Couto RamosUniversidade do MinhoLemos, Luís Miguel de Oliveira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74214por202759474info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:36.764608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Shopping: património da humanidade
title Shopping: património da humanidade
spellingShingle Shopping: património da humanidade
Lemos, Luís Miguel de Oliveira
Cidade
Marketing
Consumo
Centro comercial
Guimarães
City
Marketing
Consumption
Shopping Center
Humanidades::Artes
title_short Shopping: património da humanidade
title_full Shopping: património da humanidade
title_fullStr Shopping: património da humanidade
title_full_unstemmed Shopping: património da humanidade
title_sort Shopping: património da humanidade
author Lemos, Luís Miguel de Oliveira
author_facet Lemos, Luís Miguel de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capela, José Manuel do Couto Ramos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Luís Miguel de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Cidade
Marketing
Consumo
Centro comercial
Guimarães
City
Marketing
Consumption
Shopping Center
Humanidades::Artes
topic Cidade
Marketing
Consumo
Centro comercial
Guimarães
City
Marketing
Consumption
Shopping Center
Humanidades::Artes
description Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74214
url http://hdl.handle.net/1822/74214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202759474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132196332634112