Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terra, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Sá, Salvina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48798/cadernosbad.774
Resumo: Neste artigo, apresentamos um estudo de caso centrado na análise do comportamento informacional de uma amostra dos alunos frequentadores da rede municipal de bibliotecas escolares do concelho de Vila de Conde. Procurámos conhecer as competências dos discentes para utilizarem as colecções e os recursos tecnológicos disponíveis no espaço da biblioteca escolar, em particular as formas de pesquisa de informação ou de localização e de uso dos documentos em livre acesso. Neste contexto, enfatiza-se o papel central da Ciência da Informação e dos seus profissionais na biblioteca escolar, em especial na transmissão de competências de literacia da informação.
id RCAP_c20481d9aae98019d8c62d3a3c19e6a8
oai_identifier_str oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/774
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolarEnsaios, estudos e projetosNeste artigo, apresentamos um estudo de caso centrado na análise do comportamento informacional de uma amostra dos alunos frequentadores da rede municipal de bibliotecas escolares do concelho de Vila de Conde. Procurámos conhecer as competências dos discentes para utilizarem as colecções e os recursos tecnológicos disponíveis no espaço da biblioteca escolar, em particular as formas de pesquisa de informação ou de localização e de uso dos documentos em livre acesso. Neste contexto, enfatiza-se o papel central da Ciência da Informação e dos seus profissionais na biblioteca escolar, em especial na transmissão de competências de literacia da informação.BAD2007-12-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48798/cadernosbad.774por1645-28950007-9421Terra, Ana LúciaSá, Salvinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:10:37Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/774Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:20.849635Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
title Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
spellingShingle Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
Terra, Ana Lúcia
Ensaios, estudos e projetos
title_short Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
title_full Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
title_fullStr Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
title_full_unstemmed Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
title_sort Uma análise de comportamento informacional: a utilização dos recursos da biblioteca escolar
author Terra, Ana Lúcia
author_facet Terra, Ana Lúcia
Sá, Salvina
author_role author
author2 Sá, Salvina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terra, Ana Lúcia
Sá, Salvina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensaios, estudos e projetos
topic Ensaios, estudos e projetos
description Neste artigo, apresentamos um estudo de caso centrado na análise do comportamento informacional de uma amostra dos alunos frequentadores da rede municipal de bibliotecas escolares do concelho de Vila de Conde. Procurámos conhecer as competências dos discentes para utilizarem as colecções e os recursos tecnológicos disponíveis no espaço da biblioteca escolar, em particular as formas de pesquisa de informação ou de localização e de uso dos documentos em livre acesso. Neste contexto, enfatiza-se o papel central da Ciência da Informação e dos seus profissionais na biblioteca escolar, em especial na transmissão de competências de literacia da informação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48798/cadernosbad.774
url https://doi.org/10.48798/cadernosbad.774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1645-2895
0007-9421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv BAD
publisher.none.fl_str_mv BAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130367531155456