"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/15074 |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo medir os níveis de bem-estar subjetivo e de qualidade de vida dos estudantes de nacionalidade brasileira que estudam na Universidade do Algarve (UAlg). Para verificar se a UAlg é um bom sítio para estudar e se Faro é uma boa cidade para viver. Para além disso, pretende-se testar se os estudantes que consideram a UAlg um bom estabelecimento de ensino superior para estudar e Faro um bom local para viver apresentavam maiores níveis de bem-estar subjetivo e de qualidade de vida comparativamente aos alunos que não consideram. Para este efeito serão utilizadas a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) e a versão em Português de Portugal do instrumento abreviado de avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref). Estas escalas foram aplicadas num inquérito por questionário, através de entrevista eletrónica a uma amostra de 102 estudantes de nacionalidade brasileira. Os resultados dos inquéritos por questionário são tratados recorrendo a análise estatística univariada, coeficientes de correlação e testes não-paramétricos, tais como os testes U de Mann-Whitney, H de Kruskal-Wallis e Qui-quadrado. Verifica-se que mais de 80% dos alunos afirmaram considerar Faro um bom sítio para viver e a UAlg um bom sítio para estudar. A média mais elevada dos fatores da escala EBES foi a dos afetos positivos. Por sua vez, a média mais elevada dos domínios da escala WHOQOL foi a do domínio físico, seguido do domínio meio ambiente. Os resultados dos testes estatísticos indicam que os estudantes brasileiros que consideram a Universidade do Algarve um bom sítio para estudar e Faro um bom local para viver apresentam níveis significativamente mais elevados de qualidade de vida (especialmente no domínio físico, das relações ambientais e no domínio das relações pessoais) e de bem-estar subjetivo (especialmente nos afetos positivos), do que os restantes. Assim sendo, conclui-se que os alunos consideram Faro um bom sítio para viver e a UAlg um bom sítio para estudar, ou seja, verifica-se que de facto o slogan espelha a realidade, pelo que não existe necessidade de alteração. |
id |
RCAP_c222c917b0cf3a1a7958868b4022f1ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15074 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do AlgarveBem-estar subjetivoQualidade de vidaUAlgEbesWhoqol-brefEstudantes brasileirosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEsta investigação tem como objetivo medir os níveis de bem-estar subjetivo e de qualidade de vida dos estudantes de nacionalidade brasileira que estudam na Universidade do Algarve (UAlg). Para verificar se a UAlg é um bom sítio para estudar e se Faro é uma boa cidade para viver. Para além disso, pretende-se testar se os estudantes que consideram a UAlg um bom estabelecimento de ensino superior para estudar e Faro um bom local para viver apresentavam maiores níveis de bem-estar subjetivo e de qualidade de vida comparativamente aos alunos que não consideram. Para este efeito serão utilizadas a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) e a versão em Português de Portugal do instrumento abreviado de avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref). Estas escalas foram aplicadas num inquérito por questionário, através de entrevista eletrónica a uma amostra de 102 estudantes de nacionalidade brasileira. Os resultados dos inquéritos por questionário são tratados recorrendo a análise estatística univariada, coeficientes de correlação e testes não-paramétricos, tais como os testes U de Mann-Whitney, H de Kruskal-Wallis e Qui-quadrado. Verifica-se que mais de 80% dos alunos afirmaram considerar Faro um bom sítio para viver e a UAlg um bom sítio para estudar. A média mais elevada dos fatores da escala EBES foi a dos afetos positivos. Por sua vez, a média mais elevada dos domínios da escala WHOQOL foi a do domínio físico, seguido do domínio meio ambiente. Os resultados dos testes estatísticos indicam que os estudantes brasileiros que consideram a Universidade do Algarve um bom sítio para estudar e Faro um bom local para viver apresentam níveis significativamente mais elevados de qualidade de vida (especialmente no domínio físico, das relações ambientais e no domínio das relações pessoais) e de bem-estar subjetivo (especialmente nos afetos positivos), do que os restantes. Assim sendo, conclui-se que os alunos consideram Faro um bom sítio para viver e a UAlg um bom sítio para estudar, ou seja, verifica-se que de facto o slogan espelha a realidade, pelo que não existe necessidade de alteração.This research focuses on the Brazilian students that study at the University of Algarve and has the goal of measuring the levels of quality of life and subjective well-being of these students. In order to verify if UAlg is a good place to study and if Faro is a good city to live. To this extent, two scales were used, namely, the short version of the Quality of Life scale of the World Health Organization Quality of Life, and the Subjective Well-Being Scale (EBES). These scales were applied to self-administered online survey, which resulted in 102 valid responses. In addition, this study intended to test if the students who consider UAlg a good university to study and Faro a good place to live, had higher levels of subjective well-being and quality of life. The results of the questionnaires were analysed with univariate statistics, correlation coefficients and nonparametric tests, such as Mann-Whitney U’s, Kruskal- -Wallis H’s and Chi-square. The highest mean of the factors of the EBES scale was the positive affects factor. Plus, the highest mean of the WHOQOL-Bref’s scale domains was the physical domain, followed by the environmental domain. Results showed that the students of Brazilian origin enrolled in UAlg presented high levels of quality of life and subjective well-being. The results also showed that these students enjoyed studying at this university and in the city of Faro. This points out that the University of Algarve is not required to change its slogan, at least as far as the students of Brazilian origin are concerned.Pereira, Luís NobreBrás, MariaSapientiaDourado, João Luís Santos2021-02-11T14:48:34Z2019-07-222019-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/15074TID:202543781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:27:28Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/15074Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:05:59.115334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve |
title |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve |
spellingShingle |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve Dourado, João Luís Santos Bem-estar subjetivo Qualidade de vida UAlg Ebes Whoqol-bref Estudantes brasileiros Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve |
title_full |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve |
title_fullStr |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve |
title_full_unstemmed |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve |
title_sort |
"Estudar onde é bom viver" Avaliação do bem-estar subjetivo e qualidade de vida dos alunos de nacionalidade brasileira a frequentar a Universidade do Algarve |
author |
Dourado, João Luís Santos |
author_facet |
Dourado, João Luís Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Luís Nobre Brás, Maria Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, João Luís Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar subjetivo Qualidade de vida UAlg Ebes Whoqol-bref Estudantes brasileiros Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Bem-estar subjetivo Qualidade de vida UAlg Ebes Whoqol-bref Estudantes brasileiros Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Esta investigação tem como objetivo medir os níveis de bem-estar subjetivo e de qualidade de vida dos estudantes de nacionalidade brasileira que estudam na Universidade do Algarve (UAlg). Para verificar se a UAlg é um bom sítio para estudar e se Faro é uma boa cidade para viver. Para além disso, pretende-se testar se os estudantes que consideram a UAlg um bom estabelecimento de ensino superior para estudar e Faro um bom local para viver apresentavam maiores níveis de bem-estar subjetivo e de qualidade de vida comparativamente aos alunos que não consideram. Para este efeito serão utilizadas a Escala de Bem-Estar Subjetivo (EBES) e a versão em Português de Portugal do instrumento abreviado de avaliação da Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-Bref). Estas escalas foram aplicadas num inquérito por questionário, através de entrevista eletrónica a uma amostra de 102 estudantes de nacionalidade brasileira. Os resultados dos inquéritos por questionário são tratados recorrendo a análise estatística univariada, coeficientes de correlação e testes não-paramétricos, tais como os testes U de Mann-Whitney, H de Kruskal-Wallis e Qui-quadrado. Verifica-se que mais de 80% dos alunos afirmaram considerar Faro um bom sítio para viver e a UAlg um bom sítio para estudar. A média mais elevada dos fatores da escala EBES foi a dos afetos positivos. Por sua vez, a média mais elevada dos domínios da escala WHOQOL foi a do domínio físico, seguido do domínio meio ambiente. Os resultados dos testes estatísticos indicam que os estudantes brasileiros que consideram a Universidade do Algarve um bom sítio para estudar e Faro um bom local para viver apresentam níveis significativamente mais elevados de qualidade de vida (especialmente no domínio físico, das relações ambientais e no domínio das relações pessoais) e de bem-estar subjetivo (especialmente nos afetos positivos), do que os restantes. Assim sendo, conclui-se que os alunos consideram Faro um bom sítio para viver e a UAlg um bom sítio para estudar, ou seja, verifica-se que de facto o slogan espelha a realidade, pelo que não existe necessidade de alteração. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-22 2019-07-22T00:00:00Z 2021-02-11T14:48:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/15074 TID:202543781 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/15074 |
identifier_str_mv |
TID:202543781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133300634157056 |