Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Flávia Caseiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34145
Resumo: O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. Tem como objetivo a reflexão crítica sobre a compreensão da pedagogia do violino, através da leitura de tratados, livros e métodos escritos ao longo de toda a história, como forma de criação de uma metodologia própria baseada em informação escrita por pedagogos com resultados de excelência. O trabalho está dividido em duas partes, sendo que a primeira parte remete ao projeto de investigação que pretende deixar uma análise e comparação dos tratados de Leopold Auer e Ivan Galamian, escrita em português, para consulta de todos os professores e alunos. No sentido de obter dados que elucidassem esta investigação, foi delineado um questionário, dirigido a 26 professores de violino que visou verificar a importância da compreensão da história da pedagogia do violino por parte dos professores, para a organização e criação da sua própria metodologia, assim como verificar a pertinência da tradução para português e comparação de tratados escritos ao longo de todos os tempos. Foi possível verificar através da análise do questionário, que praticamente todos os professores conhecem e utilizam abordagens do pedagogo Galamian. Já em relação ao Auer o caso é oposto, já que a percentagem de professores que conhece e utiliza, é muito baixa. Foi possível verificar, também, que a maioria dos professores concorda que é importante conhecer literatura relacionada com a pedagogia do violino e que consideram muito pertinente a existência de traduções destes tratados. A segunda parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a componente Prática de Ensino.
id RCAP_c22740b7ee735b94b184481b07b27f85
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em PortugalPedagogia do violinoLeopold AuerIvan GalamianTratados de violinoO presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. Tem como objetivo a reflexão crítica sobre a compreensão da pedagogia do violino, através da leitura de tratados, livros e métodos escritos ao longo de toda a história, como forma de criação de uma metodologia própria baseada em informação escrita por pedagogos com resultados de excelência. O trabalho está dividido em duas partes, sendo que a primeira parte remete ao projeto de investigação que pretende deixar uma análise e comparação dos tratados de Leopold Auer e Ivan Galamian, escrita em português, para consulta de todos os professores e alunos. No sentido de obter dados que elucidassem esta investigação, foi delineado um questionário, dirigido a 26 professores de violino que visou verificar a importância da compreensão da história da pedagogia do violino por parte dos professores, para a organização e criação da sua própria metodologia, assim como verificar a pertinência da tradução para português e comparação de tratados escritos ao longo de todos os tempos. Foi possível verificar através da análise do questionário, que praticamente todos os professores conhecem e utilizam abordagens do pedagogo Galamian. Já em relação ao Auer o caso é oposto, já que a percentagem de professores que conhece e utiliza, é muito baixa. Foi possível verificar, também, que a maioria dos professores concorda que é importante conhecer literatura relacionada com a pedagogia do violino e que consideram muito pertinente a existência de traduções destes tratados. A segunda parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a componente Prática de Ensino.This report refers to the work developed within the subject of Practice of Teaching, integrated in the 2nd year of the master’s course in Music Teaching at the University of Aveiro. Its objective is to critically reflect on the understanding of violin pedagogy, through the reading of treatises, books and methods written throughout history, as a way of creating its own methodology based on information written by pedagogues with excellent results. The work is divided into two parts, the first part referring to the research project that intends to leave an analysis and comparison of the treatises by Leopold Auer and Ivan Galamian, written in Portuguese, for consultation by all teachers and students. In order to obtain data to clarify this investigation, a questionnaire was designed, addressed to 26 violin teachers, which aimed to verify the importance of understanding the history of violin pedagogy by teachers, for the organization and creation of their own methodology, as well as verifying the relevance of the translation into Portuguese and comparison of treatises written throughout the ages. It was possible to verify, through the analysis of the questionnaire, that practically all teachers know and use the Galamian pedagogue's approaches. In relation to Auer, the case is the opposite, since the percentage of teachers who know and use it is very low. It was also possible to verify that most teachers agree that it is important to know literature related to violin pedagogy and that they consider the existence of translations of these treatises very relevant. The second part of this report focuses on observation and reflection on the context in which the Teaching Practice took place.2022-07-15T08:26:18Z2021-11-29T00:00:00Z2021-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34145porMarques, Flávia Caseiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:51Zoai:ria.ua.pt:10773/34145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:30.496246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
title Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
spellingShingle Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
Marques, Flávia Caseiro
Pedagogia do violino
Leopold Auer
Ivan Galamian
Tratados de violino
title_short Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
title_full Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
title_fullStr Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
title_full_unstemmed Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
title_sort Auer e Galamian: análise e comparação dos conteúdos fulcrais do ensino do violino e os seus contributos na pedagogia em Portugal
author Marques, Flávia Caseiro
author_facet Marques, Flávia Caseiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Flávia Caseiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia do violino
Leopold Auer
Ivan Galamian
Tratados de violino
topic Pedagogia do violino
Leopold Auer
Ivan Galamian
Tratados de violino
description O presente relatório remete para o trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro. Tem como objetivo a reflexão crítica sobre a compreensão da pedagogia do violino, através da leitura de tratados, livros e métodos escritos ao longo de toda a história, como forma de criação de uma metodologia própria baseada em informação escrita por pedagogos com resultados de excelência. O trabalho está dividido em duas partes, sendo que a primeira parte remete ao projeto de investigação que pretende deixar uma análise e comparação dos tratados de Leopold Auer e Ivan Galamian, escrita em português, para consulta de todos os professores e alunos. No sentido de obter dados que elucidassem esta investigação, foi delineado um questionário, dirigido a 26 professores de violino que visou verificar a importância da compreensão da história da pedagogia do violino por parte dos professores, para a organização e criação da sua própria metodologia, assim como verificar a pertinência da tradução para português e comparação de tratados escritos ao longo de todos os tempos. Foi possível verificar através da análise do questionário, que praticamente todos os professores conhecem e utilizam abordagens do pedagogo Galamian. Já em relação ao Auer o caso é oposto, já que a percentagem de professores que conhece e utiliza, é muito baixa. Foi possível verificar, também, que a maioria dos professores concorda que é importante conhecer literatura relacionada com a pedagogia do violino e que consideram muito pertinente a existência de traduções destes tratados. A segunda parte deste relatório incide na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a componente Prática de Ensino.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-29T00:00:00Z
2021-11-29
2022-07-15T08:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34145
url http://hdl.handle.net/10773/34145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137710179352576