Transporte de contentores por navegação costeira nacional em Portugal em complemento do comboio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Marta Santana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/47114
Resumo: As preocupações pela otimização do sistema de transportes têm suscitado alterações na utilização dos diferentes modos, no sentido de promover a utilização preferencial dos transportes com custos mais baixos, menos consumidores de energia e menos poluentes, e com mais baixas pressões em termos de uso do território. Nesse contexto, tem-se observado o sucesso em alguns países do Note da Europa da tendência para o uso crescente do transporte de contentores por via marítima de curta distancia, nomeadamente em serviços de cabotagem entre portos de um país, abrangendo ou não ligações a zonas interiores, com o claro objetivo de reduzir a utilização do modo rodoviário em zonas de grande intensidade de tráfego. O presente trabalho de projeto tem como tema de fundo o “transporte de contentores por via marítima em Portugal em alternativa ao camião e ao comboio”, desde o porto de Sines até vários portos da costa portuguesa, tendo em vista melhorar as condições de escoamento dos contentores movimentados naquele porto. Pretende-se, assim, demonstrar a viabilidade da implementação de uma alternativa que não tem sido utilizada recentemente em Portugal, mas que no passado teve uma importância significativa na circulação das mercadorias entre diferentes regiões costeiras, através de vários portos. Tal opção de transporte permitiria encontrar soluções alternativas para a movimentação de contentores no território nacional, face ao aumento de atividade que se tem registado no Porto de Sines, quer nas importações, quer nas exportações. O interesse pela temática foi igualmente potenciado pelo facto desta implementação de transporte por navegação costeira implicar investimentos muito reduzidos, aumentar a competitividade dos portos através da competitividade entre os vários operadores modais que asseguram a circulação dos contentores de e para Sines. Teve-se ainda em conta a perspetiva de melhorar as alternativas no escoamento de contentores para toda a costa portuguesa através de um transporte mais amigo do ambiente e com maior capacidade de carga, assim como garantir a sustentabilidade financeira das empresas.
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