Mickey Sabbath: A pulsão de morte e o desligamento num personagem literário
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.235 |
Resumo: | A literatura é um meio privilegiado para perscrutar as lógicas de pensamento e conduta humanas. Este exercício procura analisar os processos psíquicos de um personagem literário, Mickey Sabbath, a personagem principal da obra de Philip Roth O Teatro de Sabbath, à luz de um dos pilares teóricos do edifício teórico freudiano: o conceito da Pulsão de Morte. Surgido pela primeira vez em 1920 no famigerado artigo de Freud Além do Princípio do Prazer, apontamos como este conceito foi revisto e reinterpretado por autores como Jean Laplanche e André Green, ao longo do tempo e da constante reinvenção teórica psicanalítica. Através de uma grelha de análise interpretativa criada como uma extensão de uma metodologia preexistente – o método-T.A.T. – procuramos ter acesso a indicadores sobre a organização mental da personagem em estudo. Seleccionando cinco excertos da obra, estudamos os principais procedimentos e problemáticas psíquicos evidenciados pelo discurso da personagem. Finalmente, é proposta uma análise da personagem seguindo a lógica do conceito já referido da Pulsão de Morte. |
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