All you need is music : caracterização da regulação emocional dos jovens através da música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baltazar, Ana Margarida Macedo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2166
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
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spelling All you need is music : caracterização da regulação emocional dos jovens através da músicaEmoçõesMúsicaAdolescência - PortugalTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia Clínica e da Saúde - Núcleo de Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A maioria das pessoas reconhece na música um grande poder sobre as emoções e usa-a de acordo com os efeitos que pretende. Os efeitos emocionais procurados na música têm indicado aos investigadores que existe uma utilização da música com objectivos de regulação emocional. A frequência com que os jovens ouvem música, a relação que estabelecem com este recurso e as suas próprias características desenvolvimentistas tornam-nos participantes ideais para o presente estudo. Assim, o principal objectivo deste estudo foi compreender a utilização da música na regulação emocional por parte dos jovens. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas a seis jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos. A análise de conteúdo possibilitou a construção de categorias com base teórica e base empírica. O modelo teórico adoptado foi o modelo de processo de regulação emocional de Gross (1998b), que postula a existência de vários momentos nos quais se pode registar um esforço de regulação: selecção da situação, modificação da situação, gestão da atenção e modulação da resposta. Os resultados revelaram que a música é usada pelos jovens em todas as fases do processo de regulação emocional e que existem várias estratégias associadas a cada fase e subjacentes à audição de música. As estratégias mais frequentemente referidas foram a reavaliação cognitiva, o aumento da intensidade subjectiva da emoção, a provocação de emoções desejadas, a substituição da emoção, a distracção e a modulação de aspectos comportamentais. As limitações do presente trabalho, as implicações para a investigação e sugestões para estudos futuros são apresentadas e discutidas.Most people recognize the power music has on their emotions and use it accordingly with the effects that they want. The emotional effects people look for in music have been showing the researchers that there is a utilization of music with emotion regulation goals. The youth's frequency of music listening, the relationship established with this resource and their own developmental characteristics make them the ideal participants for the present study. Therefore, the main goal of this study was to understand the utilization of music for the emotion regulation by young people. The data was gathered by conducting semi-structured interviews with six young people, aged between 16 and 21 years old. The content analysis allowed the construction of categories with a theoretical and an empirical basis. The adopted theoretical model was the Gross' emotion regulation process model (1998b), that postulates the existence of several moments in which it is possible to observe a regulation effort: situation selection, situation modification, attention deployment and response modulation. The results showed that music is used by young people on all the phases of the emotion regulation process and that there are several strategies associated with each phase and underlying the music listening. The most referred strategies were cognitive reappraisal, increase of the subjective intensity of an emotion, stimulation of desired emotions, replacement of the experienced emotion, distraction and modulation of behavioral responding. Limitations of the present work, implications for the investigation and suggestions for future studies are presented and discussed.Silva, Adelina Lopes da, 1945-Repositório da Universidade de LisboaBaltazar, Ana Margarida Macedo2010-12-09T13:14:39Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2166porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000580953info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:37.523607Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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