Cidadania e o ensino de História: A importância de pensar o passado, o presente e o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Rúben Cardoso Amado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93355
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
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spelling Cidadania e o ensino de História: A importância de pensar o passado, o presente e o futuroCitizenship and History Teaching: The importance of thinking the past, the present and the futureCidadania e DesenvolvimentoDidática da HistóriaDireitos HumanosCitizenship and DevelopmentHistory TeachingHuman rightsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasCidadania e Desenvolvimento e ensino de História são duas áreas de estudo abordadas neste relatório que pretende evidenciar a forma como estas duas disciplinas, podem atuar conjuntamente, na obtenção de resultados positivos em termos das aprendizagens desejadas para a construção do perfil do aluno, ao longo do ensino obrigatório. Por um lado, a História como disciplina nuclear e integrante do currículo escolar, desde o século passado, que à luz das políticas atuais, tem perdido o seu espaço, assim como alguns dos seus conteúdos têm sido subtraídos do programa. Por outro lado, Cidadania e Desenvolvimento apresenta-se como uma versão melhorada da disciplina anteriormente designada por Formação Cívica, com novos mecanismos e objetivos, propondo-se a transformação dos alunos, em cidadãos do mundo, capazes de enfrentar os problemas do presente e do futuro. O presente relatório apresenta como principal objetivo demonstrar como as duas disciplinas se podem reforçar e complementar, ao invés de atuar como polos opostos, anulando-se uma a outra, na disputa por maior carga horária ou maior destaque no conjunto de disciplinas que integram o ensino obrigatório. Metodologia: No presente estágio foi utilizado um desenho metodológico qualitativo, transversal e correlacional subjacente à planificação e preparação de aulas estruturadas com base em atividades desenvolvidas em sala de aula, diversificadas em termos de aprendizagens, onde se demostrou como estas duas disciplinas se podem interligar, mesmo quando cada uma delas ambiciona metas e objetivos diferenciados. A partir do que se tem refletido em torno destas temáticas e de experiências pedagógicas desenvolvidas em contexto escolar real, apresentamos propostas de atividades que promovem equilíbrio disciplinar, entre as duas áreas e estabelecem pontes para o desenvolvimento de trabalho articulado e concertado entre a História e a Cidadania e Desenvolvimento. Promovemos ainda, o desenvolvimento de projetos, cuja, implementação recorreu a estratégias diversificadas, de modo a captar a atenção dos alunos fomentando a reflexão e análise crítica de um conjunto de situações atuais e do passado. Resultados: Da análise dos questionários e através da elaboração de diversos projetos que envolveram os domínios de Cidadania e Desenvolvimento em estreita ligação com alguns dos conteúdos da disciplina de História permitiu-nos constatar a diversificação de estratégias que estas duas áreas podem gerar para o desenvolvimento das competências/aprendizagens desejadas que o aluno adquira ao longo do seu percurso académico, nomeadamente através da utilização de conteúdos históricos para legitimar a valorização de atitudes no presente que evitem algumas atrocidades e injustiças que caraterizaram o passado da Humanidade, e que em alguns casos continuam a existir, salientando por isso a importância que disciplinas como Cidadania e Desenvolvimento e a História continuam a ter para a formação de cidadãos respeitadores e defensores dos direitos humanos no presente imediato.Citizenship and Development and History teaching are two areas of study addressed in this report that aims to highlight how these two disciplines can act together, in order to obtain positive results in terms of the desired learning for the construction of the student's profile, throughout compulsory education. On the one hand, history as a nuclear discipline and an integral part of the school curriculum since the last century, which in the light of current policies has lost its place, just as some of its contents have been removed from the program. On the other hand, Citizenship and Development presents itself as an improved version of the discipline previously called Civic Training, with new mechanisms and objectives, proposing the transformation of students, into citizens of the world, capable of facing the problems of the present and the future. The main objective of this report is to demonstrate how the two subjects can be strengthened and complemented, instead of acting as opposing poles, cancelling each other out in the dispute for greater workload or greater prominence in the set of subjects that make up compulsory education. Methodology: At this stage, a qualitative, transversal and correlational methodological design underlying the planning and preparation of structured classes based on activities developed in the classroom, diversified in terms of learning, was used, where it was demonstrated how these two disciplines can be interconnected, even when each one of them aspires to different goals and objectives. Based on what has been reflected on these themes and on pedagogical experiences developed in a real school context, we present proposals for activities that promote disciplinary balance between the two areas and establish bridges for the development of articulated and concerted work between History and Citizenship and Development. We also promote the development of projects, whose implementation resorted to diversified strategies, in order to capture the attention of students by fostering reflection and critical analysis of a set of current and past situations. Results: From the analysis of the questionnaires and through the preparation of several projects involving the domains of Citizenship and Development in close connection with some of the contents of the History discipline, we were able to see the diversification of strategies that these two areas can generate for the development of the desired skills/learning that the student acquires throughout his or her academic career, namely through the use of historical contents to legitimize the valorization of attitudes in the present that avoid some atrocities and injustices that have characterized the past of Humanity, and that in some cases continue to exist, emphasizing the importance that disciplines such as Citizenship and Development and History continue to have for the training of citizens who respect and defend human rights in the immediate present.2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93355http://hdl.handle.net/10316/93355TID:202519465porGomes, Rúben Cardoso Amadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:46:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:19.197324Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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