Práticas educativas não formais como promotoras de proteção e bem-estar em adolescentes em situação de vulnerabilidade social : Projeto Barra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Catarina Lança Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/39253
Resumo: O Projeto Barra, apresentado no âmbito do mestrado em Serviço Social na vertente de Empreendedorismo e Inovação na Economia Social, da Universidade Católica Portuguesa, pretende apresentar uma proposta de resposta no âmbito das práticas educativas não formais como promotoras de proteção e bem-estar para adolescentes que vivem situações de vulnerabilidade social. A adolescência é marcada por mudanças complexas no desenvolvimento biopsicossocial e pela construção da identidade própria dos adolescentes (Vanderley et al., 2020) que levam a mudanças no âmbito individual, familiar e comunitário (cf. Andrade, 2012), o que confere a esta fase de vida um caráter ambíguo e vulnerável. Estas mudanças acentuam-se ainda mais quando os adolescentes vivem situações de vulnerabilidade social, adquirindo perspetivas desfavoráveis de vida e levando à perpetuação dos ciclos de vulnerabilidade e pobreza. Sabe-se, contudo, que existem fatores protetores em vários níveis que poderão atenuar os efeitos dos fatores adversos, contribuindo para que os adolescentes tenham resultados mais adaptativos a essas situações e rompam este ciclo. A proposta fundamenta-se através dos resultados obtidos no processo de entrevista a especialistas e na revisão de literatura, tendo permitido consolidar uma resposta no âmbito da prevenção da vulnerabilidade social e risco na adolescência. O Projeto Barra, em funcionamento desde 2018, pretende ser um espaço seguro que garanta o aumento do bem-estar e perceção de sentido de vida dos adolescentes, descobrindo gostos e talentos e sonhando o seu futuro de forma consciente e planeada, devolvendo à comunidade o que constroem, numa lógica de participação ativa e desenvolvimento da comunidade.
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