O efeito da cultura na divulgação das Key Audit Matters : evidência de clientes europeus de uma Big 4

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Mariana Sofia Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19151
Resumo: Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
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spelling O efeito da cultura na divulgação das Key Audit Matters : evidência de clientes europeus de uma Big 4Key Audit MattersCulturaPower DistanceIndividualism versus CollectivismCultureMestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças EmpresariaisA partir da entrada em vigor do novo relatório de auditoria, tornou-se obrigatória a comunicação das Key Audit Matters (KAMs) para as auditorias das demonstrações financeiras para os períodos findos em ou após 15 de dezembro de 2016 de entidades de interesse público. Desta forma e tendo em conta que os fatores culturais podem influenciar os julgamentos e decisões dos auditores sobre a divulgação das KAMs, a presente dissertação investiga o possível efeito que a cultura do país de origem da empresa de auditoria tem na divulgação das KAMs no relatório de auditoria. Para realizar este estudo, obteve-se o número de KAMs através dos relatórios de auditoria do ano de 2017 de entidades de interesse público, todas elas cotadas, e auditadas pela Deloitte da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia. Além disso, obteve-se as pontuações para cada uma das duas dimensões culturais (Power Distance e Individualism versus Collectivism) de Hofstede atribuídas aos vários países, através da ferramenta de comparação de países de Hofstede Insights. Os resultados obtidos através do estudo demonstram que quanto mais um auditor reconhece e respeita a diferença de poder, menor é o número de KAMs que ele tende a divulgar no relatório de auditoria. Esta tendência para divulgar um menor número de KAMs também ocorre quanto mais um auditor tiver preferência pelo individualismo. Assim, o estudo demonstra que o efeito da cultura se sobrepõe à pertença da auditora a uma rede.From the entry into force of the new audit report, the communication of the Key Audit Matters (KAMs) has become mandatory for the audits of financial statements for the periods ending on or after December 15, 2016 of public interest entities. Thus, and taking into account that cultural factors may influence the judgments and decisions of auditors on the disclosure of KAMs, this dissertation researches the possible effect that the culture of the country of origin of the audit firm has in the disclosure of KAMs in the audit report. In order to conduct this study, we obtained the number of KAMs using the 2017 audit report of public interest entities, all of them listed and audited by the German, Belgian, Spanish, French, Dutch, Irish, Italian, Portuguese, British and Sweden Deloitte. Moreover, we obtained the scores for each of the two cultural dimensions (Power Distance and Individualism versus Collectivism) by Hofstede assigned to the different countries, using the country comparison tool of Hofstede Insights. The results obtained in this study reveal that the more an auditor recognises and respects the difference in power, the smaller the number of KAMs that he intends to disclose in the audit report is. This tendency to disclose a smaller number of KAMs also occurs the more an auditor prefers individualism. Thus, the study shows that the effect of culture superimposes the fact that the audit company belongs to a network.Instituto Superior de Economia e GestãoMorais, AnaRepositório da Universidade de LisboaFidalgo, Mariana Sofia Oliveira2019-12-27T10:52:48Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19151porFidalgo, Mariana Sofia Oliveira (2019). "O efeito da cultura na divulgação das Key Audit Matters : evidência de clientes europeus de uma Big 4". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:39Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19151Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:05.261472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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