Alguns aspectos da educação na sociedade da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabugueira, Artur Martins
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.156
Resumo: O presente artigo. constitui um contributo para a caracterização da sociedade tecnológica ou sociedade da informação. na qual vivemos emersos nos mais diversos aspectos e com os quais temos de saber operar para poder "sobreviver'·, dando enfoque ao problema da infoexclusão, dadas as disparidades no acesso às novas tecnologias por parte dos diferentes países e, dentro de cada país, por parte dos diferentes sectores económicos e sociais. Apresentamos, de seguida, alguns argumentos para defender a utilização das novas tecnologias no campo educativo, embora também coloquemos em relevo alguns eventuais efeitos negativos dessa mesma utilização. Terminamos com a abordagem duma questão que hoje em dia ganha uma cada vez maior acuidade: a questão do "novo" papel do professor na sociedade tecnológica em que vivemos - as tecnologias poderão vir a substituir a figura do professor? O professor manterá as suas funções tradicionais ou o seu papel sofrerá mudanças profundas em adaptação à nova realidade?
id RCAP_c2ac687fbb4831c00bfa65467ea44084
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/156
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alguns aspectos da educação na sociedade da informaçãoO presente artigo. constitui um contributo para a caracterização da sociedade tecnológica ou sociedade da informação. na qual vivemos emersos nos mais diversos aspectos e com os quais temos de saber operar para poder "sobreviver'·, dando enfoque ao problema da infoexclusão, dadas as disparidades no acesso às novas tecnologias por parte dos diferentes países e, dentro de cada país, por parte dos diferentes sectores económicos e sociais. Apresentamos, de seguida, alguns argumentos para defender a utilização das novas tecnologias no campo educativo, embora também coloquemos em relevo alguns eventuais efeitos negativos dessa mesma utilização. Terminamos com a abordagem duma questão que hoje em dia ganha uma cada vez maior acuidade: a questão do "novo" papel do professor na sociedade tecnológica em que vivemos - as tecnologias poderão vir a substituir a figura do professor? O professor manterá as suas funções tradicionais ou o seu papel sofrerá mudanças profundas em adaptação à nova realidade?Universidade Católica Portuguesa2005-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.156oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/156Gestão e Desenvolvimento; No 13-14 (2005); 139-158Gestão e Desenvolvimento; n. 13-14 (2005); 139-1582184-56380872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.13-14reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/156https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.156https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/156/144Direitos de Autor (c) 2005 Artur Martins Cabugueirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCabugueira, Artur Martins2022-09-23T15:47:09Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:04:29.138623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
title Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
spellingShingle Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
Cabugueira, Artur Martins
title_short Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
title_full Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
title_fullStr Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
title_full_unstemmed Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
title_sort Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
author Cabugueira, Artur Martins
author_facet Cabugueira, Artur Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabugueira, Artur Martins
description O presente artigo. constitui um contributo para a caracterização da sociedade tecnológica ou sociedade da informação. na qual vivemos emersos nos mais diversos aspectos e com os quais temos de saber operar para poder "sobreviver'·, dando enfoque ao problema da infoexclusão, dadas as disparidades no acesso às novas tecnologias por parte dos diferentes países e, dentro de cada país, por parte dos diferentes sectores económicos e sociais. Apresentamos, de seguida, alguns argumentos para defender a utilização das novas tecnologias no campo educativo, embora também coloquemos em relevo alguns eventuais efeitos negativos dessa mesma utilização. Terminamos com a abordagem duma questão que hoje em dia ganha uma cada vez maior acuidade: a questão do "novo" papel do professor na sociedade tecnológica em que vivemos - as tecnologias poderão vir a substituir a figura do professor? O professor manterá as suas funções tradicionais ou o seu papel sofrerá mudanças profundas em adaptação à nova realidade?
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.156
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/156
url https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.156
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/156
https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.156
https://revistas.ucp.pt/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/156/144
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2005 Artur Martins Cabugueira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2005 Artur Martins Cabugueira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento; No 13-14 (2005); 139-158
Gestão e Desenvolvimento; n. 13-14 (2005); 139-158
2184-5638
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.13-14
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130507429019648