Alguns aspectos da educação na sociedade da informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2005.156 |
Resumo: | O presente artigo. constitui um contributo para a caracterização da sociedade tecnológica ou sociedade da informação. na qual vivemos emersos nos mais diversos aspectos e com os quais temos de saber operar para poder "sobreviver'·, dando enfoque ao problema da infoexclusão, dadas as disparidades no acesso às novas tecnologias por parte dos diferentes países e, dentro de cada país, por parte dos diferentes sectores económicos e sociais. Apresentamos, de seguida, alguns argumentos para defender a utilização das novas tecnologias no campo educativo, embora também coloquemos em relevo alguns eventuais efeitos negativos dessa mesma utilização. Terminamos com a abordagem duma questão que hoje em dia ganha uma cada vez maior acuidade: a questão do "novo" papel do professor na sociedade tecnológica em que vivemos - as tecnologias poderão vir a substituir a figura do professor? O professor manterá as suas funções tradicionais ou o seu papel sofrerá mudanças profundas em adaptação à nova realidade? |
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