O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Eglantina Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12883
Resumo: Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_c2b6925b15d8e7b3b1d7ec76b380d2e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de InfânciaJardim de infânciaCompreensão inferencialCompreensão oralHistórias para CriançasChildren’s storiesOral comprehensionInferential comprehensionKindergartenRelatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta da análise, reflexão crítica e avaliação do percurso de intervenção da Prática Profissional Supervisionada II e evidencia o processo de uma investigação em sala de atividades no mesmo âmbito, junto de um grupo de crianças em contexto de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos. A partir de um momento de leitura – prática recorrente neste contexto –, é detetada a dificuldade deste grupo de crianças em inferir acerca da história ouvida. Como consequência desta situação desencadeadora, emerge como problemática da investigação a compreensão oral em crianças desta faixa etária. O objeto de estudo tornou-se o de saber se o questionamento das histórias para a infância contribui para o desenvolvimento da compreensão inferencial das crianças. Para uma intervenção pertinente, utilizou-se a investigação-ação, em que, através do desenho de um plano de ação com a leitura de histórias e suas questões, se pretendeu demonstrar quais eram os contributos desta prática para a compreensão oral das crianças. A análise, comparação e apresentação dos resultados foram possíveis através da observação, notas de campo e testes de compreensão aplicados. É possível trabalhar ao nível da compreensão inferencial com crianças desta idade, assumindo-se as histórias como uma estratégia privilegiada por não formalizarem a apreensão desta capacidade. As crianças demonstraram que passaram a saber inferir, com explicações complexas e próprias, acerca do conteúdo das histórias lidas, de acordo com o que ouviam, observavam das ilustrações e mobilizavam de conhecimentos prévios. Desta forma, o Jardim de Infância com mediadores preocupados em enriquecer os momentos da leitura de contos oferece um ambiente de excelência para o desenvolvimento desde tipo de capacidades que são tão importantes para a vida escolar (e geral) das crianças.ABSTRACT This report results from the analysis, critical reflection and evaluation of the path of intervention of the Prática Profissional Supervisionada II demonstrating the process of an investigation at an activity room, with a group of children in the context of Kindergarten, aged between 4 and 6 years. From a storytelling moment – a recurring practice in this context – I managed to detect the difficulty of this group of children in inferring about a heard story. Oral comprehension in children of this age group emerges as a problem of investigation because of this triggering situation. So, the object of study became: does questioning about children's stories contribute to the development of children’s inferential comprehension? For a relevant intervention, action research was used, in which through the design of an action plan with the reading of children's stories and their questions, I intended to demonstrate what the contributions of this practice to the oral comprehension of children were. Analysis, comparison and presentation of results were possible through observation, field notes and applied comprehension tests. It is possible to work at the inferential understanding level with children of this age, where stories are assumed as a privileged strategy because they do not formalize the apprehension of this capacity. In the end, children showed that they knew how to infer with their own complex explanations about the content of the stories that have been read, according to what they heard, what they saw from the book’s illustrations and what they mobilized from previous knowledge. In this way, the presence of mediators concerned with enriching storytelling moments in Kindergarten offers an environment of excellence for the development of this kind of skills that are so important for the children’s scholar (and general) life.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaRosa, JoãoRCIPLCoelho, Eglantina Beatriz Rodrigues2021-02-18T15:17:30Z2020-06-052020-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12883TID:202628515porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:53.639870Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
title O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
spellingShingle O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
Coelho, Eglantina Beatriz Rodrigues
Jardim de infância
Compreensão inferencial
Compreensão oral
Histórias para Crianças
Children’s stories
Oral comprehension
Inferential comprehension
Kindergarten
title_short O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
title_full O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
title_fullStr O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
title_full_unstemmed O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
title_sort O contributo das histórias para o desenvolvimento da compreensão oral em Jardim de Infância
author Coelho, Eglantina Beatriz Rodrigues
author_facet Coelho, Eglantina Beatriz Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, João
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Eglantina Beatriz Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Jardim de infância
Compreensão inferencial
Compreensão oral
Histórias para Crianças
Children’s stories
Oral comprehension
Inferential comprehension
Kindergarten
topic Jardim de infância
Compreensão inferencial
Compreensão oral
Histórias para Crianças
Children’s stories
Oral comprehension
Inferential comprehension
Kindergarten
description Relatório da prática do ensino supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
2020-06-05T00:00:00Z
2021-02-18T15:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12883
TID:202628515
url http://hdl.handle.net/10400.21/12883
identifier_str_mv TID:202628515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478463209472