Papel do diretor na gestão do conflito escolar causado pela indisciplina na Guiné-Bissau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ié, Samuel Adelino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/57029
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
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spelling Papel do diretor na gestão do conflito escolar causado pela indisciplina na Guiné-BissauAdministração escolarPapel do diretor escolarResolução de conflitosIndisciplina escolarGuiné-BissauDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEsta dissertação tem como objetivo compreender como diretores guineenses gerem os conflitos causados pela indisciplina. São objetivos específicos conhecer os mecanismos utilizados pelos diretores junto dos professores e alunos para a gestão de conflito escolar causado pela indisciplina; conhecer os papéis desempenhados na gestão da indisciplina; compreender as contribuições do conselho disciplinar e da associação de alunos no trabalho do diretor para a gestão de conflito causado pela indisciplina. Inscrevendo-se no domínio da administração educacional, a questão de partida consistiu em perceber qual o papel dos diretores escolares na Guiné-Bissau e de que forma exercem as suas competências para a resolução de conflito escolar causado pela indisciplina. Conceptualmente, na dissertação recorre-se aos conceitos de conflito e mecanismos de resolução de conflito decorrente de indisciplina, bem como, a literatura sobre o trabalho e os papeis desempenhados pelo diretor escolar. Metodologicamente, o estudo baseia-se na realização de entrevistas semiestruturadas e em pesquisa arquivística. Os resultados mostram que o conflito é um problema enfrentado pelos gestores escolares na Guiné-Bissau que coexiste com situações ambivalentes que decorrem de aspetos como a nomeação política dos diretores.This dissertation aims to understand how Guinean school principals manage the conflicts caused by indiscipline. The specific objectives are to know the mechanisms used by the school principals with the teachers and students for the management of school conflict caused by indiscipline; knowing the roles played in the management of indiscipline; understand the contributions of the disciplinary council and the student association in the school principals' work to the management of conflict caused by indiscipline. As part of the field of educational administration, the starting point was to understand the role of school principals in GuineaBissau and how they exercise their powers to resolve school conflicts caused by indiscipline. Conceptually, the dissertation uses the concepts of conflict and conflict resolution mechanisms resulting from indiscipline, as well as the literature on work and the roles played by the school principals. Methodologically, the study is based on semi-structured interviews and archival research. The results show that conflict is a problem faced by school managers in Guinea-Bissau that coexists with ambivalent situations that arise from aspects such as the political appointment of school principals.Costa, Estela Mafalda Inês Elias Fernandes da, 1968-Repositório da Universidade de LisboaIé, Samuel Adelino2023-04-05T13:39:38Z20222022-09-222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:05Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57029Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:30.170105Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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