Educação para o risco no 1º Ciclo do Ensino Básico: um projeto de intervenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/37451 |
Resumo: | O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, centra-se na educação para o risco, mais concretamente em como desenvolver aprendizagens nos alunos do 1º CEB sobre esta temática de importância crescente no âmbito da educação para a cidadania. Concretamente tem como objetivos: caracterizar as conceções iniciais dos alunos sobre situações de risco e conceitos relacionados; enquadrar em documentos internacionais e nas orientações curriculares a ação da escola no âmbito da educação para o risco; planear atividades no âmbito deste tema; construir instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos tendo em conta os objetivos propostos nas atividades. Na fundamentação teórica, clarificam-se os conceitos de risco, educação para o risco e discute-se o papel da escola na criação de uma cultura de segurança. Para a proposta de uma sequência didática tentou-se compreender qual a melhor maneira de desenvolver aprendizagens nos alunos, através da consulta de vários documentos internacionais de referência, que serviram de inspiração para as atividades propostas. Existem certas premissas para que as atividades contribuam para uma educação para o risco com sucesso. Essas premissas são: i) devem ser facilitadas por adultos, mas lideradas pelas crianças; ii) focam-se na componente prática, ao invés da teórica; iii) envolvem as autoridades de Proteção Civil; iv) envolvem as famílias e a comunidade; v) resultam na partilha das novas descobertas das crianças com a comunidade. No que se refere à metodologia de investigação, este estudo está pensado para ser uma investigação sobre a prática, com recurso a diferentes técnicas de recolha de dados: o inquérito por questionário, a observação participante e a recolha documental. A sequência didática construída baseou-se nas cinco premissas anteriormente referidas. Infelizmente, devido à atual situação pandémica (COVID-19), não foi possível realizar o estágio que permitiria colocar em prática esta investigação. Por isso, nas considerações finais, é realizado um balanço acerca das dificuldades expetáveis durante o desenvolvimento das atividades, bem como as suas potencialidades |
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Educação para o risco no 1º Ciclo do Ensino Básico: um projeto de intervençãoEducação para o riscoCultura de segurançaDocumentos internacionais1º ciclo de escolaridadeRisk EducationSafety CultureInternational Documents1st cycle of schoolingO presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, centra-se na educação para o risco, mais concretamente em como desenvolver aprendizagens nos alunos do 1º CEB sobre esta temática de importância crescente no âmbito da educação para a cidadania. Concretamente tem como objetivos: caracterizar as conceções iniciais dos alunos sobre situações de risco e conceitos relacionados; enquadrar em documentos internacionais e nas orientações curriculares a ação da escola no âmbito da educação para o risco; planear atividades no âmbito deste tema; construir instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos tendo em conta os objetivos propostos nas atividades. Na fundamentação teórica, clarificam-se os conceitos de risco, educação para o risco e discute-se o papel da escola na criação de uma cultura de segurança. Para a proposta de uma sequência didática tentou-se compreender qual a melhor maneira de desenvolver aprendizagens nos alunos, através da consulta de vários documentos internacionais de referência, que serviram de inspiração para as atividades propostas. Existem certas premissas para que as atividades contribuam para uma educação para o risco com sucesso. Essas premissas são: i) devem ser facilitadas por adultos, mas lideradas pelas crianças; ii) focam-se na componente prática, ao invés da teórica; iii) envolvem as autoridades de Proteção Civil; iv) envolvem as famílias e a comunidade; v) resultam na partilha das novas descobertas das crianças com a comunidade. No que se refere à metodologia de investigação, este estudo está pensado para ser uma investigação sobre a prática, com recurso a diferentes técnicas de recolha de dados: o inquérito por questionário, a observação participante e a recolha documental. A sequência didática construída baseou-se nas cinco premissas anteriormente referidas. Infelizmente, devido à atual situação pandémica (COVID-19), não foi possível realizar o estágio que permitiria colocar em prática esta investigação. Por isso, nas considerações finais, é realizado um balanço acerca das dificuldades expetáveis durante o desenvolvimento das atividades, bem como as suas potencialidadesThe present report, developed in the scope of the Master in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, is centered in Risk Education, more specifically in how to develop primary students’ learning about this theme of growing importance within citizenship education. Specifically, it aims to: characterize the initial students’ concepts about risk situations and related concepts; frame, in international documents and in curricular orientations, the school action in the scope of risk education; plan learning activities and create evaluation instruments of students’ learnings, taking into account the proposed objectives in the activities. In the theoretical framework, concepts of risk and risk education are clarified and the school role in creating a safety culture is discussed. For the planned didactic sequence, I tried to understand the best way to develop students’ learnings, trough the consultation of various international documents, that served as an inspiration to the proposed activities. There are certain premises that contribute to successful risk education activities, namely: i) they should be facilitated by adults but led by children; ii) they focus on a practical component, instead of a theoretical one; iii) they involve Civil Protection authorities; iv) They involve family and community; v) They result in sharing the new learnings with the community. Regarding the investigation methodology, this study was thought as an investigation of practice, where the data in the context of study is attained trough different techniques: questionnaire survey, participant observation and document collection of students’ productions. The didactic sequence that was created is based on the referred five premises. Unfortunately, due to the pandemic situation (COVID-19), it was not possible to do the internship that would allow me to put this investigation into practice. That is why in the final considerations, a reflection is made, about the activities’ potential and expected difficulties in the implementation process.Freitas, José MiguelSimões, Helena Maria EspadaRepositório ComumLoureiro, José Eduardo Vale2021-09-13T09:45:37Z2021-072021-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/37451TID:202767108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/37451Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:48.813236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, centra-se na educação para o risco, mais concretamente em como desenvolver aprendizagens nos alunos do 1º CEB sobre esta temática de importância crescente no âmbito da educação para a cidadania. Concretamente tem como objetivos: caracterizar as conceções iniciais dos alunos sobre situações de risco e conceitos relacionados; enquadrar em documentos internacionais e nas orientações curriculares a ação da escola no âmbito da educação para o risco; planear atividades no âmbito deste tema; construir instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos tendo em conta os objetivos propostos nas atividades. Na fundamentação teórica, clarificam-se os conceitos de risco, educação para o risco e discute-se o papel da escola na criação de uma cultura de segurança. Para a proposta de uma sequência didática tentou-se compreender qual a melhor maneira de desenvolver aprendizagens nos alunos, através da consulta de vários documentos internacionais de referência, que serviram de inspiração para as atividades propostas. Existem certas premissas para que as atividades contribuam para uma educação para o risco com sucesso. Essas premissas são: i) devem ser facilitadas por adultos, mas lideradas pelas crianças; ii) focam-se na componente prática, ao invés da teórica; iii) envolvem as autoridades de Proteção Civil; iv) envolvem as famílias e a comunidade; v) resultam na partilha das novas descobertas das crianças com a comunidade. No que se refere à metodologia de investigação, este estudo está pensado para ser uma investigação sobre a prática, com recurso a diferentes técnicas de recolha de dados: o inquérito por questionário, a observação participante e a recolha documental. A sequência didática construída baseou-se nas cinco premissas anteriormente referidas. Infelizmente, devido à atual situação pandémica (COVID-19), não foi possível realizar o estágio que permitiria colocar em prática esta investigação. Por isso, nas considerações finais, é realizado um balanço acerca das dificuldades expetáveis durante o desenvolvimento das atividades, bem como as suas potencialidades |
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