Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moço,Susana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ventura,José, Malheiro,Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012
Resumo: Perante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo.
id RCAP_c2dd03b9cc9227283883c3563cdb1992
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-12672016000200012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a práticaCidadaniaEducação AmbientalAlterações ClimáticasDesenvolvimento SustentávelPerante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo.Universidade do Porto - Faculdade de Letras2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.10 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012Moço,SusanaVentura,JoséMalheiro,Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:59Zoai:scielo:S2182-12672016000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:15.996098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
title Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
spellingShingle Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
Moço,Susana
Cidadania
Educação Ambiental
Alterações Climáticas
Desenvolvimento Sustentável
title_short Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
title_full Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
title_fullStr Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
title_full_unstemmed Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
title_sort Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
author Moço,Susana
author_facet Moço,Susana
Ventura,José
Malheiro,Manuela
author_role author
author2 Ventura,José
Malheiro,Manuela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moço,Susana
Ventura,José
Malheiro,Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Educação Ambiental
Alterações Climáticas
Desenvolvimento Sustentável
topic Cidadania
Educação Ambiental
Alterações Climáticas
Desenvolvimento Sustentável
description Perante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto - Faculdade de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto - Faculdade de Letras
dc.source.none.fl_str_mv GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.10 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137374676975616