Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012 |
Resumo: | Perante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo. |
id |
RCAP_c2dd03b9cc9227283883c3563cdb1992 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-12672016000200012 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a práticaCidadaniaEducação AmbientalAlterações ClimáticasDesenvolvimento SustentávelPerante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo.Universidade do Porto - Faculdade de Letras2016-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.10 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012Moço,SusanaVentura,JoséMalheiro,Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:59Zoai:scielo:S2182-12672016000200012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:15.996098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática |
title |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática |
spellingShingle |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática Moço,Susana Cidadania Educação Ambiental Alterações Climáticas Desenvolvimento Sustentável |
title_short |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática |
title_full |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática |
title_fullStr |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática |
title_full_unstemmed |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática |
title_sort |
Alterações climáticas e educação ambiental: ferramenta pedagógica para a prática |
author |
Moço,Susana |
author_facet |
Moço,Susana Ventura,José Malheiro,Manuela |
author_role |
author |
author2 |
Ventura,José Malheiro,Manuela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moço,Susana Ventura,José Malheiro,Manuela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cidadania Educação Ambiental Alterações Climáticas Desenvolvimento Sustentável |
topic |
Cidadania Educação Ambiental Alterações Climáticas Desenvolvimento Sustentável |
description |
Perante as manifestações de mudança do sistema climático, é fundamental que todas as entidades, incluindo a escola, promovam a compreensão das problemáticas com que o mundo atual se defronta e tomem consciência da responsabilidade individual e da importância da ação coletiva no exercício de uma cidadania responsável. A educação para o Desenvolvimento Sustentável é imperativa, quer nos currículos dos anos de escolaridade iniciais, quer numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida em situações de ensino/aprendizagem formal e informal. Os jogos pedagógicos são uma opção estimulante e podem ser colocados em prática no quotidiano escolar tendo por base o rigor científico do tema. Abordar-se-á neste trabalho, a forma como através da criação e aplicação de um jogo pedagógico se poderá conduzir o aluno/jovem/cidadão a pensar, a levantar hipóteses e a consolidar o seu conhecimento consciencializando-se de que todos somos parte do problema e, em simultâneo, a solução do mesmo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-12672016000200012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto - Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto - Faculdade de Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território n.10 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137374676975616 |