Apoio aos alunos na aprendizagem da performance : treino da ansiedade em salas de estudo adaptadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Maria João Salgado da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21464
Resumo: Para atingir um elevado nível na performance, um músico deve estar bem em todos os aspetos da saúde (físico, mental e social). A ansiedade na performance aparece pelo fato desta necessitar de um grande nível de coordenação e habilidade, e quando tal acontece pode afetar alguns elementos como a concentração, a memória, a coordenação e o relaxamento motor. Muitos estudos têm constatado um número elevado de instrumentistas com problemas no seu desempenho devido à ansiedade, sendo que muitas pesquisas nessa área têm desenvolvido trabalho com a introdução de instrumentos específicos para abordar a ansiedade na performance musical, como é o caso da Music Performance Anxiety Inventory (MPAI-A). A presente dissertação apresenta dois estudos distintos mas que se complementam. O primeiro estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar a MPAI-A para língua portuguesa. Após a autorização da autora, a escala MPAI-A foi traduzida e validada. A escala em língua portuguesa foi aplicada a 161 alunos, de ambos os sexos, de uma escola profissional de música. Para a validação concorrente, foi utilizado o State-Trait Anxiety Inventory for Children (STAIC C-2) versão validada na língua portuguesa. As análises psicométricas realizadas (análise fatorial exploratória, análise da consistência interna e avaliação da validade concorrente com o STAIC C-2) permitiram concluir que a versão portuguesa do MPAIA-A apresenta níveis elevados de validade e fidelidade. O segundo estudo, de cariz exploratório, baseou-se num processo de investigação experimental que visa treinar a ansiedade na performance num contexto de estudo em salas adaptadas onde existe o controlo de alguns fatores extrínsecos ao momento da performance. O estudo, desde a recolha de dados e intervenção do plano de melhoria, com o treino da ansiedade no contexto das aulas de TI (Trabalho Individual), decorreu na primeira parte do semestre do ano letivo de 2013-2014. As aulas de TI são ministradas num conceito novo e único, idealizado e desenvolvido na instituição onde foi realizado o estudo, sendo que as referidas aulas são dadas em cabines isoladas com tecnologia digital avançada que permite um contato permanente entre o professor e o aluno. Os indivíduos que constituem a amostra, num total de quatorze alunos, de ambos os sexos, de uma escola profissional de música na faixa etária dos doze anos, completaram duas baterias de questionários para a avaliação da ansiedade-traço e da ansiedade na performance. Estes questionários foram realizados antes e depois da intervenção. Não se registaram, no estado geral da ansiedade na performance, decréscimos significativos. No entanto existiram casos isolados, que apresentaram decréscimos significativos pós-intervenção, apresentando níveis de ansiedade mais baixos. Apesar de não se obter resultados significativos, na globalidade dos resultados do estudo, verificou-se que este tipo de estudo evidencia potencialidade para ser reproduzido no contexto académico musical.
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A presente dissertação apresenta dois estudos distintos mas que se complementam. O primeiro estudo teve como objetivo traduzir, adaptar e validar a MPAI-A para língua portuguesa. Após a autorização da autora, a escala MPAI-A foi traduzida e validada. A escala em língua portuguesa foi aplicada a 161 alunos, de ambos os sexos, de uma escola profissional de música. Para a validação concorrente, foi utilizado o State-Trait Anxiety Inventory for Children (STAIC C-2) versão validada na língua portuguesa. As análises psicométricas realizadas (análise fatorial exploratória, análise da consistência interna e avaliação da validade concorrente com o STAIC C-2) permitiram concluir que a versão portuguesa do MPAIA-A apresenta níveis elevados de validade e fidelidade. O segundo estudo, de cariz exploratório, baseou-se num processo de investigação experimental que visa treinar a ansiedade na performance num contexto de estudo em salas adaptadas onde existe o controlo de alguns fatores extrínsecos ao momento da performance. O estudo, desde a recolha de dados e intervenção do plano de melhoria, com o treino da ansiedade no contexto das aulas de TI (Trabalho Individual), decorreu na primeira parte do semestre do ano letivo de 2013-2014. As aulas de TI são ministradas num conceito novo e único, idealizado e desenvolvido na instituição onde foi realizado o estudo, sendo que as referidas aulas são dadas em cabines isoladas com tecnologia digital avançada que permite um contato permanente entre o professor e o aluno. Os indivíduos que constituem a amostra, num total de quatorze alunos, de ambos os sexos, de uma escola profissional de música na faixa etária dos doze anos, completaram duas baterias de questionários para a avaliação da ansiedade-traço e da ansiedade na performance. Estes questionários foram realizados antes e depois da intervenção. Não se registaram, no estado geral da ansiedade na performance, decréscimos significativos. No entanto existiram casos isolados, que apresentaram decréscimos significativos pós-intervenção, apresentando níveis de ansiedade mais baixos. Apesar de não se obter resultados significativos, na globalidade dos resultados do estudo, verificou-se que este tipo de estudo evidencia potencialidade para ser reproduzido no contexto académico musical.To achieve a high standard in performance, a musician must be well in all aspects of health (physical, mental and social). Anxiety in performance appears because this requires a high level of coordination and skill, and when this happens, it can affect some elements such as concentration, memory, motor coordination and relaxation. Many studies have found a large number of musicians with problems in its performance due to anxiety, and many researches have developed work in this area with the introduction of specific tools to address anxiety in musical performance, such as the Music Performance Anxiety Inventory (MPAI -A). This dissertation presents two distinct but complementary studies. The first study aimed to translate, adapt and validate a MPAI into Portuguese. After permission of the author, the MPAI scale was translated and validated. The scale in Portuguese was applied to 161 students, of both sexes, of a professional music school . For concurrent validation, we used the State- Trait Anxiety Inventory for Children (Staic C - 2) validated in the Portuguese language. The study allows us to consider the sample with high degrees of reliability and reproducibility, which translates this study as coming from a sample not inclinedand replicable to other populations. The second study was based on an experimental research process that seeks to train anxiety on performance in the context of study adapted rooms where there is some control of extrinsic factors to the moment of performance. The study, from data collection to intervention of the improvement plan, with training of anxiety in the context of IT classes (Individual Work), took part in the first semester of the academic year 2013-2014. Classes are taught IT in a new and unique concept, designed and developed in the institution where the study was conducted, and those classes are conducted in isolated booths with advanced digital technology that allows a permanent contact between teacher and student. Individuals in the sample, a total of fourteen students, of both sexes, at the age of twelve, from a professional music school, replied two complete questionnaires for the assessment of trait anxiety and anxiety on performance. These surveys were conducted before and after the intervention. Respecting to anxiety on performance, in overall, there were no significant decreases. However there have been isolated cases, which showed significant decreases post-intervention, with lower levels of anxiety. Although no significant results in the global results of the study, it was found that this type of study shows potential to be played in the musical academic context.Dias, Pedro Miguel Brito da SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBatista, Maria João Salgado da Silva2017-02-01T10:44:46Z2016-12-0720132016-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21464TID:201484439porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:46.588160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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