Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Pedro Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Bidarra, José, Araújo, António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15752
Resumo: O conceito de média-arte digital é o resultado da evolução, não só de movimentos estéticos e artísticos ao longo dos últimos cem anos, mas também da constante evolução da tecnologia e da ciência, apresentando-se num estado de fluxo e transformação constantes. Com a crescente digitalização e síntese de texto, imagens, sons, animação e vídeo, o termo “média” entrou no léxico corrente para designar qualquer tipo de conteúdo sensorial e cognitivo, passível de reprodução através de meios digitais, no que veio a ser designado como convergência mediática.
id RCAP_c2e3f56489c5535885540605563daa10
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15752
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitosDigital Media Art: broadening conceptsConceito média-arte digitalPrefácioODS::04:Educação de QualidadeO conceito de média-arte digital é o resultado da evolução, não só de movimentos estéticos e artísticos ao longo dos últimos cem anos, mas também da constante evolução da tecnologia e da ciência, apresentando-se num estado de fluxo e transformação constantes. Com a crescente digitalização e síntese de texto, imagens, sons, animação e vídeo, o termo “média” entrou no léxico corrente para designar qualquer tipo de conteúdo sensorial e cognitivo, passível de reprodução através de meios digitais, no que veio a ser designado como convergência mediática.CIAC – Centro de Investigação em Artes e ComunicaçãoRepositório AbertoVeiga, Pedro AlvesBidarra, JoséAraújo, António2024-02-15T10:00:21Z2023-022023-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15752porVeiga, P.A.; Bidarra, J. & Araújo, A. (2023). Média-Arte Digital – Ampliando Conceitos. ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 3(1), 8–11. https://doi.org/10.34623/c9rh-c98710.34623/c9rh-c987info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:30Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:44.906903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
Digital Media Art: broadening concepts
title Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
spellingShingle Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
Veiga, Pedro Alves
Conceito média-arte digital
Prefácio
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
title_full Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
title_fullStr Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
title_full_unstemmed Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
title_sort Prefácio. Média-Arte Digital: ampliando conceitos
author Veiga, Pedro Alves
author_facet Veiga, Pedro Alves
Bidarra, José
Araújo, António
author_role author
author2 Bidarra, José
Araújo, António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Pedro Alves
Bidarra, José
Araújo, António
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito média-arte digital
Prefácio
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Conceito média-arte digital
Prefácio
ODS::04:Educação de Qualidade
description O conceito de média-arte digital é o resultado da evolução, não só de movimentos estéticos e artísticos ao longo dos últimos cem anos, mas também da constante evolução da tecnologia e da ciência, apresentando-se num estado de fluxo e transformação constantes. Com a crescente digitalização e síntese de texto, imagens, sons, animação e vídeo, o termo “média” entrou no léxico corrente para designar qualquer tipo de conteúdo sensorial e cognitivo, passível de reprodução através de meios digitais, no que veio a ser designado como convergência mediática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02
2023-02-01T00:00:00Z
2024-02-15T10:00:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15752
url http://hdl.handle.net/10400.2/15752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, P.A.; Bidarra, J. & Araújo, A. (2023). Média-Arte Digital – Ampliando Conceitos. ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 3(1), 8–11. https://doi.org/10.34623/c9rh-c987
10.34623/c9rh-c987
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137438368530432