Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Hugo Miguel Matos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8201
Resumo: O desenvolvimento e proliferação de equipamentos e produtos multimédia, permitindo a combinação de som, imagem e texto despoletou a emergência de novos estímulos que se associam a sensações, novas formas de interagir, de comunicar e também de brincar e aprender. Jogar e brincar são excelentes fontes de estímulos, principalmente para as crianças, pois potenciam a evolução da lógica, do raciocínio, das associações e da capacidade de escolha. No contexto dos jogos, decorrente da evolução tecnológica, o mercado dos jogos digitais tem vindo a expandir-se consideravelmente, nomeadamente na área dos jogos educativos. Os jogos educativos baseados em contos infantis permitem um enriquecimento de experiências, de capacidades sequenciais de lógica e promovem a apetência da criança para fantasiar num mundo paralelo. No entanto, do nosso ponto de vista, o mercado dos jogos digitais ainda tem um longo caminho a percorrer para fornecer de forma equilibrada este tipo de jogos educativos. Com este trabalho abordam-se as potencialidades que os jogos educativos baseados em contos infantis podem ter no desenvolvimento de algumas competências das crianças, nomeadamente através da análise das suas vantagens e dos seus aspetos negativos. O mercado dos jogos digitais é também analisado para determinar os seus contributos e as ideias principais presentes. A componente prática deste trabalho de mestrado contempla a criação de um jogo educativo baseado em contos infantis que corresponda aos interesses das crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, e que fomente o desenvolvimento de algumas das suas competências a nível da linguagem. Os testes feitos com o protótipo do jogo permitem aferir a recetividade por parte das crianças. A simplicidade no manuseamento da aplicação e o facto de integrar histórias do imaginário infantil consideram-se fatores positivos e motivadores à utilização do jogo “Contos Baralhados: Brinca com as Histórias”.
id RCAP_c2e708ea0b77ed5d016251e05a19f5a1
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveisContos infantisJogosDispositivos móveisTecnologiasChildren's storiesGamesTechnologiesMobile DevicesSistemas Gráficos e MultimediaO desenvolvimento e proliferação de equipamentos e produtos multimédia, permitindo a combinação de som, imagem e texto despoletou a emergência de novos estímulos que se associam a sensações, novas formas de interagir, de comunicar e também de brincar e aprender. Jogar e brincar são excelentes fontes de estímulos, principalmente para as crianças, pois potenciam a evolução da lógica, do raciocínio, das associações e da capacidade de escolha. No contexto dos jogos, decorrente da evolução tecnológica, o mercado dos jogos digitais tem vindo a expandir-se consideravelmente, nomeadamente na área dos jogos educativos. Os jogos educativos baseados em contos infantis permitem um enriquecimento de experiências, de capacidades sequenciais de lógica e promovem a apetência da criança para fantasiar num mundo paralelo. No entanto, do nosso ponto de vista, o mercado dos jogos digitais ainda tem um longo caminho a percorrer para fornecer de forma equilibrada este tipo de jogos educativos. Com este trabalho abordam-se as potencialidades que os jogos educativos baseados em contos infantis podem ter no desenvolvimento de algumas competências das crianças, nomeadamente através da análise das suas vantagens e dos seus aspetos negativos. O mercado dos jogos digitais é também analisado para determinar os seus contributos e as ideias principais presentes. A componente prática deste trabalho de mestrado contempla a criação de um jogo educativo baseado em contos infantis que corresponda aos interesses das crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, e que fomente o desenvolvimento de algumas das suas competências a nível da linguagem. Os testes feitos com o protótipo do jogo permitem aferir a recetividade por parte das crianças. A simplicidade no manuseamento da aplicação e o facto de integrar histórias do imaginário infantil consideram-se fatores positivos e motivadores à utilização do jogo “Contos Baralhados: Brinca com as Histórias”.The development and proliferation of equipment and multimedia products, allowing the combination of sound, image and text triggered the emergence of new stimuli that are associated with sensations, new ways to interact, communicate and also to play and learn. Play is an excellent source of stimuli, especially for children, as enhance the development of logic, reasoning, associations and decision-making capacity. In the games context, due to technological developments, the market for digital games has been expanding considerably, particularly in the area of educational games. The children’s stories based educational games allow enrichment experiences, sequential logic capabilities and promote the child's appetite to fantasize in a parallel world. However, the market for digital games still has a long way to go to provide a balanced manner this kind of educational games. This work addresses is the potential that educational games based on children's stories may have to develop some skills for children, including through the analysis of its benefits and its negative aspects. The market for digital games is also analysed to determine their contributions and the main ideas present. The practical component of this master's work includes the creation of an educational game based on children's stories that corresponds to the interests of children between 3 and 5 years old, and that fosters the development of some of its powers within the language. The tests with the prototype game allow gauge the receptivity on the part of children. The simplicity in handling the application and the fact that it includes stories of childhood imagination are considered positive factors and motivating the use of the game "Shuffled Tales: Play with the Stories."Barata, Ana Margarida de Sousa Júlio MendesCarvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoDias, Hugo Miguel Matos2018-11-01T01:30:14Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8201TID:201754550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:48:52Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:28:36.262401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
title Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
spellingShingle Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
Dias, Hugo Miguel Matos
Contos infantis
Jogos
Dispositivos móveis
Tecnologias
Children's stories
Games
Technologies
Mobile Devices
Sistemas Gráficos e Multimedia
title_short Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
title_full Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
title_fullStr Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
title_full_unstemmed Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
title_sort Jogos digitais com contos infantis - Uma proposta de brinquedo-jogo para dispositivos móveis
author Dias, Hugo Miguel Matos
author_facet Dias, Hugo Miguel Matos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barata, Ana Margarida de Sousa Júlio Mendes
Carvalho, Carlos Miguel Miranda Vaz de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Hugo Miguel Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Contos infantis
Jogos
Dispositivos móveis
Tecnologias
Children's stories
Games
Technologies
Mobile Devices
Sistemas Gráficos e Multimedia
topic Contos infantis
Jogos
Dispositivos móveis
Tecnologias
Children's stories
Games
Technologies
Mobile Devices
Sistemas Gráficos e Multimedia
description O desenvolvimento e proliferação de equipamentos e produtos multimédia, permitindo a combinação de som, imagem e texto despoletou a emergência de novos estímulos que se associam a sensações, novas formas de interagir, de comunicar e também de brincar e aprender. Jogar e brincar são excelentes fontes de estímulos, principalmente para as crianças, pois potenciam a evolução da lógica, do raciocínio, das associações e da capacidade de escolha. No contexto dos jogos, decorrente da evolução tecnológica, o mercado dos jogos digitais tem vindo a expandir-se consideravelmente, nomeadamente na área dos jogos educativos. Os jogos educativos baseados em contos infantis permitem um enriquecimento de experiências, de capacidades sequenciais de lógica e promovem a apetência da criança para fantasiar num mundo paralelo. No entanto, do nosso ponto de vista, o mercado dos jogos digitais ainda tem um longo caminho a percorrer para fornecer de forma equilibrada este tipo de jogos educativos. Com este trabalho abordam-se as potencialidades que os jogos educativos baseados em contos infantis podem ter no desenvolvimento de algumas competências das crianças, nomeadamente através da análise das suas vantagens e dos seus aspetos negativos. O mercado dos jogos digitais é também analisado para determinar os seus contributos e as ideias principais presentes. A componente prática deste trabalho de mestrado contempla a criação de um jogo educativo baseado em contos infantis que corresponda aos interesses das crianças entre os 3 e os 5 anos de idade, e que fomente o desenvolvimento de algumas das suas competências a nível da linguagem. Os testes feitos com o protótipo do jogo permitem aferir a recetividade por parte das crianças. A simplicidade no manuseamento da aplicação e o facto de integrar histórias do imaginário infantil consideram-se fatores positivos e motivadores à utilização do jogo “Contos Baralhados: Brinca com as Histórias”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-11-01T01:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8201
TID:201754550
url http://hdl.handle.net/10400.22/8201
identifier_str_mv TID:201754550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131380799504384