As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candeias, António
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/1696
Resumo: O autor tenta neste artigo provar que todo o esforço educativo do operariado organizado dos princípios do século, se inseria numa estratégia política global, que passaria pela construção de um esboço de sociedade alternativa e paralela que servisse de referência à acção política operária, liderada então pelos anarco-sindicalistas. Para tal, além de traçar a evolução da organização das escolas sindicais, que de tentativas isoladas no princípio do século, se vão a pouco e pouco estruturando numa verdadeira rede educativa operária, sobretudo a nível da capital, o autor tenta também, caracterizm pedagogicamente estas escolas, realçando os traços constitutivos da sua especificidade.
id RCAP_c2f959fabd7ebcd8ac9802ee08f4d6d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XXO autor tenta neste artigo provar que todo o esforço educativo do operariado organizado dos princípios do século, se inseria numa estratégia política global, que passaria pela construção de um esboço de sociedade alternativa e paralela que servisse de referência à acção política operária, liderada então pelos anarco-sindicalistas. Para tal, além de traçar a evolução da organização das escolas sindicais, que de tentativas isoladas no princípio do século, se vão a pouco e pouco estruturando numa verdadeira rede educativa operária, sobretudo a nível da capital, o autor tenta também, caracterizm pedagogicamente estas escolas, realçando os traços constitutivos da sua especificidade.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACandeias, António2012-09-13T17:31:14Z1987-01-01T00:00:00Z1987-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1696porAnálise Psicológica, 5 (4), 327-3620870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:42Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:45.960785Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
title As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
spellingShingle As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
Candeias, António
title_short As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
title_full As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
title_fullStr As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
title_full_unstemmed As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
title_sort As escolas operárias portuguesas do primeiro quarto do século XX
author Candeias, António
author_facet Candeias, António
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Candeias, António
description O autor tenta neste artigo provar que todo o esforço educativo do operariado organizado dos princípios do século, se inseria numa estratégia política global, que passaria pela construção de um esboço de sociedade alternativa e paralela que servisse de referência à acção política operária, liderada então pelos anarco-sindicalistas. Para tal, além de traçar a evolução da organização das escolas sindicais, que de tentativas isoladas no princípio do século, se vão a pouco e pouco estruturando numa verdadeira rede educativa operária, sobretudo a nível da capital, o autor tenta também, caracterizm pedagogicamente estas escolas, realçando os traços constitutivos da sua especificidade.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987-01-01T00:00:00Z
1987-01-01T00:00:00Z
2012-09-13T17:31:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/1696
url http://hdl.handle.net/10400.12/1696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 5 (4), 327-362
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130059261345792