A «estratégia-como-prática»: A tipologia dos nove domínios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,Renato Lopes da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: António,Nelson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-44642012000100003
Resumo: Sendo inquestionável a heterogeneidade dosestudos científicos levados a cabo na última década na área de gestãoestratégica, um facto que se retém é que o desenvolvimento de estudosfocalizados sobre a «estratégia-como-prática» não tem recebido muita atenção nocampo estratégico de pesquisa. Nesse sentido, no desenvolvimento do campo dainvestigação da «estratégia-como-prática», houve que criar uma metodologia deanálise (Oliveira et al., 2008;Jarzabkowski e Spee, 2009) onde se estruturasse um mecanismo sistemático deobservação focalizado no estabelecimento e institucionalização das práticasutilizadas na área de gestão estratégica a partir de três diferentes vertentesde análise: os practioners, as práxis e as practices. O caráter reflexivo deste artigo sobre o recentemovimento da «estratégia-como-prática», pretende desta forma ilustrar como umconjunto de ações, interações e negociações de múltiplos atores na construçãoda estratégia podem efetivamente traduzir-se em fatores determinantes no querespeita à direção e possível melhoria do desempenho organizacional.
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