A voar pela Europa em HTML
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9126 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_c31bf9f3a0d4fac06e77d99504a28504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A voar pela Europa em HTMLHTMLInvestigação-acçãoLinguagens de programaçãoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática, procura documentar a prática pedagógica realizada na Escola Secundária Gago Coutinho, com uma turma de 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Redes de Comunicação. Ao longo de 12 aulas de 50 minutos cada, esta prática de ensino supervisionada teve como objetivo promover o ensino-aprendizagem e o trabalho colaborativo nos alunos, na construção do seu conhecimento sobre os fundamentos básicos da linguagem HTML, alicerçada na teoria de instrução preconizada por Jerome Bruner. A professora adotou a metodologia de investigação-ação na sua intervenção pedagógica, numa perspetiva permanente de reflexão e aperfeiçoamento do trabalho em desenvolvimento, com vista a atingir o objetivo visado. De acordo com este contexto, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a criação de uma página Web estática, em HTML, sobre cidadania Europeia, onde os alunos consolidaram os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas supervisionadas. A avaliação realizada foi sobretudo formativa, tendo decorrido ao longo das aulas, assumindo um caráter regulador das aprendizagens, onde o feedback e o papel orientador da professora estiveram muito presentes.The present report, prepared as part of the requirements of the master degree in Teaching of Computer Science, seeks to document pedagogical practice conducted at Gago Coutinho Secondary School, Alverca, Portugal, with an 11th grade class of students in the discipline of Communication Networks (a curricular unit of the professional course Management and Systems Programming Technician . Over 12 lessons of 50 minutes each, this supervised teaching practice sought to promote teaching-learning and collaborative work among students in order for them to construct their knowledge on the basics of HTML. Guiding the pedagogical work was the theory of instruction developed by Jerome Bruner. In order to achieve the desired goals, the teacher adopted an action-research methodology in her pedagogical intervention, attempting to maintain a permanent perspective of reflection and continuous improvement of her work, Within this context, the teacher developed content and process activities in which the students created static Web pages in HTML on the general topic of European citizenship. Students learned and consolidated their knowledge during the supervised lessons. Formative assessment was employed along the classes and assumed a regulating role for the new knowledge, where feedback and the guiding role of the professor were always present.Conboy, Joseph E.Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Maria de Jesus, 1968-2013-09-11T14:55:20Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9126TID:201220237porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:17Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:24.378955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A voar pela Europa em HTML |
title |
A voar pela Europa em HTML |
spellingShingle |
A voar pela Europa em HTML Ferreira, Maria de Jesus, 1968- HTML Investigação-acção Linguagens de programação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
title_short |
A voar pela Europa em HTML |
title_full |
A voar pela Europa em HTML |
title_fullStr |
A voar pela Europa em HTML |
title_full_unstemmed |
A voar pela Europa em HTML |
title_sort |
A voar pela Europa em HTML |
author |
Ferreira, Maria de Jesus, 1968- |
author_facet |
Ferreira, Maria de Jesus, 1968- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conboy, Joseph E. Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Maria de Jesus, 1968- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
HTML Investigação-acção Linguagens de programação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
topic |
HTML Investigação-acção Linguagens de programação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-11T14:55:20Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9126 TID:201220237 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9126 |
identifier_str_mv |
TID:201220237 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134227850067968 |