O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2818 |
Resumo: | A Escola Oficina (EO) é um projeto social, criado em 2015, pela empresa Municipal Gaiurb, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo de viabilizar assistência a cidadãos locais que se encontrem numa situação de precariedade profissional: proporcionando formação, ocupação e empregabilidade e dando oportunidades de integração social no mercado de trabalho a pessoas desempregadas. A insuficiência comunicacional da EO para o seu exterior, identificada pelos seus dirigentes, levou à realização deste projeto de investigação. Supunha-se que essa insuficiência dificultava a exposição do projeto social e, consequentemente, a venda dos produtos que a EO produz e comercializa na prossecução da sua missão. Este trabalho apresenta um estudo de Design de Identidade (DI) focado nas Organizações sem fins lucrativos (OSFL), tal como classificamos a EO. O objetivo principal deste estudo consistiu na renovação dos elementos identitários da organização, recorrendo ao desenvolvimento de uma nova Identidade Visual Corporativa (IVC). Durante todo este projeto, foram utilizadas as metodologias Design Thinking e Investigação-Ação. À vista disso, a fase inicial de pesquisa, com a revisão de literatura, analisa assuntos fundamentais do DI para OSFL tais como: a Marca; Branding em OSFL; o Design social no DI; a comunicação visual; e a identidade e imagem. De seguida, faz-se uma recolha e análise de dados, o que compreendeu uma observação de estudos de caso (a organizações equiparadas à EO) e a realização e análise de entrevistas e questionários aos públicos-alvo da organização. Esta última ação teve como objetivo compreender as perceções dos públicos da EO em relação ao seu projeto e auxiliar na construção da nova IVC que se apresenta. Com base neste estudo, foi, então, desenvolvida uma solução gráfica, pretendendo corresponder às necessidades e valores da EO e pensada para se adequar a todos os meios de comunicação que esta pode vir a utilizar. |
id |
RCAP_c321a133448f7dcc79fe4a207a32f82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2818 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola OficinaDesign de IdentidadeDesign de Comunicação e BrandingDesign SocialIdentidade Visual CorporativaOrganização sem fins lucrativosA Escola Oficina (EO) é um projeto social, criado em 2015, pela empresa Municipal Gaiurb, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo de viabilizar assistência a cidadãos locais que se encontrem numa situação de precariedade profissional: proporcionando formação, ocupação e empregabilidade e dando oportunidades de integração social no mercado de trabalho a pessoas desempregadas. A insuficiência comunicacional da EO para o seu exterior, identificada pelos seus dirigentes, levou à realização deste projeto de investigação. Supunha-se que essa insuficiência dificultava a exposição do projeto social e, consequentemente, a venda dos produtos que a EO produz e comercializa na prossecução da sua missão. Este trabalho apresenta um estudo de Design de Identidade (DI) focado nas Organizações sem fins lucrativos (OSFL), tal como classificamos a EO. O objetivo principal deste estudo consistiu na renovação dos elementos identitários da organização, recorrendo ao desenvolvimento de uma nova Identidade Visual Corporativa (IVC). Durante todo este projeto, foram utilizadas as metodologias Design Thinking e Investigação-Ação. À vista disso, a fase inicial de pesquisa, com a revisão de literatura, analisa assuntos fundamentais do DI para OSFL tais como: a Marca; Branding em OSFL; o Design social no DI; a comunicação visual; e a identidade e imagem. De seguida, faz-se uma recolha e análise de dados, o que compreendeu uma observação de estudos de caso (a organizações equiparadas à EO) e a realização e análise de entrevistas e questionários aos públicos-alvo da organização. Esta última ação teve como objetivo compreender as perceções dos públicos da EO em relação ao seu projeto e auxiliar na construção da nova IVC que se apresenta. Com base neste estudo, foi, então, desenvolvida uma solução gráfica, pretendendo corresponder às necessidades e valores da EO e pensada para se adequar a todos os meios de comunicação que esta pode vir a utilizar.2024-02-20T15:41:38Z2024-02-202024-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2818http://hdl.handle.net/11110/2818porMestrado em Design DigitalVasconcelos, João Eduardo Ramos einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:53:56Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:45.844730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina |
title |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina |
spellingShingle |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina Vasconcelos, João Eduardo Ramos e Design de Identidade Design de Comunicação e Branding Design Social Identidade Visual Corporativa Organização sem fins lucrativos |
title_short |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina |
title_full |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina |
title_fullStr |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina |
title_full_unstemmed |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina |
title_sort |
O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina |
author |
Vasconcelos, João Eduardo Ramos e |
author_facet |
Vasconcelos, João Eduardo Ramos e |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, João Eduardo Ramos e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de Identidade Design de Comunicação e Branding Design Social Identidade Visual Corporativa Organização sem fins lucrativos |
topic |
Design de Identidade Design de Comunicação e Branding Design Social Identidade Visual Corporativa Organização sem fins lucrativos |
description |
A Escola Oficina (EO) é um projeto social, criado em 2015, pela empresa Municipal Gaiurb, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo de viabilizar assistência a cidadãos locais que se encontrem numa situação de precariedade profissional: proporcionando formação, ocupação e empregabilidade e dando oportunidades de integração social no mercado de trabalho a pessoas desempregadas. A insuficiência comunicacional da EO para o seu exterior, identificada pelos seus dirigentes, levou à realização deste projeto de investigação. Supunha-se que essa insuficiência dificultava a exposição do projeto social e, consequentemente, a venda dos produtos que a EO produz e comercializa na prossecução da sua missão. Este trabalho apresenta um estudo de Design de Identidade (DI) focado nas Organizações sem fins lucrativos (OSFL), tal como classificamos a EO. O objetivo principal deste estudo consistiu na renovação dos elementos identitários da organização, recorrendo ao desenvolvimento de uma nova Identidade Visual Corporativa (IVC). Durante todo este projeto, foram utilizadas as metodologias Design Thinking e Investigação-Ação. À vista disso, a fase inicial de pesquisa, com a revisão de literatura, analisa assuntos fundamentais do DI para OSFL tais como: a Marca; Branding em OSFL; o Design social no DI; a comunicação visual; e a identidade e imagem. De seguida, faz-se uma recolha e análise de dados, o que compreendeu uma observação de estudos de caso (a organizações equiparadas à EO) e a realização e análise de entrevistas e questionários aos públicos-alvo da organização. Esta última ação teve como objetivo compreender as perceções dos públicos da EO em relação ao seu projeto e auxiliar na construção da nova IVC que se apresenta. Com base neste estudo, foi, então, desenvolvida uma solução gráfica, pretendendo corresponder às necessidades e valores da EO e pensada para se adequar a todos os meios de comunicação que esta pode vir a utilizar. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-20T15:41:38Z 2024-02-20 2024-02-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11110/2818 http://hdl.handle.net/11110/2818 |
url |
http://hdl.handle.net/11110/2818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado em Design Digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137758070964224 |