O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, João Eduardo Ramos e
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2818
Resumo: A Escola Oficina (EO) é um projeto social, criado em 2015, pela empresa Municipal Gaiurb, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo de viabilizar assistência a cidadãos locais que se encontrem numa situação de precariedade profissional: proporcionando formação, ocupação e empregabilidade e dando oportunidades de integração social no mercado de trabalho a pessoas desempregadas. A insuficiência comunicacional da EO para o seu exterior, identificada pelos seus dirigentes, levou à realização deste projeto de investigação. Supunha-se que essa insuficiência dificultava a exposição do projeto social e, consequentemente, a venda dos produtos que a EO produz e comercializa na prossecução da sua missão. Este trabalho apresenta um estudo de Design de Identidade (DI) focado nas Organizações sem fins lucrativos (OSFL), tal como classificamos a EO. O objetivo principal deste estudo consistiu na renovação dos elementos identitários da organização, recorrendo ao desenvolvimento de uma nova Identidade Visual Corporativa (IVC). Durante todo este projeto, foram utilizadas as metodologias Design Thinking e Investigação-Ação. À vista disso, a fase inicial de pesquisa, com a revisão de literatura, analisa assuntos fundamentais do DI para OSFL tais como: a Marca; Branding em OSFL; o Design social no DI; a comunicação visual; e a identidade e imagem. De seguida, faz-se uma recolha e análise de dados, o que compreendeu uma observação de estudos de caso (a organizações equiparadas à EO) e a realização e análise de entrevistas e questionários aos públicos-alvo da organização. Esta última ação teve como objetivo compreender as perceções dos públicos da EO em relação ao seu projeto e auxiliar na construção da nova IVC que se apresenta. Com base neste estudo, foi, então, desenvolvida uma solução gráfica, pretendendo corresponder às necessidades e valores da EO e pensada para se adequar a todos os meios de comunicação que esta pode vir a utilizar.
id RCAP_c321a133448f7dcc79fe4a207a32f82d
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/2818
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola OficinaDesign de IdentidadeDesign de Comunicação e BrandingDesign SocialIdentidade Visual CorporativaOrganização sem fins lucrativosA Escola Oficina (EO) é um projeto social, criado em 2015, pela empresa Municipal Gaiurb, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo de viabilizar assistência a cidadãos locais que se encontrem numa situação de precariedade profissional: proporcionando formação, ocupação e empregabilidade e dando oportunidades de integração social no mercado de trabalho a pessoas desempregadas. A insuficiência comunicacional da EO para o seu exterior, identificada pelos seus dirigentes, levou à realização deste projeto de investigação. Supunha-se que essa insuficiência dificultava a exposição do projeto social e, consequentemente, a venda dos produtos que a EO produz e comercializa na prossecução da sua missão. Este trabalho apresenta um estudo de Design de Identidade (DI) focado nas Organizações sem fins lucrativos (OSFL), tal como classificamos a EO. O objetivo principal deste estudo consistiu na renovação dos elementos identitários da organização, recorrendo ao desenvolvimento de uma nova Identidade Visual Corporativa (IVC). Durante todo este projeto, foram utilizadas as metodologias Design Thinking e Investigação-Ação. À vista disso, a fase inicial de pesquisa, com a revisão de literatura, analisa assuntos fundamentais do DI para OSFL tais como: a Marca; Branding em OSFL; o Design social no DI; a comunicação visual; e a identidade e imagem. De seguida, faz-se uma recolha e análise de dados, o que compreendeu uma observação de estudos de caso (a organizações equiparadas à EO) e a realização e análise de entrevistas e questionários aos públicos-alvo da organização. Esta última ação teve como objetivo compreender as perceções dos públicos da EO em relação ao seu projeto e auxiliar na construção da nova IVC que se apresenta. Com base neste estudo, foi, então, desenvolvida uma solução gráfica, pretendendo corresponder às necessidades e valores da EO e pensada para se adequar a todos os meios de comunicação que esta pode vir a utilizar.2024-02-20T15:41:38Z2024-02-202024-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/2818http://hdl.handle.net/11110/2818porMestrado em Design DigitalVasconcelos, João Eduardo Ramos einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:53:56Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/2818Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:45.844730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
title O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
spellingShingle O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
Vasconcelos, João Eduardo Ramos e
Design de Identidade
Design de Comunicação e Branding
Design Social
Identidade Visual Corporativa
Organização sem fins lucrativos
title_short O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
title_full O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
title_fullStr O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
title_full_unstemmed O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
title_sort O Design de Identidade em organizações sem fins lucrativos o caso de estudo da Escola Oficina
author Vasconcelos, João Eduardo Ramos e
author_facet Vasconcelos, João Eduardo Ramos e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, João Eduardo Ramos e
dc.subject.por.fl_str_mv Design de Identidade
Design de Comunicação e Branding
Design Social
Identidade Visual Corporativa
Organização sem fins lucrativos
topic Design de Identidade
Design de Comunicação e Branding
Design Social
Identidade Visual Corporativa
Organização sem fins lucrativos
description A Escola Oficina (EO) é um projeto social, criado em 2015, pela empresa Municipal Gaiurb, em Vila Nova de Gaia, com o objetivo de viabilizar assistência a cidadãos locais que se encontrem numa situação de precariedade profissional: proporcionando formação, ocupação e empregabilidade e dando oportunidades de integração social no mercado de trabalho a pessoas desempregadas. A insuficiência comunicacional da EO para o seu exterior, identificada pelos seus dirigentes, levou à realização deste projeto de investigação. Supunha-se que essa insuficiência dificultava a exposição do projeto social e, consequentemente, a venda dos produtos que a EO produz e comercializa na prossecução da sua missão. Este trabalho apresenta um estudo de Design de Identidade (DI) focado nas Organizações sem fins lucrativos (OSFL), tal como classificamos a EO. O objetivo principal deste estudo consistiu na renovação dos elementos identitários da organização, recorrendo ao desenvolvimento de uma nova Identidade Visual Corporativa (IVC). Durante todo este projeto, foram utilizadas as metodologias Design Thinking e Investigação-Ação. À vista disso, a fase inicial de pesquisa, com a revisão de literatura, analisa assuntos fundamentais do DI para OSFL tais como: a Marca; Branding em OSFL; o Design social no DI; a comunicação visual; e a identidade e imagem. De seguida, faz-se uma recolha e análise de dados, o que compreendeu uma observação de estudos de caso (a organizações equiparadas à EO) e a realização e análise de entrevistas e questionários aos públicos-alvo da organização. Esta última ação teve como objetivo compreender as perceções dos públicos da EO em relação ao seu projeto e auxiliar na construção da nova IVC que se apresenta. Com base neste estudo, foi, então, desenvolvida uma solução gráfica, pretendendo corresponder às necessidades e valores da EO e pensada para se adequar a todos os meios de comunicação que esta pode vir a utilizar.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-20T15:41:38Z
2024-02-20
2024-02-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/2818
http://hdl.handle.net/11110/2818
url http://hdl.handle.net/11110/2818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado em Design Digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137758070964224