Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167 |
Resumo: | Hélia Correia's fascination with Greek culture and literature becomes once again manifest in Desmesura. Exercício com Medeia. In this 2006 play, not only does the author reinvent the main theme of Euripides's Medea, but she also seeks to recreate the rhythm of the dialogues and lyrical sections of the original Greek text. In this article, we attempt to highlight the strategies used by Hélia Correia to replicate the stichomythia, the antilabe, the caesurae and the syncopated of the iambic trimeter, a measure used in tragic dialogues, as well as the multiple cadence of the choral songs. |
id |
RCAP_c336367ab2a92617cdea6315982f45c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/10167 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico Hélia Correia's fascination with Greek culture and literature becomes once again manifest in Desmesura. Exercício com Medeia. In this 2006 play, not only does the author reinvent the main theme of Euripides's Medea, but she also seeks to recreate the rhythm of the dialogues and lyrical sections of the original Greek text. In this article, we attempt to highlight the strategies used by Hélia Correia to replicate the stichomythia, the antilabe, the caesurae and the syncopated of the iambic trimeter, a measure used in tragic dialogues, as well as the multiple cadence of the choral songs.La fascinación de Hélia Correia por la cultura y la literatura griegas se vuelve a manifestar en Desmesura. Exercício com Medeia. En esta pieza de 2006, la autora no sólo inventa de nuevo el tema central de la Medea de Eurípides, sino que también intenta recrear el ritmo de los diálogos y de las partes líricas del original griego. En este trabajo intentaremos poner en evidencia las estrategias usadas por Hélia para reproducir la esticomitia, la antilabé, las cesuras y el ritmo acompasado del trímetro yámbico, medida usada en los diálogos trágicos, tal como la cadencia variada de los cantos corales.La fascination dʹHélia Correia pour la culture et la littérature grecques se manifeste une fois de plus dans Démesure. Exercice avec Médée. Dans cette pièce de 2006, lʹauteur ne fait pas que réinventer le thème nucléaire de la Médée dʹEuripide, mais cherche aussi à recréer le rythme des dialogues et des parties lyriques de lʹoriginal grec. Dans cette étude, nous essaierons de dégager les stratégies utilisées par Hélia pour reproduire la stichomythie, lʹantilabe, les césures et le rythme compassé du trimètre iambique, mesure utilisée dans les dialogues tragiques, ainsi que la cadence variée des chants choraux.O fascínio de Hélia Correia pela cultura e literatura gregas manifesta‐se uma vez mais em Desmesura. Exercício com Medeia. Nesta peça de 2006, a autora não só reinventa o tema nuclear da Medeia de Eurípides como também procura recriar o ritmo dos diálogos e das partes líricas do original grego. Neste estudo, tentaremos pôr em evidência quer as estratégias usadas por Hélia para reproduzir a esticomitia, a antilabe, as cesuras e o ritmo compassado do trímetro iâmbico, medida usada nos diálogos trágicos, quer a cadência variada dos cantos corais.Universidade de Aveiro2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114Ágora. Estudos Clássicos em Debate; Núm. 12 (2010); 97-114Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114Ágora. Estudos Clássicos em Debate; n.º 12 (2010); 97-1142183-43340874-5498reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167/6631Morais, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T19:25:25Zoai:proa.ua.pt:article/10167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:03:19.572996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico |
title |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico |
spellingShingle |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico Morais, Carlos |
title_short |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico |
title_full |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico |
title_fullStr |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico |
title_full_unstemmed |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico |
title_sort |
Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico |
author |
Morais, Carlos |
author_facet |
Morais, Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Carlos |
description |
Hélia Correia's fascination with Greek culture and literature becomes once again manifest in Desmesura. Exercício com Medeia. In this 2006 play, not only does the author reinvent the main theme of Euripides's Medea, but she also seeks to recreate the rhythm of the dialogues and lyrical sections of the original Greek text. In this article, we attempt to highlight the strategies used by Hélia Correia to replicate the stichomythia, the antilabe, the caesurae and the syncopated of the iambic trimeter, a measure used in tragic dialogues, as well as the multiple cadence of the choral songs. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167 https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167 |
url |
https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167 https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167/6631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114 Ágora. Estudos Clássicos em Debate; Núm. 12 (2010); 97-114 Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114 Ágora. Estudos Clássicos em Debate; n.º 12 (2010); 97-114 2183-4334 0874-5498 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130497100546048 |