Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Carlos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167
Resumo:  Hélia Correia's fascination with Greek culture and literature becomes once again manifest in Desmesura. Exercício com Medeia. In this 2006 play, not only does the author reinvent the main theme of Euripides's Medea, but she also seeks to recreate the rhythm of the dialogues and lyrical sections of the original Greek text. In this article, we attempt to highlight the strategies used by Hélia Correia to replicate the stichomythia, the antilabe, the caesurae and the syncopated of the iambic trimeter, a measure used in tragic dialogues, as well as the multiple cadence of the choral songs.
id RCAP_c336367ab2a92617cdea6315982f45c6
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/10167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico Hélia Correia's fascination with Greek culture and literature becomes once again manifest in Desmesura. Exercício com Medeia. In this 2006 play, not only does the author reinvent the main theme of Euripides's Medea, but she also seeks to recreate the rhythm of the dialogues and lyrical sections of the original Greek text. In this article, we attempt to highlight the strategies used by Hélia Correia to replicate the stichomythia, the antilabe, the caesurae and the syncopated of the iambic trimeter, a measure used in tragic dialogues, as well as the multiple cadence of the choral songs.La fascinación de Hélia Correia por la cultura y la literatura griegas se vuelve a manifestar en Desmesura. Exercício com Medeia. En esta pieza de 2006, la autora no sólo inventa de nuevo el tema central de la Medea de Eurípides, sino que también intenta recrear el ritmo de los diálogos y de las partes líricas del original griego. En este trabajo intentaremos poner en evidencia las estrategias usadas por Hélia para reproducir la esticomitia, la antilabé, las cesuras y el ritmo acompasado del trímetro yámbico, medida usada en los diálogos trágicos, tal como la cadencia variada de los cantos corales.La fascination dʹHélia Correia pour la culture et la littérature grecques se manifeste une fois de plus dans Démesure. Exercice avec Médée. Dans cette pièce de 2006, lʹauteur ne fait pas que réinventer le thème nucléaire de la Médée dʹEuripide, mais cherche aussi à recréer le rythme des dialogues et des parties lyriques de lʹoriginal grec. Dans cette étude, nous essaierons de dégager les stratégies utilisées par Hélia pour reproduire la stichomythie, lʹantilabe, les césures et le rythme compassé du trimètre iambique, mesure utilisée dans les dialogues tragiques, ainsi que la cadence variée des chants choraux.O fascínio de Hélia Correia pela cultura e literatura gregas manifesta‐se uma vez mais em Desmesura. Exercício com Medeia. Nesta peça de 2006, a autora não só reinventa o tema nuclear da Medeia de Eurípides como também procura recriar o ritmo dos diálogos e das partes líricas do original grego. Neste estudo, tentaremos pôr em evidência quer as estratégias usadas por Hélia para reproduzir a esticomitia, a antilabe, as cesuras e o ritmo compassado do trímetro iâmbico, medida usada nos diálogos trágicos, quer a cadência variada dos cantos corais.Universidade de Aveiro2010-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114Ágora. Estudos Clássicos em Debate; Núm. 12 (2010); 97-114Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114Ágora. Estudos Clássicos em Debate; n.º 12 (2010); 97-1142183-43340874-5498reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167/6631Morais, Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-15T19:25:25Zoai:proa.ua.pt:article/10167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:03:19.572996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
title Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
spellingShingle Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
Morais, Carlos
title_short Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
title_full Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
title_fullStr Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
title_full_unstemmed Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
title_sort Mesura em Desmesura de Hélia Correia: exercício de recriação do ritmo clássico
author Morais, Carlos
author_facet Morais, Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Carlos
description  Hélia Correia's fascination with Greek culture and literature becomes once again manifest in Desmesura. Exercício com Medeia. In this 2006 play, not only does the author reinvent the main theme of Euripides's Medea, but she also seeks to recreate the rhythm of the dialogues and lyrical sections of the original Greek text. In this article, we attempt to highlight the strategies used by Hélia Correia to replicate the stichomythia, the antilabe, the caesurae and the syncopated of the iambic trimeter, a measure used in tragic dialogues, as well as the multiple cadence of the choral songs.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167
https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167
url https://doi.org/10.34624/agora.v0i12.10167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167
https://proa.ua.pt/index.php/agora/article/view/10167/6631
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114
Ágora. Estudos Clássicos em Debate; Núm. 12 (2010); 97-114
Ágora. Estudos Clássicos em Debate; No 12 (2010); 97-114
Ágora. Estudos Clássicos em Debate; n.º 12 (2010); 97-114
2183-4334
0874-5498
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130497100546048