Cuidar confortando : relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/8317 |
Resumo: | A elaboração do presente relatório pretende descrever e analisar o processo percorrido na aquisição e desenvolvimento de competências clínicas especializadas propostas pelo plano de estudos do curso, e que, estiveram na génese do projecto da Unidade Curricular Estágio. Deste resultou a realização de dois estágios: Módulo I - Serviço de Urgência Geral do Hospital de São Francisco Xavier, de 20/04/09 a 20/06/09, onde procurei desenvolver competências na área nuclear do enfermeiro especialista, considerando que a saúde e o bem-estar dos clientes são influenciadas pela competência demonstrada na acção dos enfermeiros. Em toda a prática clínica procurei proporcionar ao cliente e à família Cuidados de Conforto, nos seus diferentes tipos e contextos, de acordo com o defendido por Katharina Kolcaba na sua Teoria de Médio Alcance. Com o desenvolvimento de uma Relação de Ajuda com cliente e família em situação de doença aguda ou crónica agudizada pretendi proporcionar suporte psicológico e educação, contribuindo dessa forma, para os ganhos de saúde. Módulo III - Geriatria, que foi realizado no Serviço de Nefrologia do Hospital de Santa Cruz, no período compreendido entre 28/09/09 a 20/11/09, onde procurei desenvolver competências geriátricas focalizadas na área da Relação de Ajuda e da formação em contexto da prática clínica dos pares, centradas nas necessidades do idoso em situação de dependência e fragilidade perante a doença crónica e as limitações que esta pode envolver. Transversal a estes dois módulos esteve sempre a preocupação com a formação pessoal e profissional dos pares, na medida em que, a formação em serviço constitui uma importante estratégia na mudança efectiva de comportamentos e na aquisição de competências. Para a elaboração deste relatório recorri à metodologia descritiva e analítica, em que as estratégias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a elaboração de um portfólio reflexivo. A sustentar todo este percurso esteve a reflexão constante na e sobre a prática clínica de cuidados. No final desta etapa considero que evolui de forma progressiva e constante na aquisição de competências especializadas exigidas para atribuição do Título de Enfermeiro Especialista. |
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Cuidar confortando : relatório de estágioA elaboração do presente relatório pretende descrever e analisar o processo percorrido na aquisição e desenvolvimento de competências clínicas especializadas propostas pelo plano de estudos do curso, e que, estiveram na génese do projecto da Unidade Curricular Estágio. Deste resultou a realização de dois estágios: Módulo I - Serviço de Urgência Geral do Hospital de São Francisco Xavier, de 20/04/09 a 20/06/09, onde procurei desenvolver competências na área nuclear do enfermeiro especialista, considerando que a saúde e o bem-estar dos clientes são influenciadas pela competência demonstrada na acção dos enfermeiros. Em toda a prática clínica procurei proporcionar ao cliente e à família Cuidados de Conforto, nos seus diferentes tipos e contextos, de acordo com o defendido por Katharina Kolcaba na sua Teoria de Médio Alcance. Com o desenvolvimento de uma Relação de Ajuda com cliente e família em situação de doença aguda ou crónica agudizada pretendi proporcionar suporte psicológico e educação, contribuindo dessa forma, para os ganhos de saúde. Módulo III - Geriatria, que foi realizado no Serviço de Nefrologia do Hospital de Santa Cruz, no período compreendido entre 28/09/09 a 20/11/09, onde procurei desenvolver competências geriátricas focalizadas na área da Relação de Ajuda e da formação em contexto da prática clínica dos pares, centradas nas necessidades do idoso em situação de dependência e fragilidade perante a doença crónica e as limitações que esta pode envolver. Transversal a estes dois módulos esteve sempre a preocupação com a formação pessoal e profissional dos pares, na medida em que, a formação em serviço constitui uma importante estratégia na mudança efectiva de comportamentos e na aquisição de competências. Para a elaboração deste relatório recorri à metodologia descritiva e analítica, em que as estratégias utilizadas foram a pesquisa bibliográfica e a elaboração de um portfólio reflexivo. A sustentar todo este percurso esteve a reflexão constante na e sobre a prática clínica de cuidados. No final desta etapa considero que evolui de forma progressiva e constante na aquisição de competências especializadas exigidas para atribuição do Título de Enfermeiro Especialista.To describe and analyse the journey of acquisition and development of clinical specialized competences, that are part of the course study planning, are the present report goals which were in the genesis of the Stage Curricular Unity. From these result two stages: Set I – Hospital of São Francisco Xavier General Emergency Service, between 20/04/09 and 20/06/09, where I tried to develop competences in specialized nurse nuclear area considering that the clients health and well-being are influenced by observed nurses actions. Accordingly with Half Range Theory of Katharina Kolcaba, during all clinical practice, I tried to offer Confort Care to the patient and family in different ways and contexts. I think that the nurse is able to support the client and families needs in acute or acute chronic illness through worry and sensibility. Through developing a Helping Relationship I intend to provide education and psychological support giving some contributions in improving health. Set III – Geriatric that was done in Hospital of Santa Cruz Nephrology Service between 28/09/09 and 20/11/09. Here I tried to develop geriatric competences centred in Help Relation area and in the peers clinical practice learning context, centred on the needs of fragile and dependent elderly as a result of chronic illness and its limitations that might be involved. During these two sets it was always present in my thinking my personal and professional peers development. An important strategy in effective behaviour changing and also in skills acquisition is learning in duty and that’s because skills are dynamic and changeable and can be acquired and improved all along active life. In this report I used analytical and descriptive methodology and as a strategy I did bibliography research and organized a portfolio. Supporting all this journey was a non stop reflection about practice clinical care. At the end of this journey I think I grew up in a constant and progressive manner in specialized competences achievement requested in the Specialized Nurse Title.Sousa, Patrícia PontíficeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPegado, Cristina Paula Ramalho de Sena Martins d’ Oliveira2012-04-26T09:03:31Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/8317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-25T01:37:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/8317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:07:49.228436Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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