A problemática do vazio e do sofrimento na perspetiva do filósofo Nāgārjuna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/38513 |
Resumo: | O propósito do nosso trabalho visa analisar os temas do vazio e do sofrimento, dois temas de suma importância na sociedade atual, sob o olhar de um dos maiores pensadores da história da filosofia asiática Nāgārjuna. O caminho proposto passará pelo entendimento aprofundado dos seus significados, recorrendo à mediação das duas verdades, a convencional, ou relativa e a última, ou absoluta. Através destas, compreenderemos que os fenómenos não possuem substância nem natureza intrínseca, mas o que os caracteriza é a sua essencial vacuidade – um princípio que, consequentemente, contribui para a cessação do ciclo do sofrimento. De seguida, estabeleceremos as articulações entre o vazio e o sofrimento manifestadas na correta compreensão da natureza da realidade. Por fim, indagaremos a aplicabilidade e utilidade destes ensinamentos budistas no contexto atual, marcado pela omnipresente experiência do sofrimento humano, animal e ambiental à escala planetária e que elimina do nosso quotidiano a partilha de determinados sentimentos, tais como o amor, a fraternidade, a benevolência e a compaixão. A reflexão sobre estes dois temas de Nāgārjuna, transversais à história da humanidade, põe em evidência a convergência de pensamento entre religiões distintas, como o budismo e o cristianismo, ambas valorizando a experiência espiritual, meta-racional e meta-concetual, convertida no profundo silêncio, como o verdadeiro apaziguamento da mente. |
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A problemática do vazio e do sofrimento na perspetiva do filósofo NāgārjunaVazioSofrimentoCoprodução condicionadaVerdade relativaVerdade últimaNobre caminho óctuploPāramitāsVoidSufferingConditioned co-productionRelative truthUltimate truthNoble path eightfoldDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO propósito do nosso trabalho visa analisar os temas do vazio e do sofrimento, dois temas de suma importância na sociedade atual, sob o olhar de um dos maiores pensadores da história da filosofia asiática Nāgārjuna. O caminho proposto passará pelo entendimento aprofundado dos seus significados, recorrendo à mediação das duas verdades, a convencional, ou relativa e a última, ou absoluta. Através destas, compreenderemos que os fenómenos não possuem substância nem natureza intrínseca, mas o que os caracteriza é a sua essencial vacuidade – um princípio que, consequentemente, contribui para a cessação do ciclo do sofrimento. De seguida, estabeleceremos as articulações entre o vazio e o sofrimento manifestadas na correta compreensão da natureza da realidade. Por fim, indagaremos a aplicabilidade e utilidade destes ensinamentos budistas no contexto atual, marcado pela omnipresente experiência do sofrimento humano, animal e ambiental à escala planetária e que elimina do nosso quotidiano a partilha de determinados sentimentos, tais como o amor, a fraternidade, a benevolência e a compaixão. A reflexão sobre estes dois temas de Nāgārjuna, transversais à história da humanidade, põe em evidência a convergência de pensamento entre religiões distintas, como o budismo e o cristianismo, ambas valorizando a experiência espiritual, meta-racional e meta-concetual, convertida no profundo silêncio, como o verdadeiro apaziguamento da mente.The purpose of our work aims to analyze the themes of emptiness and suffering, two themes of paramount importance in today's society, under the gaze of one of the greatest thinkers in the history of Asian philosophy Nāgārjuna. The proposed path will pass through an in-depth understanding of its meanings, using the mediation of the two truths, the conventional, or relative and the last, or absolute. Through these, we will understand that phenomena have no intrinsic substance or nature, but what characterizes them is their essential voidness – a principle that consequently contributes to the cessation of the cycle of suffering. Next, we will establish the articulations between emptiness and suffering manifested in the correct understanding of the nature of reality. Finally, we will ask the applicability and usefulness of these Buddhist teachings in the current context, marked by the ubiquitous experience of human, animal and environmental suffering on a planetary scale and which eliminates from our daily lives the sharing of certain feelings, such as love, fraternity, benevolence and compassion. The reflection on these two themes of Nāgārjuna, transversal to the history of humanity, highlights the convergence of thought between distinct religions, such as Buddhism and Christianity, both valuing spiritual, meta-rational and meta-conceptual experience, converted into deep silence, as the true appeasement of the mind.Morais, Carlos António Saraiva BizarroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaTeixeira, Alexandra Cristina Moreira2022-08-04T10:07:50Z2022-07-272022-052022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38513TID:203045106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:27.163523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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