Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, José Bernardino
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1842
Resumo: Parte-se de um confronto entre as orientações curriculares recentes sobre desenvolvimento de competências e a análise dessa problemática por diferentes autores. Conclui-se que o que está em causa para a actual escola e, por conseguinte, também para os manuais, é o desenvolvimento de atividades onde os alunos possam fazer mais do que limitar-se a receber informação sobre factos, isto é, que sejam chamados a agir e a construir o seu conhecimento, a um nível mais exigente, o da descoberta ou criatividade. Em suma, a mobilização dos conhecimentos prévios, o confronto desses conhecimentos com novas solicitações e a sua reconstrução surgem como resultado do desafio lançado por situações problemáticas. Evocam-se depois trabalhos de um projeto sobre análise de manuais em que se constata que, nos manuais analisados, apesar dos propósitos enunciados de uma abordagem por desenvolvimento de competências, as atividades propostas aos estudantes se limitam, em geral, a propor uma repetição da informação contida nas páginas anteriores, a formular relações entre dois fenómenos já descritos ou conceitos apresentados(nos casos menos simples) ou a sugerir experiências cujo resultado é facilmente induzido. Na parte final, o artigo exemplifica com atividades problemáticas desafiadoras da curiosidade. Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.
id RCAP_c3550cfed61af2005164e28e3fb73f81
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saberEDUCAÇÃODESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIASMOTIVAÇÃOMANUAIS ESCOLARESAPRENDIZAGEMEDUCATIONMOTIVATIONSKILLS DEVELOPMENTTEXTBOOKSLEARNINGParte-se de um confronto entre as orientações curriculares recentes sobre desenvolvimento de competências e a análise dessa problemática por diferentes autores. Conclui-se que o que está em causa para a actual escola e, por conseguinte, também para os manuais, é o desenvolvimento de atividades onde os alunos possam fazer mais do que limitar-se a receber informação sobre factos, isto é, que sejam chamados a agir e a construir o seu conhecimento, a um nível mais exigente, o da descoberta ou criatividade. Em suma, a mobilização dos conhecimentos prévios, o confronto desses conhecimentos com novas solicitações e a sua reconstrução surgem como resultado do desafio lançado por situações problemáticas. Evocam-se depois trabalhos de um projeto sobre análise de manuais em que se constata que, nos manuais analisados, apesar dos propósitos enunciados de uma abordagem por desenvolvimento de competências, as atividades propostas aos estudantes se limitam, em geral, a propor uma repetição da informação contida nas páginas anteriores, a formular relações entre dois fenómenos já descritos ou conceitos apresentados(nos casos menos simples) ou a sugerir experiências cujo resultado é facilmente induzido. Na parte final, o artigo exemplifica com atividades problemáticas desafiadoras da curiosidade. Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.This article starts with a confrontation between the recent curriculum guidelines on developing skills in problematic situations and the analysis of this problem by various authors. It follows that what is at stake for the current school and therefore also to the manuals, is to develop activities where students can do more than confine themselves to receive information about events, i.e., they are called to act and build their knowledge, at a more demanding point, the discovery or creativity. In short, the mobilization of prior knowledge, the confrontation with new applications of this knowledge and its reconstruction arises as a result of the challenge of problematic situations. It is recalled after the project of a team on analysis of textbooks in which it is realized that, in the textbooks examined, despite the goals set out on an approach to skills development, the proposed activities to students are limited in general to propositions of repetition of information contained in the preceding pages, to formulate relations between two previously described phenomena or concepts presented (in less simple cases) or to suggest experiments whose outcome is easily induced. In the end, the article exemplifies some activities with challenging issues of curiosity.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-15T20:43:23Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1842por1646-401XDuarte, José Bernardinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-08T01:31:42Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:21.221186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
title Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
spellingShingle Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
Duarte, José Bernardino
EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
MOTIVAÇÃO
MANUAIS ESCOLARES
APRENDIZAGEM
EDUCATION
MOTIVATION
SKILLS DEVELOPMENT
TEXTBOOKS
LEARNING
title_short Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
title_full Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
title_fullStr Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
title_full_unstemmed Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
title_sort Manual escolar : companheiro do jovem na aquisição de competências e na curiosidade pelo saber
author Duarte, José Bernardino
author_facet Duarte, José Bernardino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, José Bernardino
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
MOTIVAÇÃO
MANUAIS ESCOLARES
APRENDIZAGEM
EDUCATION
MOTIVATION
SKILLS DEVELOPMENT
TEXTBOOKS
LEARNING
topic EDUCAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS
MOTIVAÇÃO
MANUAIS ESCOLARES
APRENDIZAGEM
EDUCATION
MOTIVATION
SKILLS DEVELOPMENT
TEXTBOOKS
LEARNING
description Parte-se de um confronto entre as orientações curriculares recentes sobre desenvolvimento de competências e a análise dessa problemática por diferentes autores. Conclui-se que o que está em causa para a actual escola e, por conseguinte, também para os manuais, é o desenvolvimento de atividades onde os alunos possam fazer mais do que limitar-se a receber informação sobre factos, isto é, que sejam chamados a agir e a construir o seu conhecimento, a um nível mais exigente, o da descoberta ou criatividade. Em suma, a mobilização dos conhecimentos prévios, o confronto desses conhecimentos com novas solicitações e a sua reconstrução surgem como resultado do desafio lançado por situações problemáticas. Evocam-se depois trabalhos de um projeto sobre análise de manuais em que se constata que, nos manuais analisados, apesar dos propósitos enunciados de uma abordagem por desenvolvimento de competências, as atividades propostas aos estudantes se limitam, em geral, a propor uma repetição da informação contida nas páginas anteriores, a formular relações entre dois fenómenos já descritos ou conceitos apresentados(nos casos menos simples) ou a sugerir experiências cujo resultado é facilmente induzido. Na parte final, o artigo exemplifica com atividades problemáticas desafiadoras da curiosidade. Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações) para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2012-03-15T20:43:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1842
url http://hdl.handle.net/10437/1842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133616424353792