Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, António
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferreira, Rosa Antónia Tomás, Menezes, Luís, Martinho, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50936
Resumo: Este artigo procura responder ao desafio de pensar a comunicação que tem lugar na aula de Matemática. Contrariamos a visão simplista da comunicação como instrumento de transferência de conhecimento (do professor para os alunos) para assumirmos a comunicação como processo de interação, no qual o conhecimento matemático é socialmente construído. Esta visão da comunicação na aula de Matemática representa uma aproximação aos processos de produção e comunicação de conhecimento matemático que têm lugar no campo científico e no agir diário das comunidades humanas (quando lidam com ideias matemáticas). Para que isso ocorra, são exigidas mudanças no ensino, particularmente no papel do professor e no dos alunos. O ensino exploratório da Matemática é apresentado como um meio privilegiado do professor, apoiado num conjunto de ações comunicativas fundamentais, criar ambientes de aprendizagem produtivos, que, envolvendo o trabalho com tarefas matemáticas desafiantes, a sua resolução e discussão, culminam na institucionalização de conhecimento matemático.
id RCAP_c35a4384ded5c48496287094928e83ac
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50936
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemáticaClassroom communication: the perspective of inquiry-based mathematics teachingComunicação na sala de aula de matemáticaEnsino exploratório da matemáticaAções comunicativas do professorCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo procura responder ao desafio de pensar a comunicação que tem lugar na aula de Matemática. Contrariamos a visão simplista da comunicação como instrumento de transferência de conhecimento (do professor para os alunos) para assumirmos a comunicação como processo de interação, no qual o conhecimento matemático é socialmente construído. Esta visão da comunicação na aula de Matemática representa uma aproximação aos processos de produção e comunicação de conhecimento matemático que têm lugar no campo científico e no agir diário das comunidades humanas (quando lidam com ideias matemáticas). Para que isso ocorra, são exigidas mudanças no ensino, particularmente no papel do professor e no dos alunos. O ensino exploratório da Matemática é apresentado como um meio privilegiado do professor, apoiado num conjunto de ações comunicativas fundamentais, criar ambientes de aprendizagem produtivos, que, envolvendo o trabalho com tarefas matemáticas desafiantes, a sua resolução e discussão, culminam na institucionalização de conhecimento matemático.This paper aims at answering to the challenge of thinking about the communication that occurs in the mathematics classroom. We disagree with the simplistic view of communication as a tool for knowledge transfer (from teacher to students); instead, we assume communication as a process of interaction, in which mathematical knowledge is socially constructed. Such a vision of communication in the mathematics classroom resonates with the processes of production and communication of mathematical knowledge that take place in the scientific field and the human community’s daily acting (when using mathematical ideas). Thus, changes are needed in mathematics teaching, particularly regarding the teacher’s and the students’ roles. Inquiry-based mathematics teaching is appointed as a privileged way to, supported by a set of fundamental communicative actions, create productive learning environments, which involve students’ work in challenging mathematical tasks, solving them and discussing the approaches taken, and culminate in the institutionalization of mathematical knowledge.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoGuerreiro, AntónioFerreira, Rosa Antónia TomásMenezes, LuísMartinho, Maria Helena20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50936porGuerreiro, A., Tomás Ferreira, R. A., Menezes, L., & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké, 23(2), 279-295.2176-174410.20396/zet.v23i44.8646539https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646539info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:54.004777Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
Classroom communication: the perspective of inquiry-based mathematics teaching
title Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
spellingShingle Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
Guerreiro, António
Comunicação na sala de aula de matemática
Ensino exploratório da matemática
Ações comunicativas do professor
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
title_full Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
title_fullStr Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
title_full_unstemmed Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
title_sort Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática
author Guerreiro, António
author_facet Guerreiro, António
Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Menezes, Luís
Martinho, Maria Helena
author_role author
author2 Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Menezes, Luís
Martinho, Maria Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, António
Ferreira, Rosa Antónia Tomás
Menezes, Luís
Martinho, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação na sala de aula de matemática
Ensino exploratório da matemática
Ações comunicativas do professor
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação na sala de aula de matemática
Ensino exploratório da matemática
Ações comunicativas do professor
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo procura responder ao desafio de pensar a comunicação que tem lugar na aula de Matemática. Contrariamos a visão simplista da comunicação como instrumento de transferência de conhecimento (do professor para os alunos) para assumirmos a comunicação como processo de interação, no qual o conhecimento matemático é socialmente construído. Esta visão da comunicação na aula de Matemática representa uma aproximação aos processos de produção e comunicação de conhecimento matemático que têm lugar no campo científico e no agir diário das comunidades humanas (quando lidam com ideias matemáticas). Para que isso ocorra, são exigidas mudanças no ensino, particularmente no papel do professor e no dos alunos. O ensino exploratório da Matemática é apresentado como um meio privilegiado do professor, apoiado num conjunto de ações comunicativas fundamentais, criar ambientes de aprendizagem produtivos, que, envolvendo o trabalho com tarefas matemáticas desafiantes, a sua resolução e discussão, culminam na institucionalização de conhecimento matemático.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50936
url http://hdl.handle.net/1822/50936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guerreiro, A., Tomás Ferreira, R. A., Menezes, L., & Martinho, M. H. (2015). Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetiké, 23(2), 279-295.
2176-1744
10.20396/zet.v23i44.8646539
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132225588953088