Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ana Rita Costa Correia Vicente
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5957
Resumo: A presente investigação teve como objetivo avaliar, em contexto escolar, a aprendizagem de conceitos relativos à Absorção e Emissão de Radiação, subunidade integrada na unidade didática Do Sol ao Aquecimento, constante do programa do ensino secundário, na disciplina de Física e Química A. O estudo foi realizado na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, onde participaram duas turmas do 10º ano de escolaridade escolhidas por conveniência. Usou-se como metodologia a aplicação de um teste de associação de palavras antes e depois da intervenção pedagógica com os alunos. A intervenção consistiu de uma atividade laboratorial do tipo investigativo para uma das turmas e seguindo os moldes tradicionais na outra. A atividade do tipo investigativo consistiu na elaboração de um protocolo experimental para posterior desenvolvimento da atividade laboratorial correspondente. Foram também usados como instrumentos de recolha de informação, das aprendizagens efetuadas pelos alunos, os respetivos cadernos de laboratório e os relatórios. Os dados recolhidos permitiram avaliar o desenvolvimento dos quadros conceptuais dos alunos no decorrer do processo Ensino-Aprendizagem. Os resultados obtidos, com os instrumentos de avaliação usados, permitiram concluir que ambas as turmas evoluiram positivamente, no entanto, na turma onde se efetuou a intervenção pedagógica verificou-se que a evolução foi mais acentuada. Um questionário de opinião aplicado no final do processo permitiu admitir que o trabalho laboratorial desempenhou um papel motivador e de relevante interesse para o desenvolvimento das aprendizagens de ambos os grupos. Os alunos da turma experimental manisfestaram uma opinião claramente favorável à metodologia proposta. Apesar das limitações, este estudo pode servir como ponto de partida para uma reflexão sobre o modo como as atividades laboratoriais são implementadas no ensino da Física e da Química e de que forma contribuem para o envolvimento dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.
id RCAP_c370166fa5c58961562844dc43294f22
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5957
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratórioMESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃOENSINO SECUNDÁRIOENSINO DA FÍSICAENSINO DA QUÍMICATÉCNICAS DE LABORATÓRIOTESTESENERGIAABSORÇÃOESTUDOS DE CASOEDUCATIONSECONDARY EDUCATIONPHYSICS EDUCATIONCHEMISTRY EDUCATIONLABORATORY TECHNIQUESTESTSENERGYABSORPTIONCASE STUDIESA presente investigação teve como objetivo avaliar, em contexto escolar, a aprendizagem de conceitos relativos à Absorção e Emissão de Radiação, subunidade integrada na unidade didática Do Sol ao Aquecimento, constante do programa do ensino secundário, na disciplina de Física e Química A. O estudo foi realizado na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, onde participaram duas turmas do 10º ano de escolaridade escolhidas por conveniência. Usou-se como metodologia a aplicação de um teste de associação de palavras antes e depois da intervenção pedagógica com os alunos. A intervenção consistiu de uma atividade laboratorial do tipo investigativo para uma das turmas e seguindo os moldes tradicionais na outra. A atividade do tipo investigativo consistiu na elaboração de um protocolo experimental para posterior desenvolvimento da atividade laboratorial correspondente. Foram também usados como instrumentos de recolha de informação, das aprendizagens efetuadas pelos alunos, os respetivos cadernos de laboratório e os relatórios. Os dados recolhidos permitiram avaliar o desenvolvimento dos quadros conceptuais dos alunos no decorrer do processo Ensino-Aprendizagem. Os resultados obtidos, com os instrumentos de avaliação usados, permitiram concluir que ambas as turmas evoluiram positivamente, no entanto, na turma onde se efetuou a intervenção pedagógica verificou-se que a evolução foi mais acentuada. Um questionário de opinião aplicado no final do processo permitiu admitir que o trabalho laboratorial desempenhou um papel motivador e de relevante interesse para o desenvolvimento das aprendizagens de ambos os grupos. Os alunos da turma experimental manisfestaram uma opinião claramente favorável à metodologia proposta. Apesar das limitações, este estudo pode servir como ponto de partida para uma reflexão sobre o modo como as atividades laboratoriais são implementadas no ensino da Física e da Química e de que forma contribuem para o envolvimento dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.The objective of this research study was to evaluate, in school context, the learning of the concepts related to the Absorption and Emission of Radiation , a teaching module integrated in the teaching unit called From the Sun to the Heating, part of the secondary school curriculum of the Physics and Chemistry A course. The research study was undertaken in the Secondary School Eça de Queirós, in Lisbon, with the participation of two 10th grade classes, chosen as convenient. The methodology used was based on the application of a word association test before and after the pedagogic intervention with students. This intervention was an investigative laboratory activity carried out in one of the classes and a traditional laboratory activity in the other class. The investigative activity consisted in the elaboration, by the students, of a protocol to be used as the base of the corresponding laboratory activity. Students’ laboratory books and reports of the activity were also used as instruments for information collection about their learning of the topic. The data obtained allowed to evaluate the development of students, conceptual frameworks during the Teaching-Learning process. The results obtained with the evaluation instruments used allowed to conclude that both classes had a positive evolution, but with a greater evolution in the class where the pedagogic intervention had occurred.An opinion questionnaire used at the end of the process suggests that laboratory work plaid a motivating and interesting role for the learning development of both groups. The students of the experimental class showed an opinion clearly in favour of the methodology proposed. In spite of its limitations, this study may be used as a starting point for a reflection on the way laboratory activities are implemented in the teaching of Physics and Chemistry and how they contribute to students’ involvement in the construction of their own knowledge.2015-01-29T15:11:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5957TID:201288940porMoreira, Ana Rita Costa Correia Vicenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:08:34Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5957Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:44.322584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
title Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
spellingShingle Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
Moreira, Ana Rita Costa Correia Vicente
MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO SECUNDÁRIO
ENSINO DA FÍSICA
ENSINO DA QUÍMICA
TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
TESTES
ENERGIA
ABSORÇÃO
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
PHYSICS EDUCATION
CHEMISTRY EDUCATION
LABORATORY TECHNIQUES
TESTS
ENERGY
ABSORPTION
CASE STUDIES
title_short Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
title_full Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
title_fullStr Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
title_sort Atividade laboratorial no ensino das ciências : um estudo exploratório
author Moreira, Ana Rita Costa Correia Vicente
author_facet Moreira, Ana Rita Costa Correia Vicente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ana Rita Costa Correia Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO SECUNDÁRIO
ENSINO DA FÍSICA
ENSINO DA QUÍMICA
TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
TESTES
ENERGIA
ABSORÇÃO
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
PHYSICS EDUCATION
CHEMISTRY EDUCATION
LABORATORY TECHNIQUES
TESTS
ENERGY
ABSORPTION
CASE STUDIES
topic MESTRADO EM ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
EDUCAÇÃO
ENSINO SECUNDÁRIO
ENSINO DA FÍSICA
ENSINO DA QUÍMICA
TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
TESTES
ENERGIA
ABSORÇÃO
ESTUDOS DE CASO
EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
PHYSICS EDUCATION
CHEMISTRY EDUCATION
LABORATORY TECHNIQUES
TESTS
ENERGY
ABSORPTION
CASE STUDIES
description A presente investigação teve como objetivo avaliar, em contexto escolar, a aprendizagem de conceitos relativos à Absorção e Emissão de Radiação, subunidade integrada na unidade didática Do Sol ao Aquecimento, constante do programa do ensino secundário, na disciplina de Física e Química A. O estudo foi realizado na Escola Secundária Eça de Queirós, em Lisboa, onde participaram duas turmas do 10º ano de escolaridade escolhidas por conveniência. Usou-se como metodologia a aplicação de um teste de associação de palavras antes e depois da intervenção pedagógica com os alunos. A intervenção consistiu de uma atividade laboratorial do tipo investigativo para uma das turmas e seguindo os moldes tradicionais na outra. A atividade do tipo investigativo consistiu na elaboração de um protocolo experimental para posterior desenvolvimento da atividade laboratorial correspondente. Foram também usados como instrumentos de recolha de informação, das aprendizagens efetuadas pelos alunos, os respetivos cadernos de laboratório e os relatórios. Os dados recolhidos permitiram avaliar o desenvolvimento dos quadros conceptuais dos alunos no decorrer do processo Ensino-Aprendizagem. Os resultados obtidos, com os instrumentos de avaliação usados, permitiram concluir que ambas as turmas evoluiram positivamente, no entanto, na turma onde se efetuou a intervenção pedagógica verificou-se que a evolução foi mais acentuada. Um questionário de opinião aplicado no final do processo permitiu admitir que o trabalho laboratorial desempenhou um papel motivador e de relevante interesse para o desenvolvimento das aprendizagens de ambos os grupos. Os alunos da turma experimental manisfestaram uma opinião claramente favorável à metodologia proposta. Apesar das limitações, este estudo pode servir como ponto de partida para uma reflexão sobre o modo como as atividades laboratoriais são implementadas no ensino da Física e da Química e de que forma contribuem para o envolvimento dos alunos na construção do seu próprio conhecimento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-01-29T15:11:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5957
TID:201288940
url http://hdl.handle.net/10437/5957
identifier_str_mv TID:201288940
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131254335995904